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Como testar se duas palavras são anagramas uma da outra - Solução usando ordenação de strings - Desafio de Programação Resolvido em CQuantidade de visualizações: 1818 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dadas duas palavras p1 e p2, escreva um código C que informa se uma palavra é anagrama da outra. Um anagrama é uma espécie de jogo de palavras criado com a reorganização das letras de uma palavra ou expressão para produzir outras palavras ou expressões, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Para esta solução você deverá, obrigatoriamente, usar a ordenação das duas strings em ordem alfabética. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Informe a primeira palavra: perda Informe a segunda palavra: pedra As duas palavras são anagramas uma da outra. Veja a resolução com código comentado em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> #include <locale.h> // Esta função é usada para converter todos os caracteres // para letras minúsculas void letras_minusculas(char *string){ while(*string){ *string = tolower(*string); string++; } } // Esta função é usada para ordenar a string em ordem alfabética void ordenar(char texto[]){ int temp = 0, i, j; for(i = 0; i <strlen(texto) - 1; i++){ for(j = i + 1; j < strlen(texto); j++){ if (texto[i] > texto[j]) { temp = texto[i]; texto[i] = texto[j]; texto[j] = temp; } } } } int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas para resolver o problema char palavra1[80], palavra2[80]; int i; int anagramas = 1; // true setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar as duas palavras printf("Informe a primeira palavra: "); gets(palavra1); printf("Informe a segunda palavra: "); gets(palavra2); // o primeiro passo é testar os tamanhos das duas strings if (strlen(palavra1) != strlen(palavra2)){ anagramas = 0; // falso } else{ // vamos converter as duas strings para letras minúsculas letras_minusculas(palavra1); letras_minusculas(palavra2); // agora ordenamos as duas strings em ordem alfabética ordenar(palavra1); ordenar(palavra2); // percorremos todos os os caracteres da primeira string for(i = 0; i < strlen(palavra1); i++) { // os dois caracteres nas duas strings são diferentes? if(palavra1[i] != palavra2[i]) { anagramas = 0; // falso } } } if(anagramas){ printf("As duas palavras são anagramas uma da outra."); } else{ printf("As duas palavras não são anagramas uma da outra."); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar um ponteiro para acessar e alterar o valor de mais de uma variável do tipo int usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 9999 vezes |
Esta dica mostra a você como podemos usar apenas um ponteiro para acessar e manipular os valores de três variáveis do tipo int. Veja o uso do símbolo "&" para acessar o endereço de uma variável e "*" (operador de indireção) para acessar o valor da variável apontada pelo ponteiro. Observe o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa três variáveis int a = 23; int b = 40; int c = 3; // exibe seus valores printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c); // declara um ponteiro para uma variável do tipo int int *p; // aponta para a variável "a" e altera seu valor p = &a; *p = 12; // aponta para a variável "b" e altera seu valor p = &b; *p = 695; // aponta para a variável "c" e altera seu valor p = &c; *p = 90; // exibe os novos valores das variáveis printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: a = 23, b = 40, c = 3 a = 12, b = 695, c = 90 Pressione qualquer tecla para continuar... |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como abrir ou criar arquivos em C usando a função fopen()Quantidade de visualizações: 66368 vezes |
Há muitas situações nas quais precisamos ler ou gravar dados em arquivos a partir de nossos programas C. O primeiro passo para esta tarefa é aprender a usar a função fopen(). Esta função é a responsável por conectar um ponteiro de arquivos ao arquivo que queremos manipular. Veja sua assinatura:FILE *fopen(const char *nome, const char *modo); O parâmetro nome é uma string que indica o nome do arquivo a ser aberto ou criado. O parâmetro modo indica se o arquivo será aberto para leitura, escrita ou ambos. Antes de continuarmos, veja um trecho de código que tenta abrir um arquivo chamado "testes.txt" localizado no diretório "c:\": ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); // testa se o arquivo foi aberto com sucesso if(arquivo != NULL) printf("Arquivo foi aberto com sucesso."); else printf("Nao foi possivel abrir o arquivo."); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Veja que a primeira linha declara um ponteiro para a estrutura FILE e atribui a este ponteiro o resultado de uma chamada à função fopen(). Se o arquivo for aberto com sucesso, poderemos manipulá-lo a partir do ponteiro *arquivo. Do contrário, o valor NULL será retornado. A linguagem C padrão permite a definição dos seguintes modos de abertura de arquivos: a - abre um arquivo para inserção. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. r - abre um arquivo existente para leitura. w - abre um arquivo para escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. r+ - abre um arquivo existente para leitura e gravação. w+ - abre um arquivo para leitura e escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. a+ - abre um arquivo para inserção e leitura. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular o tempo de queda livre de um corpo dada a altura da queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2909 vezes |
Galileu Galilei fez experimentos para comprovar que o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa. Esse importante estudioso abandonava objetos de massas diferentes do alto da torre de Pisa e verificava que o tempo para atingirem o solo sempre era o mesmo para todos os casos. No Movimento Uniformemente Variado (MUV), o tempo de queda livre de um corpo, quando temos a altura na qual o objeto é abandonado, pode ser calculado por meio da fórmula: \[ \text{t} = \sqrt{\frac{\text{2} \cdot \text{H}}{\text{g}}} \] Onde: t ? tempo da queda (em segundos). H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. g ? aceleração da gravidade (m/s2). Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um tijolo é largado de uma construção há 10 metros de altura. Calcule o tempo de sua queda, ou seja, o tempo imediatamente antes de o corpo (o tijolo) tocar o chão. Veja que temos a altura de 10 metros e já sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665. Assim, tudo que temos que fazer é jogar esses valores na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // altura da queda float altura = 10; // em metros // vamos calcular o tempo da queda (em segundos) float tempo_queda = sqrt((2 * altura) / gravidade); // mostramos o resultado printf("O tempo da queda livre é: %f segundos", tempo_queda); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: O tempo da queda livre é: 1.428087 segundos. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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