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Programação Orientada a Objetos em Dart - Como criar sua primeira classe em Dart

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Dart, a exemplo de linguagens um pouco mais antigas, tais como Java, PHP, C++, C#, etc, também dá suporte à Programação Orientada a Objetos (POO).

A programação orientada a objetos gira em torno de classes e objetos. Uma classe define o comportamento dos objetos, enquanto um objeto, por sua vez, é uma instância da classe, ou seja, um objeto que podemos manipular durante a execução dos nossos códigos.

Como criar uma classe em Dart

A criação de uma classe em Dart se dá por meio do uso da palavra-chave class. Veja um exemplo no qual criamos uma classe Produto e, em seguida, criamos dois objetos desta classe:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

// vamos declarar a classe Produto
class Produto{
  // variáveis de instância
  String nome;
  double preco;
  int quantidade;
}

void main(){
  // vamos criar dois objetos da classe Produto
  Produto p1 = new Produto();
  p1.nome = "Bateria H32";
  p1.preco = 345.50;
  p1.quantidade = 42;

  Produto p2 = new Produto();
  p2.nome = "Arroz Tipo 1";
  p2.preco = 9.12;
  p2.quantidade = 50;
  
  // vamos mostrar os dados do primeiro produto
  stdout.write("Nome do produto: ${p1.nome}");


Ao executarmos este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

Nome do produto: Bateria H32
Preço do produto: 345.5
Quantidade do produto: 42
Nome do produto: Arroz Tipo 1
Preço do produto: 9.12
Quantidade do produto: 50

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