Você está aqui: Python ::: Pygame ::: Passos Iniciais |
O que é Pygame e como usá-lo para o desenvolvimento de jogos em PythonQuantidade de visualizações: 1696 vezes |
A biblioteca Pygame é direcionada para a criação de jogos multiplataforma (independente de sistema operacional). Feita para ser utilizada em conjunto com a linguagem de programação Python, o nome Pygame tem origem da junção de Py, proveniente de Python e Game, que significa Jogo, ou seja, Jogos em Python. A Pygame se baseia na ideia de que as tarefas mais intensivas a nível computacional em um jogo podem ser abstraídas separadamente da lógica principal, ou seja, o uso de memória e CPU (úteis para processar imagens e sons) são tratados pelo próprio código do Pygame e não pelo código do seu jogo. Assim, torna-se possível utilizar uma linguagem de alto nível, como Perl, Lua ou Python para organizar a estrutura do jogo em si. Como instalar a biblioteca Pygame O primeiro passo para verificar se você já tem a biblioteca Pygame instalada, é executando o seguinte código Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import pygame # inicia a biblioteca pygame.init() # cria a tela com o tamanho de 600 x 450 tela = pygame.display.set_mode((600, 450)) # para continuar a execução finalizado = False # um laço que repetirá infinitamente while not finalizado: # processa os eventos for event in pygame.event.get(): # o usuário fechou a aplicação? if event.type == pygame.QUIT: finalizado = True # atualiza a tela do jogo pygame.display.flip() No entanto, se você ainda não tiver a biblioteca Pygame instalada no seu Python, a seguinte mensagem de erro será exibida: c:\estudos_python>python principal.py Traceback (most recent call last): File "c:\estudos_python\principal.py", line 1, in <module> import pygame ModuleNotFoundError: No module named 'pygame' Para proceder com a instalação, basta disparar o seguinte comando em uma janela de terminal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- pip install pygame Pronto! Se correr tudo bem a instalação você poderá executar o código anterior novamente e já verá a tela da sua primeira aplicação Pygame. |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Python para matemática - Como definir a precisão (casas decimais) na exibição de um valor de ponto-flutuante em PythonQuantidade de visualizações: 14890 vezes |
Este trecho de código mostra como definir a precisão com que um número de ponto-flutuante será exibido. Atenção: Arredondamentos podem ocorrer dependendo da redução das casas decimais. Veja o código Python completo para a dica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): valor = 43.13985765 # com dois dígitos print("O valor e %.2f" % valor) # com três dígitos print("O valor e %.3f" % valor) # com um dígito print("O valor e %.1f" % valor) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O valor é 43.14 O valor é 43.140 O valor é 43.1 |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Escreva um programa em Python que usa a função log10() para informar a quantidade de dígitos em um número inteiroQuantidade de visualizações: 563 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em Python que peça para o usuário informar um número inteiro de qualquer tamanho, ou seja, qualquer quantidade de dígitos. Em seguida seu código deverá informar a quantidade de dígitos contida no número inteiro digitado pelo usuário. Seu programa deverá, obrigatoriamente, usar a função log10() do módulo Math. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro de qualquer tamanho: 847 O número informado possui 3 dígitos Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Math import math # método principal def main(): # vamos pedir para o usuário informar um número inteiro numero = int(input("Informe um número inteiro de qualquer tamanho: ")) # agora vamos obter a quantidade de dígitos no # número informado tamanho = int(math.log10(numero)) + 1 # mostramos o resultado print("O número informado possui {0} dígitos".format(tamanho)) if __name__== "__main__": main() |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar em letra maiúscula apenas o primeiro caractere de uma palavra ou frase usando a função capitalize() do PythonQuantidade de visualizações: 11555 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método capitalize() do objeto string da linguagem Python para transformar em letra maiúscula apenas a primeira letra de uma palavra, frase ou texto. Veja o trecho de código a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): frase1 = "trabalho, Estudo e toco Guitarra." # converte a primeira letra para maiúsculas e as demais # para letras minúsculas frase2 = frase1.capitalize() # mostra os resultados print("Frase original:", frase1) print("Apenas a primeira letra maiúscula:", frase2) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Frase original: trabalho, Estudo e toco Guitarra. Apenas a primeira letra maiúscula: Trabalho, estudo e toco guitarra. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |