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Como criar uma fila em Java usando um vetor de ints - Estruturas de Dados em JavaQuantidade de visualizações: 2280 vezes |
A Fila é uma estrutura de dados do tipo FIFO - First-In, First-Out (Primeiro a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o primeiro elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Funciona exatamente igual a fila de um banco, fila para comprar ingressos, fila para pagar no caixa da lanchonete, etc. Veja a imagem a seguir: ![]() Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Fila de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em Java usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado. Veja o código completo para uma classe Fila usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos enfileirar(), desenfileirar() e imprimirFila(): Código para Fila.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Fila { private int elementos[]; private int inicio; // início da fila private int fim; // fim da fila private int maximo; // quantidade máxima de elementos na fila // construtor da Fila que aceita o tamanho public Fila(int tamanho) { // constrói o vetor com o tamanho informado this.elementos = new int[tamanho]; this.inicio = 0; // define o início como sendo o primeiro elemento this.fim = -1; // fila vazia. Não tem final ainda this.maximo = tamanho; // ajusta a quantidade máxima de elementos } // método que permite enfileirar um novo elemento public void enfileirar(int item) { // a fila já está cheia if (this.fim == (this.maximo - 1)) { System.out.println("\nA fila está cheia.\n"); } // ainda há espaço na fila else { this.elementos[++this.fim] = item; } } // método que permite desenfileirar e retornar // o elemento no início da fila public int desenfileirar() { // a fila está vazia if (this.inicio == (this.fim + 1)) { System.out.println("\nA fila está vazia.\n"); return -1; } // retorna o elemento desenfileirado else { System.out.println("Elemento desenfileirado: " + this.elementos[this.inicio]); return this.elementos[this.inicio++]; } } // exibe os elementos da fila public void exibirFila() { // a fila está vazia if (this.inicio == (this.fim + 1)) { System.out.println("\nA fila está vazia.\n"); } else { for (int i = this.inicio; i <= this.fim; i++) { System.out.println("Item[" + (i + 1) + "]: " + this.elementos[i]); } } } } Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Principal usada para testar a funcionalidade da nossa fila: Código para Principal.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // Vamos criar uma nova fila com espaço para 5 elementos Fila fila = new Fila(5); // vamos inserir 3 elementos na fila fila.enfileirar(34); fila.enfileirar(27); fila.enfileirar(11); // vamos imprimir a fila System.out.println("\nOs itens na fila são: "); fila.exibirFila(); // vamos desenfileirar dois itens System.out.println(); fila.desenfileirar(); fila.desenfileirar(); // vamos imprimir a fila novamente System.out.println("\nOs itens na fila são: "); fila.exibirFila(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Os itens na fila são: Item[1]: 34 Item[2]: 27 Item[3]: 11 Elemento desenfileirado: 34 Elemento desenfileirado: 27 Os itens na fila são: Item[3]: 11 |
![]() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deveráQuantidade de visualizações: 291 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Random; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_magico, palpite, tentativas = 0; boolean acertou = false; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos sortear o número entre 0 e 500 Random rand = new Random(); numero_magico = rand.nextInt(501); // um laço que repete enquanto o usuário não // acertar o número mágico while (!acertou) { System.out.print("Adivinhe o número mágico: "); palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // registra essa tentativa tentativas = tentativas + 1; // o usuário acertou o número mágico? if (palpite == numero_magico) { System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas."); // mostra a classificação do usuário if (tentativas <= 3) { System.out.println("Classificação: Muito Sortudo"); } else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) { System.out.println("Classificação: Sortudo"); } else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) { System.out.println("Classificação: Normal"); } else { System.out.println("Classificação: Tente Novamente"); } // sai do laço acertou = true; } else { // indica se o palpite é maior ou menor if (palpite < numero_magico) { System.out.println("Tente um número maior.\n"); } else { System.out.println("Tente um número menor.\n"); } } } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo)Quantidade de visualizações: 12652 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo). Em seguida escreva um nova versão que exiba um número aleatório entre 10 e 20 (incluindo): Resposta/Solução: Veja a resolução e explicação para o código Java que exibe um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo o 0 e 10): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- O método random() da classe Math retorna um número aleatório maior que ou igual a 0,0 e menor que 1,0. Assim, se o número gerado for: 0.46095278727662825 e o multiplicarmos por 10, teremos 4.609527872766282. Se aplicarmos uma conversão para inteiro teremos 4. Assim, para garantir que o número 10 também poderá ser sorteado, basta multiplicarmos Math.random() por 11. Veja: public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10 int numero = (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } Para sortear um número aleatório entre 10 e 20, só precisamos somar 10 ao número gerado. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 10 e 20 int numero = 10 + (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como percorrer os elementos de uma ArrayList do Java usando um IteratorQuantidade de visualizações: 21947 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar um iterador Iterator. Um Iterator, do pacote java.util, é um objeto que pode ser usado para percorrer os itens de uma coleção, tais como ArrayList e HashSet. Veja um exemplo no qual temos uma ArrayList genérica de strings. Depois de adicionar três nomes na ArrayList nós usamos um Iterator para percorrer a lista e mostrar os elementos de forma individual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos_java; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> pessoas = new ArrayList<>(); // adiciona itens na lista pessoas.add("Alberto"); pessoas.add("Victor"); pessoas.add("João"); // exibe os itens da lista usando um Iterator for(Iterator<String> it = pessoas.iterator(); it.hasNext();){ System.out.println(it.next()); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Alberto Victor João |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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