Você está aqui: Java ::: Coleções (Collections) ::: PriorityQueue |
Como usar a classe PriorityQueue para criar uma fila de prioridades em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 889 vezes |
A classe PriorityQueue, do pacote java.util, é utilizada quando precisamos criar uma fila de prioridade. Como sabemos, uma filha é uma estrutura do tipo FIFO (First-in, First-out), na qual o primeiro elemento a entrar na fila é o primeiro a sair. Uma filha de prioridade permite a remoção dos itens da fila de acordo com uma prioridade pré-determinada. Antes de progredirmos, veja a posição da classe PriorityQueue na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.util.AbstractCollection<E> java.util.AbstractQueue<E> java.util.PriorityQueue<E> As interfaces implementadas pela classe PriorityQueue são: Serializable, Iterable<E>, Collection<E> e Queue<E>. Vamos ver agora como podemos usar a classe PriorityQueue para criar uma fila de prioridade de números inteiros e entender melhor o seu funcionamento: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.PriorityQueue; import java.util.Queue; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar a fila e adicionar 5 valores inteiros Queue<Integer> fila = new PriorityQueue<>(); fila.add(7); fila.add(5); fila.add(11); fila.add(2); fila.add(1); // vamos remover os elementos da fila System.out.println("Ordem de remoção dos elementos da fila de prioridade:"); while(!fila.isEmpty()){ System.out.print(fila.poll() + " "); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Ordem de remoção dos elementos da fila de prioridade: 1 2 5 7 11 Note que os elementos da fila foram removidos obedecendo ao critério da ordem natural, ou seja, do menor para o maior. Veja ainda que usamos o método add() para enfileirar um novo elemento na fila de prioriedades e o método poll() para remover o elemento na frente da fila. Em outras dicas desta seção nós exploramos os demais métodos e as técnicas para personalizar o critério de prioridade. |
![]() |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em JavaQuantidade de visualizações: 13699 vezes |
É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho. Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha: int x1 = 30; int y1 = 50; int ang = 0; int comp = 100; Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo: int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser): javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e: javascript:alert(Math.cos(0)) resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos: int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha (ângulo)"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel int x1 = 30; // coordenada inicial x int y1 = 50; // coordenada inicial y int ang = 0; // ângulo int comp = 100; // comprimento // coordenada x final int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); // coordenada y final int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(x1, y1, x2, y2); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita). Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como criar um programa de visualização de imagens em Java - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 19460 vezes |
O que temos abaixo é o código completo para uma aplicação Java Swing que permite visualizar imagens JPG, GIF ou PNG. A imagem é selecinada usando um JFileChooser e carregada usando o método read() da classe ImageIO. Veja que usamos também uma classe personalizada de JPanel para exibir a imagem:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.io.*; import java.awt.image.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.imageio.*; public class Estudos extends JFrame{ private BufferedImage imagem; AreaImagem areaImagem; public Estudos(){ super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JFileChooser fc = new JFileChooser(); int res = fc.showOpenDialog(null); if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){ File arquivo = fc.getSelectedFile(); imagem = null; try{ imagem = ImageIO.read(arquivo); } catch(IOException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } if(imagem != null){ areaImagem.imagem = imagem; areaImagem.repaint(); } } } } ); c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); // Cria a área de exibição da imagem areaImagem = new AreaImagem(); c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Sub-classe de JPanel para exibir a imagem class AreaImagem extends JPanel{ public BufferedImage imagem; public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); // desenha a imagem no JPanel g.drawImage(imagem, 0, 0, this); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing para iniciantes - Como definir ou obter o título de uma janela JFrameQuantidade de visualizações: 11038 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método setTitle() da classe JFrame para definir o título da janela JFrame. Usaremos também o método getTitle() para obter o título da janela. Veja o código Java Swing completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { setSize(350, 250); setVisible(true); // Define o título da janela setTitle("Controle de Estoque"); // obtém o título da janela JOptionPane.showMessageDialog(null, "O título da janela é: " + this.getTitle()); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este exemplo você verá uma janela JOptionPane com o texto "O título da janela é: Controle de Estoque". |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
CSS - Como definir uma imagem de fundo para um botão HTML usando a propriedade background-image do CSS |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |