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Programação Orientada a Objetos em Dart - Como criar sua primeira classe em DartQuantidade de visualizações: 1458 vezes |
Dart, a exemplo de linguagens um pouco mais antigas, tais como Java, PHP, C++, C#, etc, também dá suporte à Programação Orientada a Objetos (POO). A programação orientada a objetos gira em torno de classes e objetos. Uma classe define o comportamento dos objetos, enquanto um objeto, por sua vez, é uma instância da classe, ou seja, um objeto que podemos manipular durante a execução dos nossos códigos. Como criar uma classe em Dart A criação de uma classe em Dart se dá por meio do uso da palavra-chave class. Veja um exemplo no qual criamos uma classe Produto e, em seguida, criamos dois objetos desta classe: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; // vamos declarar a classe Produto class Produto{ // variáveis de instância String nome; double preco; int quantidade; } void main(){ // vamos criar dois objetos da classe Produto Produto p1 = new Produto(); p1.nome = "Bateria H32"; p1.preco = 345.50; p1.quantidade = 42; Produto p2 = new Produto(); p2.nome = "Arroz Tipo 1"; p2.preco = 9.12; p2.quantidade = 50; // vamos mostrar os dados do primeiro produto stdout.write("Nome do produto: ${p1.nome}"); stdout.write("\nPreço do produto: ${p1.preco}"); stdout.write("\nQuantidade do produto: ${p1.quantidade}"); // vamos mostrar os dados do segundo produto stdout.write("\nNome do produto: ${p2.nome}"); stdout.write("\nPreço do produto: ${p2.preco}"); stdout.write("\nQuantidade do produto: ${p2.quantidade}"); } Ao executarmos este código Dart nós teremos o seguinte resultado: Nome do produto: Bateria H32 Preço do produto: 345.5 Quantidade do produto: 42 Nome do produto: Arroz Tipo 1 Preço do produto: 9.12 Quantidade do produto: 50 |
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Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelasQuantidade de visualizações: 1147 vezes |
Pergunta/Tarefa: Neste exercício para a prática da linguagem Dart você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar. O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a quantidade de linhas: 5 * *** ***** ******* ********* ******* ***** *** * Veja a resolução comentada deste exercício em Dart: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; void main(){ // variáveis que vamos usar na resolução do problema int linhas, estrelas, espacos; // vamos pedir a quantidade de linhas stdout.write("Informe a quantidade de linhas: "); // vamos ler a entrada do usuário linhas = int.parse(stdin.readLineSync()); estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante) // se linhas for igual a 5 nós começamos com 4 espaços espacos = linhas - 1; // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas for(int i = 1; i < linhas * 2; i++){ // vamos imprimir os espaços for(int j = 1; j <= espacos; j++){ stdout.write(" "); } // agora vamos imprimir estrelas for(int j = 1; j < estrelas * 2; j++){ stdout.write("*"); } // passamos para a próxima linha stdout.write("\n"); if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante espacos--; // diminui os espaços estrelas++; // e aumenta as estrelas } else{ // é a parte inferior do diamente espacos++; // aumenta os espaços estrelas--; // e diminui as estrelas } } } |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Dart - Como testar se um ano é bissexto em Dart - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 878 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa Dart que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; void main(){ // vamos solicitar que o usuário informe um ano stdout.write("Informe o ano: "); int ano = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){ print("O ano informado é bissexto."); } else{ print("O ano informado não é bissexto."); } } |
Dart ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Dart usando o método cos() da biblioteca Math - Calculadora de cosseno em DartQuantidade de visualizações: 736 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Dart. Esta método, que faz parte da biblioteca Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos importar a biblioteca dart:math import "dart:math"; void main(){ print("Cosseno de 0 = " + cos(0).toString()); print("Cosseno de 1 = " + cos(1).toString()); print("Cosseno de 2 = " + cos(2).toString()); } Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.0 Cosseno de 1 = 0.5403023058681398 Cosseno de 2 = -0.4161468365471424 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Formas: Confecção e colocação Durante a execução e cura de estruturas em concreto armado, as formas são submetidas a diversos tipos de solicitações, desde a montagem, passando pelo lançamento do concreto, peso da massa e armadura, etc. Sobre esses esforços, assinale a alternativa correta. A) As formas dos pilares são mais solicitadas por cargas verticais. B) As formas de lajes são mais solicitadas por cargas horizontais. C) O peso da armadura é o principal esforço sobre qualquer tipo de forma. D) As formas das vigas são mais solicitadas por esforços verticais. E) O peso da armadura é determinante no dimensionamento da forma de vigas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Dimensionamento de Redes de Distribuição de Água Qual o número de habitantes se deve atingir para que um bloco populacional que hoje é atendido pela tubulação de 150 mm de diâmetro, e cada habitante consome em média 300 L/dia, tendo uma vazão no sistema de 6,5 L/s, ao qual ainda consegue atender bem atualmente? Busque consultar a tabela da norma ABNT que indica a vazão máxima para cada diâmetro de tubulação. A) 5000 habitantes B) 5520 habitantes C) 3000 habitantes D) 652 habitantes E) 2256 habitantes Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
O aço no edifício A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura abaixo, que se caracteriza pelo fato de as extremidades das amarrações diagonais serem recuadas de uma certa distância uma da outra, onde se conectam às vigas, pode ser chamada de: A) Estrutura contraventada. B) Moldura amarrada excentricamente. C) Moldura resistente a momentos. D) Paredes de cisalhamento. E) Nenhuma das alternativas anteriores. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Topografia |
Azimute e Rumo FGV-2015 - No lançamento do projeto geométrico de uma estrada, o topógrafo levantou que o azimute do ponto 10 para o 11 foi de 254º 22' 26''. Nesse caso, o rumo foi de: A) 54º 22' 26'' S B) 54º 22' 26'' NW C) 74º 22' 26'' SW D) 74º 22' 26'' N E) 105º 3' 3'' SW Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Fases de uma obra Em relação à parte gráfica de um projeto, a Planta de Locação/Localização serve, comumente: A) Como ponto de partida para a marcação da construção no terreno. B) Para estabelecer a posição em relação às divisas do terreno e ao alinhamento das vias públicas. C) Como projeção vertical, obtida por planos verticais que interceptam as paredes, portas e janelas, fornecendo maiores informações para a execução da obra. D) Como projeções verticais das fachadas ou faces externas dos edifícios. E) Como projeção horizontal da seção reta, passando acima do peitoril das janelas, para que fiquem representados todos os vãos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Veja mais Dicas e truques de Dart |
Dicas e truques de outras linguagens |
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