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Como criar uma fila em Java usando um vetor de ints - Estruturas de Dados em Java

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A Fila é uma estrutura de dados do tipo FIFO - First-In, First-Out (Primeiro a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o primeiro elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Funciona exatamente igual a fila de um banco, fila para comprar ingressos, fila para pagar no caixa da lanchonete, etc.

Veja a imagem a seguir:



Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Fila de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em Java usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado.

Veja o código completo para uma classe Fila usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos enfileirar(), desenfileirar() e imprimirFila():

Código para Fila.java:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte da Coleção 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, AutoCAD, Civil 3D, Revit, PyQGIS, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

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Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Principal usada para testar a funcionalidade da nossa fila:

Código para Principal.java:

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Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Os itens na fila são:
Item[1]: 34
Item[2]: 27
Item[3]: 11

Elemento desenfileirado: 34
Elemento desenfileirado: 27

Os itens na fila são:
Item[3]: 11

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C# ::: Dicas & Truques ::: Validação de Dados

C# Windows Forms - Como validar o conteúdo de uma caixa de texto usando o evento Validating da classe Control

Quantidade de visualizações: 17032 vezes
O evento Validating (disponível para todas as classes que herdam de System.Windows.Forms.Control) é muito útil quando precisamos verificar a validade dos valores inseridos nos controle Windows Forms. Neste exemplo mostrarei como usá-lo para validar o conteúdo de um TextBox. Aqui veremos como verificar se o conteúdo inserido é um valor inteiro válido.

Tudo começa com a propriedade CausesValidation da classe Control. Esta propriedade nos permite definir se o controle provocará uma validação de seus dados quando o mesmo estiver prestes a perder o foco, ou seja, o usuário começara a interagir com outro controle após inserir dados no controle alvo da validação. Se o valor desta propriedade for true a validação ocorrerá.

Em seguida voltamos nossa atenção para o evento Validating (também declarado originalmente na classe Control). Este evento é disparado quando a propriedade CausesValidation é true e o controle está prestes a perder o foco (o usuário está saindo para interagir com outro controle). Veja a ordem dos eventos quando estamos saindo do controle usando o teclado:

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Se estivermos saindo do controle usando o mouse (clicando em outro controle), a ordem é:

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Veja um exemplo do uso do evento Validating de um TextBox:

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Experimente executar este código, coloque o foco na caixa de texto e depois "saia" para outro componente. Você verá a caixa de mensagem ser exibida.

O tratador de evento Validating recebe um objeto da classe CancelEventArgs. Esta classe possui apenas uma propriedade chamada Cancel. Se o valor desta propriedade for definido como true, o evento Validating (e todos que viriam após ele) é cancelado. Isso faz com que o foco fique preso no controle até que o usuário informe o valor correto. Veja:

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Neste trecho de código nós usamos um bloco try...catch para tentar converter o texto do TextBox em um valor inteiro. Se houver falha na conversão nós avisamos o usuário, limpamos a caixa de texto e forçamos o usuário a fazer a correção.

Para finalizar, entra em cena o evento Validated. Este evento é disparado imediatamente após o evento Validating finalizar sua parte e é um bom lugar para avisarmos o usuário sobre o sucesso da validação ou remover quaisquer efeito visual que tenhamos inserido durante o processo de validação. Veja:

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Veja que tudo que fizemos aqui foi remover a mensagem de sucesso de validação do evento Validating para o evento Validated.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

JavaScript para matemática - Como obter o menor entre dois ou mais valores numéricos usando a função min() do JavaScript

Quantidade de visualizações: 7614 vezes
A função min() do objeto Math da linguagem JavaScript pode ser usada quando temos dois ou mais valores numéricos e gostaríamos de retornar o menor deles. Note que esta função não aceita um vetor (array) como argumento, ou seja, os valores devem ser fornecidos de forma literal ou passados como variáveis independentes.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

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Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O menor número é 18

O retorno do método min() é um objeto Number representando o menor dos valores fornecidos. Se nenhum argumento for informado, o retorno será um objeto Infinity, enquanto um objeto NaN será retornado se algum dos valores fornecidos não for um valor numérico válido.


C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como gerar um número aleatório usando a função Next() da classe Random do C#

Quantidade de visualizações: 23521 vezes
Este exemplo mostra como gerar números randômicos usando C#. Para isso nós vamos usar o método Next() da classe Random. Este método retorna um número inteiro maior ou igual a zero e menor que a constante MaxValue (cujo valor é 2.147.483.647).

Observe que cada chamada a Next() gera um número aleatório diferente, não havendo a necessidade de criar um novo objeto da classe Random para cada número desejado. Eis o código:

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Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O número gerado foi: 504


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como usar o controle TListBox em suas aplicações Delphi

Quantidade de visualizações: 13631 vezes
Objetos da classe TListBox, da unit StdCtrls, são controles do tipo lista de seleção. Este componente exibe uma lista com barras de rolagem contendo items que podem ser selecionados, adicionados ou excluídos. A classe TListBox é um wrapper (invólucro) para o controle LISTBOX da plataforma Windows. Em controles do tipo ListBox o usuário pode selecionar apenas um ítem ou vários itens de uma vez.

Em Delphi, a classe TListBox implementa o comportamento genérico definido em TCustomListBox. É esta classe que devemos usar para derivar nossa própria ListBox caso o controle TListBox não satisfaça as nossas necessidades. É claro que podemos partir de qualquer classe que herde de TCustomListBox.

A forma mais comum de adicionarmos um controle TListBox em nossos formulários é selecionando este componente na aba Standard e arrastando-o para a posição desejada na janela. Em seguida podemos adicionar itens na lista acessando sua propriedade Items, que são do tipo TStrings, ou seja, uma lista de strings. Ao clicarmos na propriedade Items no Object Inspector, um String List Editor será exibido. Basta inserir algumas strings nesta caixa de texto, pressionar o botão OK e verificar como o controle já exibe os itens que acabamos de inserir.

Em tempo de execução, itens podem ser adicionados à uma TListBox usando códigos parecidos com:

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Se precisarmos obter o texto do ítem selecionado em uma TListBox, podemos usar:

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Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Gráficos e Cores

Computação gráfica em PHP - Como obter informações sobre a biblioteca GD instalada

Quantidade de visualizações: 7932 vezes
Nesta dica vou mostrar como é possível efetuar uma chamada ao método gd_info() da linguagem PHP para verificar quais recursos da biblioteca GD estão habilitados em nossa instalação do PHP.

Veja o código abaixo:

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Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com:

GD Version: bundled (2.1.0 compatible)
FreeType Support: Habilitado
FreeType Linkage: Habilitado
GIF Read Support: Habilitado
GIF Create Support: Habilitado
JPEG Support: Habilitado
PNG Support: Habilitado
WBMP Support: Habilitado
XPM Support: Habilitado
XBM Support: Habilitado
WebP Support: Habilitado
BMP Support: Habilitado
TGA Read Support: Habilitado
JIS-mapped Japanese Font Support: Desabilitado

É sempre bom fazer este teste antes de usar as funções gráficas da GD no PHP.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP

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