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Como desenhar grids no Pygame para a criação de jogos como Jogo da Velha, Damas, Xadrez, Campo Minado e Sudoku

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Nesta dica mostrarei um código Pygame completo contendo a base inicial para a crição de jogos de tabuleiro, ou seja, jogos baseados em grades, tais como Jogo da Velha, Damas, Xadrez, Campo Minado e Sudoku.

Embora baseado em códigos encontrados em livros de jogos em Python, o código que apresento está todo em português, com as variáveis em português e cheio de comentários. Basta mexer em algumas variáveis de configuração e você conseguirá montar o tabuleiro que você deseja e, o melhor, detectar eventos em cada uma das células da grade.

Veja, por exemplo, uma grade para o Jogo da Velha:



Note que a célula está colorida de azul. Se clicarmos nela novamente, a cor volta ao branco. Se clicar novamente ela fica azul mais uma vez. O mesmo acontece com todas as células da grade.

Veja o código completo para este mini-projeto em Pygame e Python:

# vamos importar a biblioteca Pygame
import pygame, sys

# vamos definir as variáveis de configuração
preto = (0, 0, 0)
branco = (255, 255, 255)
azul = (0, 0, 255)

# define a quantidade de linhas e colunas
QUANT_LINHAS = 3
QUANT_COLUNAS = 3

# altura, largura e margem entre as celúlas
LARGURA = 100
ALTURA = 100
MARGEM = 1

# tamanho da janela
ALTURA_JANELA = 303
LARGURA_JANELA = 303

# matriz que representa o grid, ou seja, a grade da janela
grade = []

# método principal
def main():
  # monta as linhas e colunas da matriz
  for linha in range(QUANT_LINHAS):
    grade.append([])
    for coluna in range(QUANT_COLUNAS):
      grade[linha].append(0) 
  
  #grid[1][5] = 1

  # inicializa a biblioteca
  pygame.init()
  # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
  janela = pygame.display.set_mode((ALTURA_JANELA, LARGURA_JANELA))
  # vamos definir o título da janela do jogo
  pygame.display.set_caption("Como desenhar um grid no Pygame")  
  
  # quantidade de frames por segundo
  FPS = 30
  # construímos o timer
  timer = pygame.time.Clock()

  # e aqui nós entramos no loop do game
  while True:
    # monitoramos os eventos
    for evento in pygame.event.get(): 
      # se o evento foi um pedido para sair
      if evento.type == pygame.QUIT:
        # fechamos a tela do jogo 
        pygame.quit()
        # e saimos do programa
        sys.exit()

      # o evento é o click do mouse? 
      elif evento.type == pygame.MOUSEBUTTONDOWN:
        # obtém a posição do clique do mouse
        pos = pygame.mouse.get_pos()
        # agora convertemos a posição do mouse para linha e coluna na grade


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