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Como criar uma fila em Java usando um vetor de ints - Estruturas de Dados em JavaQuantidade de visualizações: 2286 vezes |
A Fila é uma estrutura de dados do tipo FIFO - First-In, First-Out (Primeiro a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o primeiro elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Funciona exatamente igual a fila de um banco, fila para comprar ingressos, fila para pagar no caixa da lanchonete, etc. Veja a imagem a seguir: ![]() Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Fila de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em Java usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado. Veja o código completo para uma classe Fila usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos enfileirar(), desenfileirar() e imprimirFila(): Código para Fila.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Fila { private int elementos[]; private int inicio; // início da fila private int fim; // fim da fila private int maximo; // quantidade máxima de elementos na fila // construtor da Fila que aceita o tamanho public Fila(int tamanho) { // constrói o vetor com o tamanho informado this.elementos = new int[tamanho]; this.inicio = 0; // define o início como sendo o primeiro elemento this.fim = -1; // fila vazia. Não tem final ainda this.maximo = tamanho; // ajusta a quantidade máxima de elementos } // método que permite enfileirar um novo elemento public void enfileirar(int item) { // a fila já está cheia if (this.fim == (this.maximo - 1)) { System.out.println("\nA fila está cheia.\n"); } // ainda há espaço na fila else { this.elementos[++this.fim] = item; } } // método que permite desenfileirar e retornar // o elemento no início da fila public int desenfileirar() { // a fila está vazia if (this.inicio == (this.fim + 1)) { System.out.println("\nA fila está vazia.\n"); return -1; } // retorna o elemento desenfileirado else { System.out.println("Elemento desenfileirado: " + this.elementos[this.inicio]); return this.elementos[this.inicio++]; } } // exibe os elementos da fila public void exibirFila() { // a fila está vazia if (this.inicio == (this.fim + 1)) { System.out.println("\nA fila está vazia.\n"); } else { for (int i = this.inicio; i <= this.fim; i++) { System.out.println("Item[" + (i + 1) + "]: " + this.elementos[i]); } } } } Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Principal usada para testar a funcionalidade da nossa fila: Código para Principal.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // Vamos criar uma nova fila com espaço para 5 elementos Fila fila = new Fila(5); // vamos inserir 3 elementos na fila fila.enfileirar(34); fila.enfileirar(27); fila.enfileirar(11); // vamos imprimir a fila System.out.println("\nOs itens na fila são: "); fila.exibirFila(); // vamos desenfileirar dois itens System.out.println(); fila.desenfileirar(); fila.desenfileirar(); // vamos imprimir a fila novamente System.out.println("\nOs itens na fila são: "); fila.exibirFila(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Os itens na fila são: Item[1]: 34 Item[2]: 27 Item[3]: 11 Elemento desenfileirado: 34 Elemento desenfileirado: 27 Os itens na fila são: Item[3]: 11 |
![]() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar o modificador de acesso private em Java - Apostila Java para iniciantes - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 10281 vezes |
Um método ou variável declarada com o modificador de acesso private (privado) pode ser acessado somente por uma instância da classe que declara o método ou variável. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Classe Cliente class Cliente{ private String nome = "Osmar"; } // Classe de teste public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Cliente cliente = new Cliente(); System.out.println(cliente.nome); System.exit(0); } } Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:10: nome has private access in Cliente System.out.println(cliente.nome); O erro já era esperado, pois sabemos que a classe Estudos não tem acesso aos membros privados da classe Cliente. Experimente alterar o modificador private por public e veja o resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public String nome = "Osmar"; É importante observar que, se duas instâncias de uma classe forem criadas, uma terá acesso aos dados privados da outra, ou seja, o modificador private define quais classes (não instâncias) podem acessar determinado recurso. Além disso, saiba que classes de nível superior (Top-level) não podem ser declaradas como private. Elas podem ser no máximo de acesso de pacote (nenhum modificador). A mesma regra se aplica a interfaces. No entanto, classes e interfaces internas podem ser declaradas com o modificador private. Para finalizar, lembre-se de que sub-classes não possuem acesso à membros privados da superclasse. |
Java ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern |
Padrões de projeto para iniciantes - Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 11880 vezes |
O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementado extensivamente nas linguagens que suportam programação orientada a objetos, tais como Java e C#. Nesta dica eu mostrarei como implementá-lo. Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação. Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente. Vamos ver um exemplo deste padrão em Java. Observe o código a seguir: Código para Logger.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; // Uma classe Singleton responsável por gravar // logs no sistema public class Logger { // variável estática e privada que guarda a instância // atual da classe private static Logger instancia = null; // Método estático que retorna uma instância já existente, ou // cria uma nova instância public static Logger getInstance() { if (instancia == null) { instancia = new Logger(); } return instancia; } // Construtor privado para evitar que instâncias sejam // criadas usando new private Logger() { // não precisamos fazer nada aqui } // método usado para registrar logs public void registrarLog(String dados) { System.out.println("Vou registrar o log: " + dados); } } Veja agora como podemos chamar o método getInstance(), obter um objeto da classe Logger e "registrar um log": Código para Main.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos registrar um novo log usando a classe Singleton Logger.getInstance().registrarLog("Novo usuário cadastrado."); } } Ao executar esta aplicação teremos a seguinte saída: Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Java Swing para iniciantes - Como detectar eventos do teclado em uma janela JFrame do Java SwingQuantidade de visualizações: 13274 vezes |
Eventos do teclado podem ser detectados em uma janela JFrame do Java Swing por meio da interface KeyListener. Neste exemplo temos uma JFrame que estende essa interface e fornece implementação para o seu método keyPressed(). Temos também um controle JTextArea desabilitado, o qual usamos para exibir a letra e o código da tecla pressionada. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame implements KeyListener{ private JTextArea textArea; public Estudos(){ super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(100, 150); textArea.setEnabled(false); textArea.setDisabledTextColor(Color.BLACK); c.add(textArea); addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } public void keyPressed(KeyEvent e){ textArea.setText( String.format("Tecla: %s - Código Unicode: %d", e.getKeyText(e.getKeyCode()), e.getKeyCode())); } public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Android Java - Como usar a classe Toast em suas aplicações Android |
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