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Como usar a classe PriorityQueue para criar uma fila de prioridades em suas aplicações Java

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A classe PriorityQueue, do pacote java.util, é utilizada quando precisamos criar uma fila de prioridade. Como sabemos, uma filha é uma estrutura do tipo FIFO (First-in, First-out), na qual o primeiro elemento a entrar na fila é o primeiro a sair.

Uma filha de prioridade permite a remoção dos itens da fila de acordo com uma prioridade pré-determinada. Antes de progredirmos, veja a posição da classe PriorityQueue na hierarquia de classes da plataforma Java:

java.lang.Object
  java.util.AbstractCollection<E>
    java.util.AbstractQueue<E>
      java.util.PriorityQueue<E>


As interfaces implementadas pela classe PriorityQueue são: Serializable, Iterable<E>, Collection<E> e Queue<E>.

Vamos ver agora como podemos usar a classe PriorityQueue para criar uma fila de prioridade de números inteiros e entender melhor o seu funcionamento:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.PriorityQueue;
import java.util.Queue;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar a fila e adicionar 5 valores inteiros
    Queue<Integer> fila = new PriorityQueue<>();
    fila.add(7);
    fila.add(5);
    fila.add(11);
    fila.add(2);
    fila.add(1);
    
    // vamos remover os elementos da fila
    System.out.println("Ordem de remoção dos elementos da fila de prioridade:");
    while(!fila.isEmpty()){
      System.out.print(fila.poll() + " ");
    }    
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Ordem de remoção dos elementos da fila de prioridade:
1 2 5 7 11

Note que os elementos da fila foram removidos obedecendo ao critério da ordem natural, ou seja, do menor para o maior. Veja ainda que usamos o método add() para enfileirar um novo elemento na fila de prioriedades e o método poll() para remover o elemento na frente da fila.

Em outras dicas desta seção nós exploramos os demais métodos e as técnicas para personalizar o critério de prioridade.

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Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em Java

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É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:

public abstract void drawLine(int x1,
  int y1, int x2, int y2)


Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho.

Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha:

int x1 = 30;
int y1 = 50;
int ang = 0;
int comp = 100;


Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo:

int x2 = (int)(x1 + 
  Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);


Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser):

javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI)


resulta em 0 e:

javascript:alert(Math.cos(0))


resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos:

int y2 = (int)(y1 - 
  Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);


Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo:

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import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar uma linha (ângulo)");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          // Desenha uma string no JLabel
          int x1 = 30; // coordenada inicial x
          int y1 = 50; // coordenada inicial y
          int ang = 0; // ângulo
          int comp = 100; // comprimento
          // coordenada x final
          int x2 = (int)(x1 + 
            Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);
          // coordenada y final
          int y2 = (int)(y1 - 
            Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);

          Graphics graphics = label.getGraphics();
          
          graphics.drawLine(x1, y1, x2, y2);    

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita).

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.


Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como criar um programa de visualização de imagens em Java - Código fonte completo

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O que temos abaixo é o código completo para uma aplicação Java Swing que permite visualizar imagens JPG, GIF ou PNG. A imagem é selecinada usando um JFileChooser e carregada usando o método read() da classe ImageIO. Veja que usamos também uma classe personalizada de JPanel para exibir a imagem:

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import java.awt.*;
import java.io.*;
import java.awt.image.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.imageio.*;

public class Estudos extends JFrame{
  private BufferedImage imagem;
  AreaImagem areaImagem;  

  public Estudos(){
    super("Estudos Java");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());
	
    JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JFileChooser fc = new JFileChooser();

          int res = fc.showOpenDialog(null);
          if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){
	    File arquivo = fc.getSelectedFile();  
          
            imagem = null;
          
            try{
              imagem = ImageIO.read(arquivo);
            }
            catch(IOException exc){
              JOptionPane.showMessageDialog(null, 
                "Erro ao carregar a imagem: " + 
                exc.getMessage());
            }

            if(imagem != null){
              areaImagem.imagem = imagem;
              areaImagem.repaint();  
            }
          }
        }
      }
    );

    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);
    
    // Cria a área de exibição da imagem
    areaImagem = new AreaImagem();
    c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER);    
	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

// Sub-classe de JPanel para exibir a imagem
class AreaImagem extends JPanel{
  public BufferedImage imagem;

  public void paintComponent(Graphics g){ 
    super.paintComponent(g);
    
    // desenha a imagem no JPanel
    g.drawImage(imagem, 0, 0, this);
  } 
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas

Java Swing para iniciantes - Como definir ou obter o título de uma janela JFrame

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Nesta dica mostrarei como usar o método setTitle() da classe JFrame para definir o título da janela JFrame. Usaremos também o método getTitle() para obter o título da janela.

Veja o código Java Swing completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
 
    // Define o título da janela    
    setTitle("Controle de Estoque");
 
    // obtém o título da janela
    JOptionPane.showMessageDialog(null, 
      "O título da janela é: " + this.getTitle());
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este exemplo você verá uma janela JOptionPane com o texto "O título da janela é: Controle de Estoque".


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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