Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Linhas

Como desenhar uma linha entre dois cliques do mouse usando Tkinter e Python

Quantidade de visualizações: 878 vezes
Nesta dica mostrarei uma dica valiosa para o desenvolvimento de aplicações do mundo real usando a ferramenta GUI Tkinter e a linguagem Python.

Trata-se de uma aplicação na qual usamos a classe Canvas e seu método create_line() para desenhar uma linha entre duas coordenadas na tela. A primeiro coordenada é registrada no primeiro clique no mouse e a segunda coordenada é registrada no segundo clique.

Nesta dica mostro também como usar a função bind() para efetuar a chamada ao método desenharLinha() em resposta ao evento do clique do botão esquerdo do mouse no Canvas.

Veja o código completo:

# vamos importar o módulo tkinter
import tkinter as tk

# vamos precisar de algumas variáveis globais
quant_cliques = 0
canvas = None

# função quer permite desenhar uma linha entre dois
# cliques do mouse
def desenharLinha(evento):
  global quant_cliques # acessamos a variável global
  global canvas # acessa o canvas global
  global x1, y1, x2, y2

  # é o primeiro clique?
  if quant_cliques == 0:
    x1 = evento.x
    y1 = evento.y 
    quant_cliques = 1
  else:
    x2 = evento.x
    y2 = evento.y
    # desenha a linha
    canvas.create_line(x1, y1, x2, y2, fill='blue', width=2)
    quant_cliques = 0

# método principal
def main():
  global click_number
  global canvas

  # Vamos criar uma instância da classe tk.Tk, que


Execute a aplicação Tkinter e experimente desenhar várias linhas. Você terá resultados semelhantes ao mostrado abaixo:



Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 16 usuários muito felizes estudando em nosso site.