Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: ArrayList |
Como criar um ArrayList de inteiros e pedir para o usuário informar os valores - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 2690 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java contendo um ArrayList de inteiros chamado valores. Peça para o usuário informar 5 valores inteiros e adicione-os individualmente no ArrayList. Em seguida imprima os elementos do ArrayList, de forma individual, usando o laço for. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1.o valor: 9 Informe o 2.o valor: 2 Informe o 3.o valor: 54 Informe o 4.o valor: 10 Informe o 5.o valor: 7 Conteúdo do ArrayList: 9 2 54 10 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // para fazer a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar uma ArrayList de números inteiros ArrayList<Integer> valores = new ArrayList<>(); // agora vamos pedir para o usuário inserir 5 valores no ArrayList for(int i = 0; i < 5; i++){ System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos adicionar este valor ao ArrayList valores.add(valor); } // agora vamos exibir o conteúdo do ArrayList System.out.println("\nConteúdo do ArrayList:\n"); for(int i = 0; i < valores.size(); i++){ System.out.println(valores.get(i)); } } } |
![]() |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Como adicionar novos mapeamentos chave-valor a um HashMap do Java usando o método put()Quantidade de visualizações: 9491 vezes |
Novos mapeamentos chave-valor são adicionados a um HashMap da linguagem Java usando-se o método put(). Veja sua assinatura:public V put(K key, V value) Note que este método recebe a chave e o valor a ser inserido e retorna um objeto do mesmo tipo daquele fornecido no segundo argumento. Este retorno é muito útil para sabermos se o novo valor não sobrepôs um valor já existente. Se o retorno for null, o novo valor foi inserido. Caso contrário o retorno será o valor existente antes da sobreposição. Apenas tenha cuidado com valores null existentes como chaves ou valores. Nestes casos o retorno do método put não ajudará em nada. Veja um exemplo do uso do método put(): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma instância de HashMap HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>(); // vamos adicionar três chaves e seus valores clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva"); clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade"); clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos"); // é possível também referenciar o valor adicionado // ao HashMap, uma vez que este é o retorno do métoto put() String nome = clientes.put(new Integer(2), "Carlos"); if(nome == null){ System.out.println("Novo valor inserido com sucesso"); } else{ System.out.println("Valor já existia. Houve sopreposição"); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Valor já existia. Houve sopreposição |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios e Algorítmos Resolvidos de Java - Programa Java para somar os elementos da diagonal secundária de uma matrizQuantidade de visualizações: 9298 vezes |
Pergunta/Tarefa: Em álgebra linear, a diagonal secundária de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i + j é igual a n + 1 (onde n é a ordem da matriz). A diagonal secundária de uma matriz quadrada une o seu canto inferior esquerdo ao canto superior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo). Escreva um programa (algorítmo) Java que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal secundária. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 2 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 7 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 3 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 12 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 4 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 10 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 1 5 2 7 5 3 12 4 10 1 A soma dos elementos da diagonal secundária é: 14 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package exercicios; import java.util.Scanner; public class Exercicios { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas e // três colunas int matriz[][] = new int[3][3]; int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na // diagonal secundária // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas System.out.print("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna " + j + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada System.out.println(); for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // percorre as linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // percorre as colunas System.out.printf("%5d ", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz System.out.println(); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal secundária int ordem = 3; // ordem da matriz for(int i = 1; i <= matriz.length; i++){ for(int j = 1; j <= matriz[0].length; j++){ if((i + j) == (ordem + 1)){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i - 1][j - 1]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal secundária System.out.println("\nA soma dos elementos da diagonal secundária é: " + soma_diagonal); } } |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em JavaQuantidade de visualizações: 13698 vezes |
É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho. Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha: int x1 = 30; int y1 = 50; int ang = 0; int comp = 100; Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo: int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser): javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e: javascript:alert(Math.cos(0)) resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos: int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha (ângulo)"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel int x1 = 30; // coordenada inicial x int y1 = 50; // coordenada inicial y int ang = 0; // ângulo int comp = 100; // comprimento // coordenada x final int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); // coordenada y final int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(x1, y1, x2, y2); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita). Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador de acesso public da linguagem Java |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |