Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QMainWindow

Como criar a janela principal de uma aplicação Python PyQt usando a classe QMainWindow

Quantidade de visualizações: 1418 vezes
Em geral toda aplicação GUI, ou seja, uma aplicação de interface visual, rodando no Window, Linux, MAC, etc, possui uma janela principal. No PyQt tal janela é criada como uma instância da classe QMainWindow.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do PyQt:

QObject, QPaintDevice
  QWidget
    QMainWindow


Uma janela QMainWindow possui o seu próprio layout, no qual podemos adicionar uma barra de ferramentas QToolBar, um QDockWidget (que serve para controles que "grudam" em lados diferentes da tela), uma barra de menus QMenuBar e uma barra de status QStatusBar.

O layout oferecido pela classe QMainWindow possui uma área central que pode ser ocupada por qualquer tipo de controle visual. É nessa área central que podemos colocar outros tipos de gerenciadores de layouts, que servirão como containers para os componentes visuais da aplicação.

Veja uma aplicação PyQt completa na qual temos uma janela principal QMainWindow e um botão QPushButton. Observe como tiramos proveito da programação orientada em Python para criar uma classe JanelaPrincipal que herda de QMainWindow:

# vamos importar os módulos necessários
import sys
from PyQt6.QtCore import *
from PyQt6.QtGui import *
from PyQt6.QtWidgets import *

# vamos criar uma classe que herda de QMainWindow
class JanelaPrincipal(QMainWindow):
  # construtor da classe
  def __init__(self):
    super().__init__()

    # definimos o título da janela 
    self.setWindowTitle("Cadastro de Produtos")
    
    # vamos criar um botão QPushButton
    botao = QPushButton("Novo Produto")

    # definimos este botão como o controle central
    # da janela principal
    self.setCentralWidget(botao)


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 24 usuários muito felizes estudando em nosso site.