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Programação Orientada a Objetos em Dart - Como criar sua primeira classe em Dart

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Dart, a exemplo de linguagens um pouco mais antigas, tais como Java, PHP, C++, C#, etc, também dá suporte à Programação Orientada a Objetos (POO).

A programação orientada a objetos gira em torno de classes e objetos. Uma classe define o comportamento dos objetos, enquanto um objeto, por sua vez, é uma instância da classe, ou seja, um objeto que podemos manipular durante a execução dos nossos códigos.

Como criar uma classe em Dart

A criação de uma classe em Dart se dá por meio do uso da palavra-chave class. Veja um exemplo no qual criamos uma classe Produto e, em seguida, criamos dois objetos desta classe:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

// vamos declarar a classe Produto
class Produto{
  // variáveis de instância
  String nome;
  double preco;
  int quantidade;
}

void main(){
  // vamos criar dois objetos da classe Produto
  Produto p1 = new Produto();
  p1.nome = "Bateria H32";
  p1.preco = 345.50;
  p1.quantidade = 42;

  Produto p2 = new Produto();
  p2.nome = "Arroz Tipo 1";
  p2.preco = 9.12;
  p2.quantidade = 50;
  
  // vamos mostrar os dados do primeiro produto
  stdout.write("Nome do produto: ${p1.nome}");
  stdout.write("\nPreço do produto: ${p1.preco}");
  stdout.write("\nQuantidade do produto: ${p1.quantidade}");

  // vamos mostrar os dados do segundo produto
  stdout.write("\nNome do produto: ${p2.nome}");
  stdout.write("\nPreço do produto: ${p2.preco}");
  stdout.write("\nQuantidade do produto: ${p2.quantidade}");  
}

Ao executarmos este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

Nome do produto: Bateria H32
Preço do produto: 345.5
Quantidade do produto: 42
Nome do produto: Arroz Tipo 1
Preço do produto: 9.12
Quantidade do produto: 50

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Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Dart - Geometria Analítica e Álgebra Linear em Dart

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Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Dart. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Dart completo que nos auxilia na resolução deste problema:

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// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

void main(){
  // vamos construir os quatro pontos
  Ponto A = new Ponto(5, 7);
  Ponto B = new Ponto(9, -4);
  Ponto C = new Ponto(-8, 2);
  Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
  // vamos obter a representação do segmento AB    
  double a1 = B.y - A.y;
  double b1 = A.x - B.x;
  double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
  // vamos obter a representação do segmento CD
  double a2 = D.y - C.y;
  double b2 = C.x - D.x;
  double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
  // obtém o determinante
  double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
  // as duas retas são paralelas?
  if(determinante == 0){
    print("\nAs duas retas são paralelas.\n");
  }
  else{
    // e construímos o ponto de intersecção
    double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
    double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
    Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
    print("O ponto de interseção é: " + 
      "x = ${x.toStringAsFixed(2)}; y = ${y.toStringAsFixed(2)}");
  }
}


Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com Dart

Quantidade de visualizações: 761 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Dart, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Dart que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

// vamos importar a biblioteca dart:math
import "dart:math";

// vamos declarar a classe Circulo
class Circulo{
  double xc;
  double yc;
  double raio;
   
  // construtor da classe Circulo 
  Circulo(double xc, double yc, double raio){
    this.xc = xc; // x do centro
    this.yc = yc; // y do centro
    this.raio = raio; // raio do círculo
  }
}

// agora vamos declarar a classe Ponto
class Ponto{
  double x;
  double y;
   
  // construtor da classe Ponto 
  Ponto(double x, double y){
    this.x = x; // coordenada x
    this.y = y; // coordenada y 
  }
}

void main(){
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  Circulo c;
  Ponto p;
  double dx, dy;
  
  // vamos criar um objeto Circulo
  c = new Circulo(205, 166, 115);
  // vamos criar um objeto Ponto
  p = new Ponto(140, 90);
   
  // vamos verificar se o ponto está dentro do
  // círculo
  dx = p.x - c.xc;
  dy = p.y - c.yc;
  if((pow(dx, 2) + pow(dy, 2)) < pow(c.raio, 2)){
    stdout.write("O ponto está dentro do círculo");  
  }
  else{
    stdout.write("O ponto NÃO está dentro do círculo");  
  }
}

Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.


Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

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Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

// vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros
List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9];
Escreva um programa Dart para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart:

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// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

void main(){
  // vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros
  List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9];
    
  // vamos mostrar o vetor na ordem original
  print("Vetor na ordem original:\n");
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    stdout.write("${valores[i]}   ");
  }
    
  // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
  // o primeiro elemento do vetor
  int j = 0;
    
  // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
  // incrementanto a variável i e deixando o j em 0
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    // encontramos um valor que não é 0
    if(valores[i] != 0){
      // fazemos a troca entre os elementos nos índices
      // i e j
      int temp = valores[i];
      valores[i] = valores[j];
      valores[j] = temp;
      // e avançamos o j para o elemento seguinte
      j++;
    }
  }
    
  // agora mostramos o resultado
  print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n");
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    stdout.write("${valores[i]}   ");
  }
}

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.


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