Você está aqui: Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como gerar um vetor ou matriz de 1s usando a função ones() da NumPy do PythonQuantidade de visualizações: 520 vezes |
Em algumas situações nós precisamos gerar vetores e matrizes cujos elementos são preenchidos automaticamente com o valor 1. Para isso nós podemos usar a função ones() da biblioteca NumPy da linguagem Python. Em sua forma mais simples, a função ones() pede apenas a quantidade de elementos do vetor a ser gerado. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar a biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos criar um vetor de 5 inteiros preenchidos com o número 1 vetor = np.ones(5) # vamos mostrar o resultado print("O vetor gerado foi: {0}".format(vetor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O vetor gerado foi: [1. 1. 1. 1. 1.] Veja agora como podemos gerar uma matriz de 3 linhas e 4 colunas, com os elementos preenchidos com o valor 1: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar a biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos criar uma matriz 3x4 com os elementos preenchidos com o número 1 matriz = np.ones((3, 4)) # vamos mostrar o resultado print("A matriz gerada foi:\n{0}".format(matriz)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A matriz gerada foi: [[1. 1. 1. 1.] [1. 1. 1. 1.] [1. 1. 1. 1.]] |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como exibir a data atual em Python de acordo com as configurações regionais usando as funções strftime() e setlocale()Quantidade de visualizações: 7599 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os objeto datetime e locale e as funções today(), strftime() e setlocale() para retornar e exibir a data atual em Python usando as configurações regionais do computador do usuário. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- from datetime import datetime import locale # função principal do programa def main(): # Configurações do usuário locale.setlocale(locale.LC_ALL, "") # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe a data atual print("Hoje é {0}".format(hoje.strftime("%x"))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Hoje é 04/02/2023 |
Python ::: Pygame ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação |
Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em portuguêsQuantidade de visualizações: 1182 vezes |
Nesta dica mostrarei um código para a criação de um relógio analógico completo em Python, com comentários detalhados e fácil de entender. Veja a imagem:![]() Por simplicidade, eu mantive a mesma cor para todos os elementos da animação e deixei somente o básico mesmo, para que você possa se concentrar nas partes mais importantes. Neste código você aprenderá como definir o tamanho, título e cor de fundo para uma janela do Pygame do Python. Aprenderá também como definir a quantidade de frames por segundo para a animação, assim como controlar os disparos do timer pygame.time.Clock(). Por fim, o código mostra como calcular o ângulo dos ponteiros das horas, minutos e segundos e efetuar o desenho das retas saindo do centro do círculo. Você sabia, por exemplo, que o ângulo de 45 graus corresponde exatamente à hora 1:30hs? Em vários exemplos de relógios analógicos na internet, o ponteiro das horas fica preso à uma determinada hora, aguardando o ponteiro dos segundos completar um giro completo. No código que apresento aqui, eu obtive a hora atual como um decimal, o que faz com que o ponteiro das horas mostre a posição real da hora, como um relógio analógico do mundo real. Para estudantes de matemática, engenharia e física, este código é uma boa aplicação da técnica de se converter coordenadas polares para coordenadas cartesianas. Eis o código completo para o relógio analógico. Boa diversão. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * import math from datetime import datetime # função que faz a correção dos ângulos def corrigir_angulo(angulo): return abs(angulo % 360) # inicializa a biblioteca pygame.init() # quantidade de frames por segundo FPS = 30 # construímos o timer timer = pygame.time.Clock() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela janela = pygame.display.set_mode((600, 400)) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption('Relógio Analógico no Pygame') # vamos definir alguns parâmetros fonte = pygame.font.Font(None, 36) VERMELHO = (200, 0, 0) BRANCO = (255, 255, 255) raio = 150 x_inicial = 300 y_inicial = 200 distancia_aro = 20 # e aqui nós entramos no loop do game while True: # vamos pintar a tela toda de branco janela.fill(BRANCO) # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # vamos desenhar um circulo não preenchido (maior) pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), raio, 2) # vamos desenhar um circulo não preenchido (menor) pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial + 1, y_inicial + 1), 5, 0) # vamos desenhar os números do relório (1-12) for n in range(1, 13): # calcula o ângulo dessa hora angulo = math.radians((n * (360 / 12)) - 90) # agora convertemos o ângulo e o raio para coordenadas cartesianas if len(str(n)) > 1: x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 18 else: x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10 y = math.sin(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10 texto_numero = fonte.render(str(n), True, VERMELHO) janela.blit(texto_numero, (x_inicial + x, y_inicial + y)) # vamos obter as horas, minutos e segundos atuais hoje = datetime.today() horas = hoje.hour % 12 minutos = hoje.minute segundos = hoje.second # ajustamos as horas para tratar a hora decimal (com frações de horas) horas = horas + (minutos * (1 / 60)) + (segundos * (1 / 3600)) # desenha o ponteiro das horas angulo_horas = corrigir_angulo(horas * (360 / 12) - 90) angulo_horas = math.radians(angulo_horas) hora_x = math.cos(angulo_horas) * (raio - 60) hora_y = math.sin(angulo_horas) * (raio - 60) coord_finais = (x_inicial + hora_x, y_inicial + hora_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 4) # desenha o ponteiro dos minutos angulo_minutos = corrigir_angulo(minutos * (360 / 60) - 90) angulo_minutos = math.radians(angulo_minutos) minutos_x = math.cos(angulo_minutos) * (raio - 40) minutos_y = math.sin(angulo_minutos) * (raio - 40) coord_finais = (x_inicial + minutos_x, y_inicial + minutos_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 3) # desenha o ponteiro dos segundos angulo_segundos = corrigir_angulo(segundos * (360 / 60) - 90) angulo_segundos = math.radians(angulo_segundos) segundos_x = math.cos(angulo_segundos) * (raio - 30) segundos_y = math.sin(angulo_segundos) * (raio - 30) coord_finais = (x_inicial + segundos_x, y_inicial + segundos_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 1) # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() # aciona o disparo do timer timer.tick(FPS) |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar em letra maiúscula apenas o primeiro caractere de uma palavra ou frase usando a função capitalize() do PythonQuantidade de visualizações: 11570 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método capitalize() do objeto string da linguagem Python para transformar em letra maiúscula apenas a primeira letra de uma palavra, frase ou texto. Veja o trecho de código a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): frase1 = "trabalho, Estudo e toco Guitarra." # converte a primeira letra para maiúsculas e as demais # para letras minúsculas frase2 = frase1.capitalize() # mostra os resultados print("Frase original:", frase1) print("Apenas a primeira letra maiúscula:", frase2) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Frase original: trabalho, Estudo e toco Guitarra. Apenas a primeira letra maiúscula: Trabalho, estudo e toco guitarra. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em Delphi Python - Como excluir e retornar um item da lista Python baseado em seu índice usando a função pop() |
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