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Como retornar o menor elemento em um array de int em C# usando a função Min() do LINQ

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Nesta dica mostrarei, em um exemplo bem simples, como podemos usar o método Min() do LINQ (Language-Integrated Query) do C# para retornar o menor elemento de um vetor de inteiros.

Note que temos um vetor de int com os valores {5, 2, 8, 3, 0, 1} e o valor 0 deverá ser retornado como sendo o menor.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos construir um vetor de inteiros
      int[] valores = {5, 2, 8, 3, 0, 1};

      // vamos obter o menor elemento do vetor
      int menor = valores.Min();

      // vamos mostrar o resultado
      Console.WriteLine("O menor valor é: {0}", menor);

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O menor valor é: 0

Fique atento ao fato de que o método Min() pode atirar uma exceção do tipo InvalidOperation se o array ou coleção estiver vazia ou não incluir nenhum elemento que se encaixe nas condições testadas.

Veja o resultado ao chamarmos este método em um vetor vazio:

System.InvalidOperationException
HResult=0x80131509
Message=Sequence contains no elements
Source=System.Linq
StackTrace:
at System.Linq.ThrowHelper.ThrowNoElementsException()
at System.Linq.Enumerable.Min(IEnumerable`1 source)
at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 11

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C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe Graphics

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Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics
Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), 
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como escrever um método C# que retorna uma ArrayList

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Estudantes C# ficam um pouco confusos quando solicitados a escrever funções que retornam objetos de classes. E essa confusão é maior ainda quando precisam retornar uma ArrayList, mais precisamente um objeto da classe ArrayList.

Esta dica mostra como isso pode ser feito. Veja que temos um método que define, em sua assinatura, que o tipo de retorno não é void (sem retorno) mas sim um objeto da classe ArrayList. No corpo deste método temos a criação da ArrayList propriamente dita, a adição de cinco inteiros e finalmente o uso da palavra-chave return para retornar o ArrayList já preenchido ao chamador do método.

Note que o método Main é responsável por efetuar uma chamada ao método, obter o ArrayList resultante e em seguida usar o laço foreach para exibir seus valores:

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// método que retornará uma ArrayList
static ArrayList obterLista(){
  // Cria o ArrayList
  ArrayList lista = new ArrayList();

  // Adiciona 5 inteiros
  lista.Add(1);
  lista.Add(2);
  lista.Add(3);
  lista.Add(4);
  lista.Add(5);

  // retorna o ArrayList preenchido
  return lista;
}

static void Main(string[] args){
  // obtém um ArrayList preenchido a partir do
  // método obterLista
  ArrayList mLista = obterLista();

  // exibe os valores do ArrayList
  foreach (int valor in mLista){
    Console.Write("{0} ", valor);
  }

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string C# começa com uma determinada substring usando o método StartsWith() da classe String

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Em algumas situações nós precisamos verificar se uma palavra, texto ou frase começa com uma determinada substring. Em C# isso pode ser feito por meio da função StartsWith() da classe String. Este método retorna true se a string começar com a substring informada e false em caso contrário.

Veja um código C# completo no qual testamos se uma string começa com a substring "Gosto":

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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string texto = "Gosto de programar em C#";

      if (texto.StartsWith("Gosto")) {
        Console.WriteLine("O texto começa com \"Gosto\"");
      }
      else {
        Console.WriteLine("O texto NÃO começa com \"Gosto\"");
      }

      Console.WriteLine();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O texto começa com "Gosto"


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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