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Como testar se duas palavras são anagramas uma da outra - Solução usando ordenação de strings - Desafio de Programação Resolvido em C

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Pergunta/Tarefa:

Dadas duas palavras p1 e p2, escreva um código C que informa se uma palavra é anagrama da outra. Um anagrama é uma espécie de jogo de palavras criado com a reorganização das letras de uma palavra ou expressão para produzir outras palavras ou expressões, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez.

Para esta solução você deverá, obrigatoriamente, usar a ordenação das duas strings em ordem alfabética.

Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Informe a primeira palavra: perda
Informe a segunda palavra: pedra
As duas palavras são anagramas uma da outra.
Resposta/Solução:

Veja a resolução com código comentado em C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <locale.h>

// Esta função é usada para converter todos os caracteres
// para letras minúsculas
void letras_minusculas(char *string){
  while(*string){
    *string = tolower(*string);
    string++;
  }
}  
      
// Esta função é usada para ordenar a string em ordem alfabética
void ordenar(char texto[]){  
  int temp = 0, i, j;  
          
  for(i = 0; i <strlen(texto) - 1; i++){  
    for(j = i + 1; j < strlen(texto); j++){  
      if (texto[i] > texto[j]) {  
        temp = texto[i];  
        texto[i] = texto[j];  
        texto[j] = temp;  
      }  
    }  
  }     
}  

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas para resolver o problema
  char palavra1[80], palavra2[80]; 
  int i;
  int anagramas = 1; // true
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  // vamos pedir para o usuário informar as duas palavras
  printf("Informe a primeira palavra: ");
  gets(palavra1);
  printf("Informe a segunda palavra: ");
  gets(palavra2);
	
  // o primeiro passo é testar os tamanhos das duas strings  
  if (strlen(palavra1) != strlen(palavra2)){  
    anagramas = 0; // falso
  }  
  else{  
    // vamos converter as duas strings para letras minúsculas 
    letras_minusculas(palavra1);  
    letras_minusculas(palavra2);  
              
    // agora ordenamos as duas strings em ordem alfabética  
    ordenar(palavra1);  
    ordenar(palavra2);  
    
    // percorremos todos os os caracteres da primeira string
    for(i = 0; i < strlen(palavra1); i++) {  
      // os dois caracteres nas duas strings são diferentes?  
      if(palavra1[i] != palavra2[i]) {  
        anagramas = 0; // falso 
      }  
    }    
  }  
      
  if(anagramas){
    printf("As duas palavras são anagramas uma da outra.");
  }
  else{
    printf("As duas palavras não são anagramas uma da outra.");
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}


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C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como usar um ponteiro para acessar e alterar o valor de mais de uma variável do tipo int usando a linguagem C

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Esta dica mostra a você como podemos usar apenas um ponteiro para acessar e manipular os valores de três variáveis do tipo int. Veja o uso do símbolo "&" para acessar o endereço de uma variável e "*" (operador de indireção) para acessar o valor da variável apontada pelo ponteiro.

Observe o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa três variáveis
  int a = 23;
  int b = 40;
  int c = 3;
 
  // exibe seus valores
  printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c);
 
  // declara um ponteiro para uma variável do tipo int
  int *p;
 
  // aponta para a variável "a" e altera seu valor
  p = &a;
  *p = 12;
 
  // aponta para a variável "b" e altera seu valor
  p = &b;
  *p = 695;
 
  // aponta para a variável "c" e altera seu valor
  p = &c;
  *p = 90;
 
  // exibe os novos valores das variáveis
  printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c);
 
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

a = 23, b = 40, c = 3
a = 12, b = 695, c = 90
Pressione qualquer tecla para continuar...


C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como abrir ou criar arquivos em C usando a função fopen()

Quantidade de visualizações: 66368 vezes
Há muitas situações nas quais precisamos ler ou gravar dados em arquivos a partir de nossos programas C. O primeiro passo para esta tarefa é aprender a usar a função fopen(). Esta função é a responsável por conectar um ponteiro de arquivos ao arquivo que queremos manipular. Veja sua assinatura:

FILE *fopen(const char *nome, const char *modo);


O parâmetro nome é uma string que indica o nome do arquivo a ser aberto ou criado. O parâmetro modo indica se o arquivo será aberto para leitura, escrita ou ambos.

Antes de continuarmos, veja um trecho de código que tenta abrir um arquivo chamado "testes.txt" localizado no diretório "c:\":

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r");

  // testa se o arquivo foi aberto com sucesso
  if(arquivo != NULL)
    printf("Arquivo foi aberto com sucesso.");
  else
    printf("Nao foi possivel abrir o arquivo.");

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Veja que a primeira linha declara um ponteiro para a estrutura FILE e atribui a este ponteiro o resultado de uma chamada à função fopen(). Se o arquivo for aberto com sucesso, poderemos manipulá-lo a partir do ponteiro *arquivo. Do contrário, o valor NULL será retornado.

A linguagem C padrão permite a definição dos seguintes modos de abertura de arquivos:

a - abre um arquivo para inserção. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo.

r - abre um arquivo existente para leitura.

w - abre um arquivo para escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo.

r+ - abre um arquivo existente para leitura e gravação.

w+ - abre um arquivo para leitura e escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo.

a+ - abre um arquivo para inserção e leitura. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular o tempo de queda livre de um corpo dada a altura da queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem C

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Galileu Galilei fez experimentos para comprovar que o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa. Esse importante estudioso abandonava objetos de massas diferentes do alto da torre de Pisa e verificava que o tempo para atingirem o solo sempre era o mesmo para todos os casos.

No Movimento Uniformemente Variado (MUV), o tempo de queda livre de um corpo, quando temos a altura na qual o objeto é abandonado, pode ser calculado por meio da fórmula:

\[ \text{t} = \sqrt{\frac{\text{2} \cdot \text{H}}{\text{g}}} \]

Onde:

t ? tempo da queda (em segundos).

H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado.

g ? aceleração da gravidade (m/s2).

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Um tijolo é largado de uma construção há 10 metros de altura. Calcule o tempo de sua queda, ou seja, o tempo imediatamente antes de o corpo (o tijolo) tocar o chão.

Veja que temos a altura de 10 metros e já sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665. Assim, tudo que temos que fazer é jogar esses valores na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo:

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no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // altura da queda
  float altura = 10; // em metros
  
  // vamos calcular o tempo da queda (em segundos)
  float tempo_queda = sqrt((2 * altura) / gravidade);
  
  // mostramos o resultado
  printf("O tempo da queda livre é: %f segundos",
    tempo_queda);
			  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

O tempo da queda livre é: 1.428087 segundos.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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