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Como criar uma fila em C# usando um vetor de ints - Estruturas de Dados em C#

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A Fila é uma estrutura de dados do tipo FIFO - First-In, First-Out (Primeiro a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o primeiro elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Funciona exatamente igual a fila de um banco, fila para comprar ingressos, fila para pagar no caixa da lanchonete, etc.

Veja a imagem a seguir:



Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Fila de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em C# usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado.

Veja o código completo para uma classe Fila usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos enfileirar(), desenfileirar() e imprimirFila():

Código para Fila.cs:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;

namespace Estudos {
  class Fila {
    private int[] elementos;
    private int inicio; // início da fila
    private int final; // fim da fila
    private int maximo; // quantidade máxima de elementos na fila

    // construtor da Fila que aceita o tamanho
    public Fila(int tamanho) {
      // constrói o vetor com o tamanho informado
      this.elementos = new int[tamanho];
      this.inicio = 0; // define o início como sendo o primeiro elemento
      this.final = -1; // fila vazia. Não tem final ainda
      this.maximo = tamanho; // ajusta a quantidade máxima de elementos
    }

    // método que permite enfileirar um novo elemento
    public void enfileirar(int item) {
      // a fila já está cheia
      if (this.final == (this.maximo - 1)) {
        Console.WriteLine("\nA fila está cheia.\n");
        return;
      }
      // ainda há espaço na fila
      else {
        this.elementos[++this.final] = item;
      }
    }

    // método que permite desenfileirar e retornar
    // o elemento no início da fila
    public int desenfileirar() {
      // a fila está vazia
      if (this.inicio == (this.final + 1)) {
        Console.WriteLine("\nA fila está vazia.\n");
        return -1;
      }
      // retorna o elemento desenfileirado
      else {
        Console.WriteLine("Elemento desenfileirado: " + 
          this.elementos[this.inicio]);
        return this.elementos[this.inicio++];
      }
    }

    // exibe os elementos da fila
    public void exibirFila() {
      // a fila está vazia
      if (this.inicio == (this.final + 1)) {
        Console.WriteLine("\nA fila está vazia.\n");
        return;
      }
      else {
        for (int i = this.inicio; i <= this.final; i++) {
          Console.WriteLine("Item[" + (i + 1) + "]: " +
            this.elementos[i]);
        }
      }
    }
  }
}

Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Principal usada para testar a funcionalidade da nossa fila:

Código para Principal.cs:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // Vamos criar uma nova fila com espaço para 5 elementos
      Fila fila = new Fila(5);

      // vamos inserir 3 elementos na fila
      fila.enfileirar(34);
      fila.enfileirar(27);
      fila.enfileirar(11);

      // vamos imprimir a fila
      Console.WriteLine("Os itens na fila são: ");
      fila.exibirFila();

      // vamos desenfileirar dois itens
      Console.WriteLine();
      fila.desenfileirar();
      fila.desenfileirar();

      // vamos imprimir a fila novamente
      Console.WriteLine("\nOs itens na fila são: ");
      fila.exibirFila();

      Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Os itens na fila são:
Item[1]: 34
Item[2]: 27
Item[3]: 11

Elemento desenfileirado: 34
Elemento desenfileirado: 27

Os itens na fila são:
Item[3]: 11

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C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o tamanho de um array em C# usando a propriedade Length

Quantidade de visualizações: 7940 vezes
Nesta dica mostrarei como saber a quantidade de elementos em um vetor do C# usando a sua propriedade Length. Por quantidade de elementos nós estamos falando do tamanho do array.

Veja o código C# completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de strings
      string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo",
        "Rio de Janeiro", "Curitiba"};

      // obtém a quantidade de elementos no array
      int quant = cidades.Length;
      Console.WriteLine("Este array possui {0} elementos.", quant);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Este array possui 4 elementos.


C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como retornar a quantidade de itens em uma List genérica do C# usando a propriedade Count

Quantidade de visualizações: 9811 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o tamanho de uma List do C# usando a propriedade Count.

Veja o código C# completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using System.Collections.Generic;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // cria uma List genérica de inteiros
      List<int> valores = new List<int>();

      // insere valores na lista
      valores.Add(4);
      valores.Add(2);
      valores.Add(87);
      valores.Add(23);

      // obtém a quantidade de itens na lista
      int quant = valores.Count;
      Console.WriteLine("A lista contém " + quant + " elementos.");

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A lista contém 4 elementos.


C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#

Quantidade de visualizações: 13128 vezes
Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura
  // de dois pixels
  g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), 
    new Point(400, 450));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450);

É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos criar várias coordenadas x e y
  Point[] coordenadas = {new Point(15,  20), new Point(15, 300),
     new Point(400,  300), new Point(400, 20), new Point(15,  20)};

  // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a 
  // espessura de um pixel
  g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário.


Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

(CEBRASPE - 2008 - Perito PC AC) Conhecimentos de hidráulica, hidrologia e saneamento têm grande aplicação no funcionamento técnico das cidades, permitindo boa gestão dos serviços urbanos. Com base nesses tópicos do conhecimento, julgue o seguinte item.

No escoamento superficial de uma bacia, o hidrograma unitário é a resposta da bacia a uma precipitação de volume unitário de duração conhecida.

A) Verdadeiro
B) Falso
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual instrução é usada para interromper um laço em Python?

A) return

B) catch

C) break

D) continue

E) exit
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Vamos testar seus conhecimentos em

Domínios de Deformações

Vigas de concreto armado, com seções submetidas a um momento fletor e a um esforço cortante, são dimensionadas de tal forma que se determine uma armadura longitudinal para resistir ao momento fletor e uma armadura transversal para resistir ao esforço cortante.

Analise as informações a seguir, a respeito da solicitação normal do tipo momento fletor:

I) Solicitação de flexão simples ocorre quando a única solicitação atuante é o momento fletor.

II) Solicitação de flexão composta ocorre quando, além do momento fletor, há uma força normal atuante.

III) Solicitação de flexão oblíqua ocorre quando o plano de flexão compreende um eixo de simetria da seção transversal.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente a afirmação I está correta.

B) Somente as afirmações I e II estão corretas.

C) Somente a afirmação II está correta.

D) Somente a afirmação III está correta.

E) Somente as afirmações II e III estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Java

Analise o seguinte código Java

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    int a = 3;
    System.out.println(++a * 8);
  }
}

Qual é o resultado de sua execução?

A) 24

B) 32

C) 72

D) 25
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

function somar(array) {
  array[1]++;
  array = array + array;
}
  
valores = new Array(1, 3, 2, 5);
somar(valores);

Qual é o conteúdo do array valores após a execução deste código?

A) o array contém a string "1,4,2,5,1,4,2,5"

B) o array passa a ter 8 elementos: 1,4,2,5,1,4,2,5

C) o array permanece o mesmo: 1,3,2,5

D) o array contém os valores 1,4,2,5
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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