![]() |
|
||||
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QPushButton |
||||
Como criar um botão em Python PyQt usando a classe QPushButtonQuantidade de visualizações: 1148 vezes |
||||
Os botões QPushButton são os controles mais básicos e comuns em aplicações GUI PyQt. Eles são criados a partir da classe QPushButton. Veja a sua posição na hierarquia de classes dos PyQt:QObject, QPaintDevice QWidget QAbstractButton QPushButton QCommandLinkButton Veja um trecho de código no qual criamos um botão QPushButton e o colocamos em uma janela QWidget:
Ao executar este código Python PyQt nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
||||
![]() |
||||
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
||||
Python para iniciantes - Como inserir itens em posições específicas de uma lista usando o método insert()Quantidade de visualizações: 10789 vezes |
||||
Nesta dica eu mostrarei como usar a função insert() do objeto List da linguagem Python para inserir um novo elemento em uma determinada posição da lista. A função recebe o índice no qual o elemento será inserido e o seu valor. Veja o código completo para o exemplo:
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Valores na lista: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] Informe um inteiro: 45 Informe uma posicao: 2 Valores na lista: [2, 5, 45, 12, 2, 3, 32, 18] | ||||
Python ::: Pygame ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação |
||||
Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em portuguêsQuantidade de visualizações: 1209 vezes |
||||
Nesta dica mostrarei um código para a criação de um relógio analógico completo em Python, com comentários detalhados e fácil de entender. Veja a imagem:![]() Por simplicidade, eu mantive a mesma cor para todos os elementos da animação e deixei somente o básico mesmo, para que você possa se concentrar nas partes mais importantes. Neste código você aprenderá como definir o tamanho, título e cor de fundo para uma janela do Pygame do Python. Aprenderá também como definir a quantidade de frames por segundo para a animação, assim como controlar os disparos do timer pygame.time.Clock(). Por fim, o código mostra como calcular o ângulo dos ponteiros das horas, minutos e segundos e efetuar o desenho das retas saindo do centro do círculo. Você sabia, por exemplo, que o ângulo de 45 graus corresponde exatamente à hora 1:30hs? Em vários exemplos de relógios analógicos na internet, o ponteiro das horas fica preso à uma determinada hora, aguardando o ponteiro dos segundos completar um giro completo. No código que apresento aqui, eu obtive a hora atual como um decimal, o que faz com que o ponteiro das horas mostre a posição real da hora, como um relógio analógico do mundo real. Para estudantes de matemática, engenharia e física, este código é uma boa aplicação da técnica de se converter coordenadas polares para coordenadas cartesianas. Eis o código completo para o relógio analógico. Boa diversão.
| ||||
Python ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
||||||||||||||||
Como converter uma string para um valor numérico inteiro usando a função int() do PythonQuantidade de visualizações: 20536 vezes |
||||||||||||||||
Em algumas situações precisamos converter uma string ou a entrada do usuário para um valor inteiro. Isso pode ser feito por meio da função nativa int(). Esta função recebe uma string (conjunto de dígitos, letras e símbolos) e a converte (ou pelo menos tenta) em um valor inteiro. Veja um exemplo:
A saída deste código será parecida com:
Note que, por padrão, a função int() converte a string para um valor inteiro usando a base 10, ou seja, a base decimal. É possível fornecer uma base diferente. Veja, por exemplo, como ler uma string contendo um valor binário:
O resultado da execução desse código será algo como:
| ||||||||||||||||
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |