Você está aqui: Python ::: Pygame ::: Aplicações com código fonte completo

Como desenhar grids no Pygame para a criação de jogos como Jogo da Velha, Damas, Xadrez, Campo Minado e Sudoku

Quantidade de visualizações: 1373 vezes
Nesta dica mostrarei um código Pygame completo contendo a base inicial para a crição de jogos de tabuleiro, ou seja, jogos baseados em grades, tais como Jogo da Velha, Damas, Xadrez, Campo Minado e Sudoku.

Embora baseado em códigos encontrados em livros de jogos em Python, o código que apresento está todo em português, com as variáveis em português e cheio de comentários. Basta mexer em algumas variáveis de configuração e você conseguirá montar o tabuleiro que você deseja e, o melhor, detectar eventos em cada uma das células da grade.

Veja, por exemplo, uma grade para o Jogo da Velha:



Note que a célula está colorida de azul. Se clicarmos nela novamente, a cor volta ao branco. Se clicar novamente ela fica azul mais uma vez. O mesmo acontece com todas as células da grade.

Veja o código completo para este mini-projeto em Pygame e Python:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# vamos importar a biblioteca Pygame
import pygame, sys

# vamos definir as variáveis de configuração
preto = (0, 0, 0)
branco = (255, 255, 255)
azul = (0, 0, 255)

# define a quantidade de linhas e colunas
QUANT_LINHAS = 3
QUANT_COLUNAS = 3

# altura, largura e margem entre as celúlas
LARGURA = 100
ALTURA = 100
MARGEM = 1

# tamanho da janela
ALTURA_JANELA = 303
LARGURA_JANELA = 303

# matriz que representa o grid, ou seja, a grade da janela
grade = []

# método principal
def main():
  # monta as linhas e colunas da matriz
  for linha in range(QUANT_LINHAS):
    grade.append([])
    for coluna in range(QUANT_COLUNAS):
      grade[linha].append(0) 
  
  #grid[1][5] = 1

  # inicializa a biblioteca
  pygame.init()
  # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
  janela = pygame.display.set_mode((ALTURA_JANELA, LARGURA_JANELA))
  # vamos definir o título da janela do jogo
  pygame.display.set_caption("Como desenhar um grid no Pygame")  
  
  # quantidade de frames por segundo
  FPS = 30
  # construímos o timer
  timer = pygame.time.Clock()

  # e aqui nós entramos no loop do game
  while True:
    # monitoramos os eventos
    for evento in pygame.event.get(): 
      # se o evento foi um pedido para sair
      if evento.type == pygame.QUIT:
        # fechamos a tela do jogo 
        pygame.quit()
        # e saimos do programa
        sys.exit()

      # o evento é o click do mouse? 
      elif evento.type == pygame.MOUSEBUTTONDOWN:
        # obtém a posição do clique do mouse
        pos = pygame.mouse.get_pos()
        # agora convertemos a posição do mouse para linha e coluna na grade
        coluna = pos[0] // (LARGURA + MARGEM)
        linha = pos[1] // (ALTURA + MARGEM)
         
        # esta célula está marcada?
        if grade[linha][coluna] == 1:
          grade[linha][coluna] = 0
        else:  
          # vamos marcar essa célula para receber uma sinalização
          grade[linha][coluna] = 1
        
        print("Evento Clique ", pos, "Coordenadas na Grade: ", linha, coluna)
    
    # pinta a janela de preto
    janela.fill(preto)
    # desenhamos o grid na janela
    for linha in range(QUANT_LINHAS):
      for coluna in range(QUANT_COLUNAS):
        cor = branco
        # houve pedido para pintar essa janela?
        if grade[linha][coluna] == 1:
          cor = azul
        
        # vamos desenhar o retângulo referente a esta célula
        pygame.draw.rect(janela, cor, [(MARGEM + LARGURA) * coluna + MARGEM,
          (MARGEM + ALTURA) * linha + MARGEM, LARGURA, ALTURA])
    
