Você está aqui: C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Escreva um programa para informar o maior elemento de um vetor de 5 posições do tipo inteiro - Exercícios Resolvidos de CQuantidade de visualizações: 830 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa para informar o maior elemento de um vetor de 5 posições do tipo inteiro. Esse programa deve possuir uma função para verificar o maior número desse vetor. Além disso, seu código deverá pedir para o usuário informar os valores do vetor. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do 1.o elemento: 4 Informe o valor do 2.o elemento: 12 Informe o valor do 3.o elemento: 8 Informe o valor do 4.o elemento: 4 Informe o valor do 5.o elemento: 11 O maior valor no vetor é: 12 Veja a resolução deste exercício em C:
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Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet |
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Como usar a propriedade Bof para verificar se estamos no primeiro registro do TClientDataSet do DelphiQuantidade de visualizações: 10811 vezes |
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Em algumas situações gostaríamos de verificar se já estamos no primeiro registro do TClientDataSet, ou seja, estamos percorrendo todos os registros do dataset de trás para frente e queremos saber se já estamos no primeiro. Para isso podemos usar a propriedade Bof da classe TClientDataSet. Esta propriedade retorna true se estivermos no primeiro registro e false em caso contrário. Veja um trecho de código no qual usamos um laço while para percorrer todos os registros de um TClientDataSet de trás para frente. Note o uso da propriedade Bof para finalizar as iterações do laço:
A propriedade Bof é verdadeira quando: a) Abrimos um dataset. b) Efetuamos uma chamada ao método First (primeiro) do dataset. c) Chamamos o método Prior (anterior) do dataset e a chamada falha porque o registro atual já é o primeiro registro no dataset. d) Efetuamos uma chamada ao método SetRange em uma faixa de dados ou dataset vazio. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. | |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
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Como calcular juros simples e montante usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 16391 vezes |
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O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em JavaScript pode ser feito assim:
O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código:
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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros |
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C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPIQuantidade de visualizações: 47175 vezes |
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Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar. Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela. Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte. Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal:
Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente. | |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
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Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que calcule e mostre a tabuada de multiplicação de um número digitado pelo usuário (entre 1 e 10)Quantidade de visualizações: 5938 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o laço for para calcular a tabuada de multiplicação para um número digitado pelo usuário. Este número deve estar entre 1 e 10 (inclusive). Sua saída deve ser parecida com: Informe um valor entre 1 e 10: 8 A tabuada do número 8 é: 8 X 1 = 8 8 X 2 = 16 8 X 3 = 24 8 X 4 = 32 8 X 5 = 40 8 X 6 = 48 8 X 7 = 56 8 X 8 = 64 8 X 9 = 72 8 X 10 = 80 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
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Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
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Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em JavaQuantidade de visualizações: 13507 vezes |
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É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho. Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha: int x1 = 30; int y1 = 50; int ang = 0; int comp = 100; Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo: int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser): javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e: javascript:alert(Math.cos(0)) resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos: int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo:
Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita). Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. | |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como retornar o dia da semana em JavaScript no formato Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, etc Delphi - Como usar o Delphi para verificar se um determinado processo do Windows está sendo executado |
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