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Como definir a cor de fundo para a janela do Pygame - Como criar games usando Python e PygameQuantidade de visualizações: 899 vezes |
Como definir a cor de fundo para a janela do Pygame - - Como criar games usando Python e Pygame Nesta dica mostrarei como podemos usar a função fill() para definir a cor de fundo das telas de nossos games construídos usando o Pygame. Note que esta função é chamada no objeto Surface obtido a partir de uma chamada pygame.display.set_mode(). Veja como construí a cor vermelha e a defini como cor de fundo para a janela. Eis o código Pygame completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * # inicializa a biblioteca pygame.init() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela # junto com a constante que permite o redimensionamento da janela DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 600), pygame.RESIZABLE) # vamos definir a cor de fundo para a tela do jogo do Pyagem cor = (255,0, 0) # primeiro criamos uma cor (vermelha) DISPLAYSURF.fill(cor) # e definimos a cor para a superfície da janela # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption('Meu Jogo de Cartas') # e aqui nós entramos no loop do game while True: # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Python para iniciantes - Como inserir itens em posições específicas de uma lista usando o método insert()Quantidade de visualizações: 10678 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como usar a função insert() do objeto List da linguagem Python para inserir um novo elemento em uma determinada posição da lista. A função recebe o índice no qual o elemento será inserido e o seu valor. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] print("Valores na lista:", valores, "\n") # valor a ser inserido valor = int(input("Informe um inteiro: ")) # índice a ser inserido (começa em 0) pos = int(input("Informe uma posicao: ")) # insere o valor na posição determinada valores.insert(pos, valor) # exibe os valores da lista novamente print("Valores na lista:", valores, "\n") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Valores na lista: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] Informe um inteiro: 45 Informe uma posicao: 2 Valores na lista: [2, 5, 45, 12, 2, 3, 32, 18] |
Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Python - Desenvolvimento de Games com PythonQuantidade de visualizações: 998 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Python, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Python que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Math import math # vamos declarar a classe Circulo class Circulo: # construtor da classe def __init__(self, xc, yc, raio): self.xc = xc self.yc = yc self.raio = raio # agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto: def __init__(self, x, y): self.x = x # coordenada x self.y = y # coordenada y # método principal def main(): # vamos criar um objeto Circulo c = Circulo(205, 166, 115) # vamos criar um objeto Ponto p = Ponto(140, 90) # vamos verificar se o ponto está dentro do # círculo dx = p.x - c.xc; dy = p.y - c.yc; if((math.pow(dx, 2) + math.pow(dy, 2)) < math.pow(c.raio, 2)): print("O ponto está dentro do círculo") else: print("O ponto NÃO está dentro do círculo") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Como calcular o Momento Fletor Mínimo e a Excentricidade Mínima de 1ª Ordem de um pilar em Python - Python para Engenharia Civil e Cálculo EstruturalQuantidade de visualizações: 54 vezes |
O cálculo e dimensionamento de pilares, sejam pilares de canto, extremidade ou intermediários, sempre seguem alguns passos cujas ordens são muito importantes, pois os dados de entrada de um passo podem vir de um ou mais passos anteriores. Em dicas anteriores do uso da linguagem Python no cálculo de pilares eu mostrei como calcular os esforços solicitantes majorados em pilares e também como calcular o índice de esbeltez de um pilar nas direções x e y. Nesta dica mostrarei como calcular o Momento Fletor Mínimo e a Excentricidade Mínima de 1ª Ordem de um pilar. Estes dados são muito importantes para a aplicação das fórmulas que embasam a área de aço a ser usada no pilar. Note que a Excentricidade Mínima de 1ª Ordem pode ser desprezada no caso de pilares intermediários (também chamados pilares de centro). O Momento Fletor Mínimo é o momento mínimo que deve ser considerado, mesmo em pilares nos quais a carga está centrada, e é calculado por meio da seguinte fórmula: \[M_\text{1d,min} = Nd \cdot (1,5 + (0,03 \cdot h) \] Onde: M1d,min é o momento fletor mínimo na direção x ou y em kN.cm. Nd são os esforços solicitantes majorados em kN. h é a dimensão do pilar na direção considerada (x ou y) em cm. A Excentricidade Mínima de 1ª Ordem do pilar pode ser calculada por meio da fórmula: \[e_\text{1,min} = \frac{M_\text{1d,min}}{Nd} \] Onde: e1,min é excentricidade mínima de 1ª ordem na direção escolhida. Nd são os esforços solicitantes majorados em kN. Note que, a exemplo do momento fletor mínimo, a excentricidade mínima de 1ª ordem também deve ser calculada nas direções x e y do pilar. Vamos ao código Python agora? Veja que o código pede para o usuário informar as dimensões do pilar