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Como desenhar linhas em determinados ângulos no PygameQuantidade de visualizações: 764 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos desenhar linhas em determinados na biblioteca Pygame do Python. Note que criei um função que nos permite especificar as coordenadas x e y inicias, o ângulo de inclinação da linha e o seu comprimento, assim como a cor e sua largura. Eis o código Pygame completo e logo abaixo a imagem com a saída resultante: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as bibliotecas necessárias import math import pygame, sys from pygame.locals import * # função personalizada que recebe as coordenadas x e y iniciais # da linha, seu comprimento, o ângulo, sua cor e sua largura e a desenha na # tela def desenhar_linha_angulo(x, y, comprimento, angulo, superficie, cor, largura): pygame.draw.line(superficie, cor, (x, y), ( (x + math.cos(angulo / 180.0 * math.pi) * comprimento), (y - math.sin(angulo / 180.0 * math.pi) * comprimento)), largura) # inicializa a biblioteca pygame.init() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((500, 400), 0, 32) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption('Como desenhar linhas em determinados ângulos no Pygame') # vamos criar algumas cores BRANCO = (255, 255, 255) VERMELHO = (255, 0, 0) AZUL = (0, 0, 255) VERDE = (0, 255, 0) # vamos pintar a tela toda de branco DISPLAYSURF.fill(BRANCO) # vamos chamar a função que desenha a linha em um determinado # ângulo. Vou pedir para desenhar três linhas, todas em ângulos diferentes desenhar_linha_angulo(100, 300, 300, 45, DISPLAYSURF, VERMELHO, 3) desenhar_linha_angulo(100, 300, 500, 75, DISPLAYSURF, VERDE, 5) desenhar_linha_angulo(100, 300, 250, -370, DISPLAYSURF, AZUL, 2) # e aqui nós entramos no loop do game while True: # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() Ao executarmos este código Pygame nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Tupla (Tuple) |
Python para iniciantes - Como usar o tipo de dados tuple da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 9064 vezes |
Uma tupla (tuple) é similar a uma lista (list), com a exceção de que uma tupla não pode ser modificada, ou seja, é imutável. Veja como criar uma tupla contendo cinco elementos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Cria uma tupla valores = 4, 76, 2, 98, 4 # Exibe o valor do segundo elemento print valores[1] # Exibe todos os elementos for valor in valores: print valor, Veja agora o que acontece quando tentamos alterar o valor de um dos elementos da tupla: valores[4] = 50 Traceback (most recent call last): File "tuplas.py", line 19, in <module> valores[4] = 50 TypeError: 'tuple' object does not support item assignment Contudo, a variável do tipo tupla pode ser alterada para apontar para uma tupla diferente. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Cria duas tuplas valores = 4, 76, 2, 98, 4 letras = 'A', 'B', 'C' # Atribue os elementos de letras a valores valores = letras # Exibe o resultado print valores É comum colocar os elementos de uma tupla entre parênteses. Assim, a tupla abaixo é perfeitamente legal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- valores = (4, 76, 2, 98, 4) Embora não muito provável, se precisarmos criar uma tupla de apenas um elemento, devemos inserir uma vírgula após ele. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- valores = (4,) Tuplas podem conter elementos de diferentes tipos de dados. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Cria uma tupla contendo tipos diferentes # de dados cliente = (3, "Osmar J. Silva", "Goiânia", "GO", 35) # Exibe o valor do 4º elemento estado = cliente[3] print estado |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Vetores e matrizes em Python - Como inserir itens em posições aleatórias de uma listaQuantidade de visualizações: 9499 vezes |
Este exemplo mostra como adicionar itens em posições aleatórias de uma lista Python. Note como usamos o método insert() da classe List passando um valor randômico para o índice no qual o novo elemento será inserido. Veja o código completo para a dica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo random import random def main(): # cria uma lista vazia valores = [] # início do laço for for i in range(1, 11): valor = int(input("Informe um inteiro: ")) if(len(valores) == 0): valores.insert(0, valor) else: # insere o valor em um posição aleatória valores.insert(random.randrange(0, len(valores)), valor) # exibe os valores da lista print("Valores na lista:", valores, "\n") # fim do laço for if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe um inteiro: 9 Valores na lista: [9] Informe um inteiro: 3 Valores na lista: [3, 9] Informe um inteiro: 2 Valores na lista: [2, 3, 9] Informe um inteiro: 8 Valores na lista: [2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 10 Valores na lista: [10, 2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 18 Valores na lista: [18, 10, 2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 30 Valores na lista: [18, 10, 30, 2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 60 Valores na lista: [18, 10, 30, 2, 3, 8, 60, 9] Informe um inteiro: 67 Valores na lista: [18, 10, 67, 30, 2, 3, 8, 60, 9] Informe um inteiro: 82 Valores na lista: [18, 10, 67, 30, 2, 3, 8, 82, 60, 9] |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Hidrologia e Hidráulica |
Exercícios Resolvidos de Python - FEMPERJ-2012-TCE-RJ: A vazão de dimensionamento de uma galeria de águas pluviais que drena uma área densamente urbanizada de 10 hectaresQuantidade de visualizações: 322 vezes |
Pergunta/Tarefa: 1) FEMPERJ-2012-TCE-RJ: A vazão de dimensionamento de uma galeria de águas pluviais que drena uma área densamente urbanizada de 10 hectares, considerando-se uma chuva de projeto com intensidade de 60 mm/hora, duração igual ao tempo de concentração da bacia e coeficiente de escoamento superficial igual a 0,90, através do Método Racional, é: A) 150 m3/s B) 0,150 l/s C) 1,5 m3/s D) 150 l/s E) 15 m3/s Sua saída deve ser parecida com: Intensidade da chuva em mm/h: 60 Área da bacia em hectares: 10 Coeficiente de escoamento: 0.9 A vazão de dimensionamento é: 1.5 m3/s O primeiro passo para resolver esta questão é relembrar a fórmula da Vazão pelo Método Racional. Apresentado pela primeira vez em 1851 por Mulvaney e usado por Emil Kuichling em 1889, o Método Racional é um método indireto e estabelece uma relação entre a chuva e o escoamento superficial (deflúvio). Usamos esta fórmula para calcular a vazão de pico de uma determinada bacia, considerando uma seção de estudo. Eis a fórmula: \[Q = \frac{C \cdot I \cdot A}{360} \] Onde: Q = vazão de pico (m3/s); C = coeficiente de escoamento superficial que varia de 0 a 1. Coeficiente de Runoff (adimensional). I = intensidade média da chuva (mm/h); A = área da bacia (ha), onde 1 ha = 10.000m2. A [[menor_igual]] 300 ha. Na questão do concurso nós já temos a intensidade da chuva em milímetros por hora e a área já está em hectares. Tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Então, hora de vermos a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): # vamos ler a precipitação ou intensidade da chuva em mm/h intensidade = float(input("Intensidade da chuva em mm/h: ")) # vamos ler a área da bacia em hectares area_bacia = float(input("Área da bacia em hectares: ")) # vamos ler o coeficiente de escoamento coeficiente = float(input("Coeficiente de escoamento: ")) # e vamos calcular a vazão de pico em metros cúbicos vazao = ((coeficiente * intensidade * area_bacia) / 360.0) # e mostramos o resultado print("A vazão de dimensionamento é: {0} m3/s".format(vazao)) if __name__== "__main__": main() |
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Portugol - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesiano |
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