Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Python ::: Matplotlib Python Library (Biblioteca Python Matplotlib) ::: Pontos e Gráficos de Dispersão

Como escrever um função plotar_pontos(*pontos) que recebe vários objetos Ponto e faz a plotagem no Matplotlib

Quantidade de visualizações: 558 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função plotar_pontos(*pontos) que aceita um número variável de objetos da classe Ponto e os fornece para a função scatter() do Matplotlib para plotagem.

Note que a classe Ponto possui dois atributos chamados x e y, que representam suas coordenadas no Plano Cartesiano.

Veja o código completo para o exemplo:

# importamos a biblioteca Matplotlib
import matplotlib.pyplot as plt

# definição da classe Ponto
class Ponto:
  # construtor da classe
  def __init__(self, x, y):
    self.x = x
    self.y = y

# método que recebe vários objetos Pontos e os plota no Matplotlib
def plotar_pontos(*pontos):
  x = [] # coordenadas x
  y = [] # coordeandas y
  
  # percorre os pontos recebidos
  for ponto in pontos: 
    x.append(ponto.x)
    y.append(ponto.y)

  # definimos o título para a área de plotagem
  plt.title("Uso da função scatter()")


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 26 usuários muito felizes estudando em nosso site.