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Como criar uma pilha em C# usando um vetor de ints - Estruturas de Dados em C#Quantidade de visualizações: 1436 vezes |
A Pilha é uma estrutura de dados do tipo LIFO - Last-In, First-Out (Último a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o último elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Veja a imagem a seguir:![]() Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Pilha de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em C# usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado. Veja o código completo para uma classe Pilha usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos empilhar(), desempilhar() e imprimirPilha(): Código para Pilha.cs: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { // Esta classe representa uma pilha usando array (vetor) class Pilha { private int[] elementos; // elementos na pilha private int topo; // o elemento no topo da pilha private int maximo; // a quantidade máxima de elementos na pilha // construtor da classe Pilha public Pilha(int tamanho) { // constrói o vetor elementos = new int[tamanho]; // define o topo como -1 topo = -1; // ajusta o tamanho da pilha para o valor recebido maximo = tamanho; } // método usado para empilhar um novo elemento na pilha public void empilhar(int item) { // a pilha já está cheia? if (topo == (maximo - 1)) { Console.WriteLine("\nA pilha está cheia\n"); return; } else { // vamos inserir este elemento no topo da pilha elementos[++topo] = item; } } // méodo usado para desempilhar um elemento da pilha public int desempilhar() { // a pilha está vazia if (topo == -1) { Console.WriteLine("\nA pilha está vazia\n"); return -1; } else { Console.WriteLine("Elemento desempilhado: " + elementos[topo]); return elementos[topo--]; } } // método que permite imprimir o conteúdo da pilha public void imprimirPilha() { // pilha vazia if (topo == -1) { Console.WriteLine("\nA pilha está vazia\n"); return; } else { // vamos percorrer todos os elementos da pilha for (int i = 0; i <= topo; i++) { Console.WriteLine("Item[" + (i + 1) + "]: " + elementos[i]); } } } } } Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Main usada para testar a funcionalidade da nossa pilha: Código para Principal.cs: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos criar uma nova pilha com capacidade para 5 elementos Pilha p = new Pilha(5); // vamos empilhar 3 elementos p.empilhar(34); p.empilhar(52); p.empilhar(18); // vamos mostrar os elementos na pilha Console.WriteLine("Itens presentes na Pilha\n"); p.imprimirPilha(); // agora vamos remover e retornar dois elementos da pilha Console.WriteLine(); p.desempilhar(); p.desempilhar(); // vamos mostrar os elementos na pilha novamente Console.WriteLine("\nItens presentes na Pilha\n"); p.imprimirPilha(); Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Itens presentes na Pilha Item[1]: 34 Item[2]: 52 Item[3]: 18 Elemento desempilhado: 18 Elemento desempilhado: 52 Itens presentes na Pilha Item[1]: 34 |
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C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como percorrer os elementos de uma ArrayList do C# usando um objeto da interface IEnumeratorQuantidade de visualizações: 8499 vezes |
Um objeto da interface IEnumerator (no namespace System.Collections) pode ser usado para percorrer os elementos de uma coleção não-genérica, como é o caso da classe ArrayList. Podemos usar um enumerador para acessar os itens da lista individualmente, mas estes não poderão sofrer modificações por meio do enumerador. Um enumerador para uma ArrayList é obtido por meio do método GetEnumerator(). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos obter um enumerador para a lista IEnumerator enumerador = lista.GetEnumerator(); Observe agora um trecho de código no qual temos uma lista contendo 5 inteiros. Note o uso de um IEnumerator para percorrer os elementos e exibir o valor contido no elemento atual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // não se esqueça // using System.Collections; // Cria o ArrayList ArrayList lista = new ArrayList(); // Adiciona 5 inteiros lista.Add(65); lista.Add(2); lista.Add(13); lista.Add(97); lista.Add(4); // vamos obter um enumerador para a lista IEnumerator enumerador = lista.GetEnumerator(); // vamos percorrer a lista usando o enumerador while(enumerador.MoveNext()){ Console.WriteLine(enumerador.Current); } Console.Write("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Para saber mais sobre os enumeradores, consulte minhas dicas sobre a interface IEnumerator. |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe GraphicsQuantidade de visualizações: 7712 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Como retornar a capacidade do HD em MB ou GB em C# usando um objeto ManagementObjectQuantidade de visualizações: 8898 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar um objeto ManagementObject para retornar o tamanho de um HD em MB ou GB usando a linguagem C#. No exemplo eu acessei o drive C, mas você pode usar qualquer um que esteja disponível na sua máquina. Veja o código C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { // não esqueça de importar // using System.Management; // vamos criar um novo objeto ManagementObject ManagementObject dispositivo = new ManagementObject("win32_logicaldisk.deviceid=\"C:\""); // vamos retornar o dispositivo dispositivo.Get(); // agora vamos retornar o tamanho do HD double tam = Convert.ToDouble(dispositivo["Size"]); // convertemos para GB tam = tam / 1024 / 1024 / 1024; // e mostramos o resultado textBox1.Text = "O HD tem capacidade de " + tam + " GB"; } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O HD tem capacidade de 251,767574310303 GB Se você quiser o tamanho do HD em MB, basta usar: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- tam = tam / 1024 / 1024; Nos testes que fiz no Visual Studio 2019, não foi possível acessar o HD a partir de uma aplicação C# console, somente por meio de uma aplicação Windows Desktop. Veja a mensagem retornada: System.PlatformNotSupportedException: 'System.Management currently is only supported for Windows desktop applications.' |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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