nas direções x e y em centímetros, a carga total que chega ao pilar em kN e mostra o momento fletor mínimo e a excentricidade mínima de 1ª ordem no pilar, tanto na direção x quanto na direção y: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método principal def main(): # vamos pedir as dimensões do pilar hx = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): ")) hy = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): ")) # vamos pedir a carga total no pilar em kN Nk = float(input("Informe a carga total no pilar (em kN): ")) # vamos obter o menor lado do pilar (menor dimensão da seção transversal) if (hx < hy): b = hx else: b = hy # agora vamos calcular a área do pilar em centímetros quadrados area = hx * hy # a área está de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) if (area < 360): print("A área do pilar não pode ser inferior a 360cm2") return # vamos calcular a força normal de projeto Nd yn = 1.95 - (0.05 * b) # de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) Tabela 13.1 yf = 1.4 # regra geral para concreto armado Nd = yn * yf * Nk # e agora vamos calcular o momento fletor mínimo na direção x do pilar M1d_min_x = Nd * (1.5 + (0.03 * hx)) # e agora vamos calcular o momento fletor mínimo na direção y do pilar M1d_min_y = Nd * (1.5 + (0.03 * hy)) # agora vamos calcular a excentricidade mínima de 1ª ordem na direção x do pilar e1x_min = M1d_min_x / Nd # e finalmente a excentricidade mínima de 1ª ordem na direção y do pilar e1y_min = M1d_min_y / Nd # e mostramos os resultados print("\nO momento fletor mínimo na direção x é: {0} kN.cm".format( round(M1d_min_x, 2))) print("O momento fletor mínimo na direção y é: {0} kN.cm".format( round(M1d_min_y, 2))) print("A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção x é: {0} cm".format( round(e1x_min, 2))) print("A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção y é: {0} cm".format( round(e1y_min, 2))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): 40 Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): 19 Informe a carga total no pilar (em kN): 841.35 O momento fletor mínimo na direção x é: 3180.3 kN.cm O momento fletor mínimo na direção y é: 2438.23 kN.cm A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção x é: 2.7 cm A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção y é: 2.07 cm |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(IDECAN - 2021 - Perito Criminal de 1ª Classe (PEFOCE)/Engenharia Civil) O aparelho utilizado para medição e registro de precipitações é o A) pluviômetro. B) fluviógrafo. C) pluviógrafo. D) limnímetro. E) limnígrafo. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Empuxo O princípio elaborado por Arquimedes diz que a força de flutuação sobre um corpo submerso em um fluido é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. À luz desse princípio, calcule a carga total que um navio no mar (1,03g/cm3) pode carregar sem afundar, supondo que ele tem um volume de 200m3. A) 150.000kg. B) 190.000kg. C) 106.000kg. D) 200.000kg. E) 206.000 kg. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Postura ética profissional A maioria das sociedades profissionais preparou um código de ética para seus membros. O objetivo do código de ética dos engenheiros é guiá-los a um comportamento ético. Uma análise desses códigos fornece algumas orientações. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta uma conduta ética aceitável em um ambiente de trabalho: A) Promover trabalho honesto e árduo aos clientes. B) Promover conflitos de interesse. C) Aceitar benefício próprio para promover uma vantagem a uma empresa. D) Preterir a segurança, a saúde e o bem-estar. E) Ser ilusório e objetivo. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual função é usada para converter uma string em letras minúsculas em Python? A) toLower() B) toLowerCase() C) lower_case() D) lower() E) lowercase() Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Vantagens e Desvantagens do Concreto Armado A escolha do sistema estrutural a ser adotado para a edificação a ser executada em determinada região passa pelo estudo da viabilidade técnica e, na sequência, da viabilidade econômica. A viabilidade técnica irá considerar, entre outros itens, as vantagens e desvantagens dos sistemas em análise. Com relação às desvantagens da utilização do concreto armado, analise as afirmações a seguir e indique V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): ( ) A necessidade da utilização de um sistema de formas e escoramentos é uma desvantagem das estruturas de concreto armado que pode ser evitada pela utilização de elementos pré-moldados. ( ) O fato de o concreto produzido não atingir a resistência prevista em projeto é uma desvantagem que não pode ser evitada. ( ) A fissuração de elementos de concreto armado é uma desvantagem inevitável e não pode ser controlada. ( ) Seu elevado peso próprio é uma das principais desvantagens no concreto armado, pois esse fato pode ser penalizante na execução. Assinale a alternativa que contém a sequência correta. A) V - V - F - F. B) F - V - F - V. C) F - V - F - F. D) V - F - F - F. E) F - V - V - F. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
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