    # dispara o timer
    timer.tick(FPS)
    # atualiza a janela
    pygame.display.flip()

if __name__== "__main__":
  main()


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o comprimento da hipotenusa em Python dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente

Quantidade de visualizações: 1565 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem Python para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código Python. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# vamos importar o módulo Math
import math as math

def main():
  a = 20 # medida do cateto oposto
  b = 30 # medida do cateto adjascente
  
  # agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa
  c = math.sqrt(math.pow(a, 2) + math.pow(b, 2))
 
  # e mostramos o resultado
  print("O comprimento da hipotenusa é: %f" % c)
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O comprimento da hipotenusa é: 36.055513

Como podemos ver, o resultado retornado com o código Python confere com os valores da imagem apresentada.


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como criar arrays (vetores e matrizes) usando o objeto ndarray da biblioteca Numpy do Python

Quantidade de visualizações: 3034 vezes
O objeto ndarray é a parte mais importante da biblioteca Numpy do Python. É por meio dele que criamos vetores e matrizes. Quando falamos vetores, estamos nos referindo às matrizes de apenas uma dimensão, ou seja, uma linha e várias colunas.

A forma mais comum de se criar arrays na Numpy é usando funções presentes na biblioteca. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos usar o método arange() para construir um
  # vetor de 10 elementos, começando de 0 até 9
  vetor = np.arange(10)

  # vamos mostrar o vetor gerado  
  print(vetor)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

[0 1 2 3 4 5 6 7 8 9]

Depois que criamos o vetor, seus elementos individuais podem ser acessados usando-se o nome da variável usada para representar todo o valor e o índice do elemento que queremos acessar (começando em 0). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos usar o método arange() para construir um vetor de
  # 10 elementos, começando de 0 até 9
  vetor = np.arange(10)

  # vamos mostrar o vetor inteiro  
  print("Vetor gerado: ", vetor)

  # vamos mostrar o valor do terceiro elemento
  print("Terceiro elemento: ", vetor[2])

if __name__== "__main__":
  main()

Este código produzirá o seguinte resultado:

Vetor gerado: [0 1 2 3 4 5 6 7 8 9]
Terceiro elemento: 2

Uma outra forma de criarmos vetores usando a Numpy, é fornecendo os elementos do vetor como uma list. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar um vetor passando uma list
  valores = np.array([4, 12, 50, 8, 32])
  
  # vamos mostrar o resultado
  print("Elementos no vetor:", valores)

if __name__== "__main__":
  main()


Este código vai gerar o seguinte resultado:

Elementos no vetor: [ 4 12 50 8 32]

Agora vamos usar essa mesma abordagem para criar uma matriz de duas dimensões (bidimensional):

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar uma matriz bidimensional passando
  # duas lists dentro de uma list
  valores = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1)])

  # vamos mostrar o resultado
  print("Elementos no vetor:", valores)

if __name__== "__main__":
  main()

Veja o resultado da execução desse código:

Elementos no vetor: [[12 12 50]
 [ 5  3  1]]


Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre as funções de criação e manipulação de vetores e matrizes usando a biblioteca NumPy do Python.


Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Como formatar inteiros com uma determinada quantidade de zeros à esquerda usando Python

Quantidade de visualizações: 11103 vezes
Nesta dica eu mostro como formatar um valor inteiro com uma determinada quantidade de zeros à sua esquerda. Note que aqui eu estou combinando a função print() com o operador de módulo (%) para indicar os valores que serão formatados.

Esta técnica foi muito usada na época do Python 2.5 e ainda está disponível no Python 3.0 (e creio que deverá continuar por muito tempo ainda).

Veja o trecho de código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# função principal do programa
def main():
  valor1 = 343
  valor2 = 3
 
  # exibirá 000342
  print("O valor é %06d" % (valor1))
 
  # exibirá 0342 e 00000003
  print("Os valor sao %04d e %08d" % (valor1, valor2))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O valor é 000343
Os valor são 0343 e 00000003


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 80 usuários muito felizes estudando em nosso site.