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Introdução à animação de objetos no Pygame - Como mover uma imagem na superfície da tela do jogoQuantidade de visualizações: 1033 vezes |
Nesta dica eu mostrarei uma das técnicas mais básicas de animação no Pygame do Python. Trata-de de um exemplo simples que você poderá usar como base para desenvolver seus jogos. Aqui eu mostro como criar um timer pygame.time.Clock(), como definir a quantidade de frames por segundo FPS, assim como carregar e exibir a imagem a ser usada na animação. Outras técnicas muito úteis que mostro é como definir a cor da tela do jogo, como definir o título, o tamanho da tela, o loop do jogo e o uso da função blit() para redesenhar a imagem na nova posição. Veja o código Pygame completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * # inicializa a biblioteca pygame.init() # quantidade de frames por segundo FPS = 30 # construímos o timer timer = pygame.time.Clock() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((500, 400), 0, 32) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption('Animações no Pygame') # vamos criar a cor branca BRANCO = (255, 255, 255) # a imagem que será usada na animação moto = pygame.image.load('moto.png') moto_x = 10 moto_y = 10 direcao = 'direita' # e aqui nós entramos no loop do game while True: # vamos pintar a tela toda de branco DISPLAYSURF.fill(BRANCO) # ajustamos a posição da imagem de acordo com a direção if direcao == 'direita': moto_x = moto_x + 5 if moto_x >= 400: direcao = 'baixo' elif direcao == 'baixo': moto_y = moto_y + 5 if moto_y >= 300: direcao = 'esquerda' elif direcao == 'esquerda': moto_x = moto_x - 5 if moto_x == 20: direcao = 'cima' elif direcao == 'cima': moto_y = moto_y - 5 if moto_y == 10: direcao = 'direita' # redesenha a imagem da moto na posição especificada DISPLAYSURF.blit(moto, (moto_x, moto_y)) # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() # aciona o disparo do timer timer.tick(FPS) |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o arco cosseno de um número em Python usando o método acos() do módulo mathQuantidade de visualizações: 3333 vezes |
O arco cosseno, (também chamado de cosseno inverso) pode ser representado por cos-1 x, arccos x ou acos x. Esta função é a inversa do cosseno, ou seja, se o cosseno é a relação entre o cateto adjacente ao ângulo e a hipotenusa, o arco cosseno parte desta relação para encontrar o valor do ângulo. Em Python, o arco cosseno de um número pode ser obtido por meio do método acos() da classe Math. Este método recebe um valor double e retorna também um double, na faixa 0 <= x <= PI, onde PI vale 3.1416. Veja um código Python completo no qual informamos um número e em seguida calculamos o seu arco-cosseno: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Math import math as math def main(): numero = 0.5 print("O arco cosseno de %f é %f" % (numero, math.acos(numero))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O arco cosseno de 0.500000 é 1.047198 Não se esqueça de que as funções trigonométricas são usadas para modelar o movimento das ondas e fenômenos periódicos, como padrões sazonais. Elas formam a base para análises avançadas em engenharia elétrica, processamento digital de imagem, radiografia, termodinâmica, telecomunicações e muitos outros campos da ciência e da tecnologia. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Python para iniciantes - Como contar de 0 a 10 usando o laço for da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 10539 vezes |
Nesta dica veremos como usar o loop for da linguagem Python para contar de 0 até 10. É um exemplo bem simples, mas serve para nos lembrar da sintáxe dessa construção. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): for i in range(11): print(i, end = " ") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar arrays (vetores e matrizes) usando o objeto ndarray da biblioteca Numpy do PythonQuantidade de visualizações: 3017 vezes |
O objeto ndarray é a parte mais importante da biblioteca Numpy do Python. É por meio dele que criamos vetores e matrizes. Quando falamos vetores, estamos nos referindo às matrizes de apenas uma dimensão, ou seja, uma linha e várias colunas. A forma mais comum de se criar arrays na Numpy é usando funções presentes na biblioteca. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos usar o método arange() para construir um # vetor de 10 elementos, começando de 0 até 9 vetor = np.arange(10) # vamos mostrar o vetor gerado print(vetor) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: [0 1 2 3 4 5 6 7 8 9] Depois que criamos o vetor, seus elementos individuais podem ser acessados usando-se o nome da variável usada para representar todo o valor e o índice do elemento que queremos acessar (começando em 0). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos usar o método arange() para construir um vetor de # 10 elementos, começando de 0 até 9 vetor = np.arange(10) # vamos mostrar o vetor inteiro print("Vetor gerado: ", vetor) # vamos mostrar o valor do terceiro elemento print("Terceiro elemento: ", vetor[2]) if __name__== "__main__": main() Este código produzirá o seguinte resultado: Vetor gerado: [0 1 2 3 4 5 6 7 8 9] Terceiro elemento: 2 Uma outra forma de criarmos vetores usando a Numpy, é fornecendo os elementos do vetor como uma list. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar um vetor passando uma list valores = np.array([4, 12, 50, 8, 32]) # vamos mostrar o resultado print("Elementos no vetor:", valores) if __name__== "__main__": main() Este código vai gerar o seguinte resultado: Elementos no vetor: [ 4 12 50 8 32] Agora vamos usar essa mesma abordagem para criar uma matriz de duas dimensões (bidimensional): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar uma matriz bidimensional passando # duas lists dentro de uma list valores = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1)]) # vamos mostrar o resultado print("Elementos no vetor:", valores) if __name__== "__main__": main() Veja o resultado da execução desse código: Elementos no vetor: [[12 12 50] [ 5 3 1]] Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre as funções de criação e manipulação de vetores e matrizes usando a biblioteca NumPy do Python. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
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