Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesCódigo-Fonte Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais
Você está aqui: GoLang ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Go - Como criar uma matriz bidimensional em GoLang - Escreva um programa GoLang que declara uma matriz de duas dimensões e pede - Exercícios Resolvidos de GoLang

Quantidade de visualizações: 838 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa GoLang que declara uma matriz de duas dimensões de inteiros e pede para o usuário informar o valor de cada um dos elementos. Seu código deverá, inicialmente, solicitar a quantidade de linhas e a quantidade de colunas da matriz. Para finalizar, exiba todos os valores da matriz no formato tabular.

Sua saída deverá ser parecida com:

Quantidade de linhas: 2
Quantidade de colunas: 3

Elemento na linha [0] e coluna [0]: 9
Elemento na linha [0] e coluna [1]: 12
Elemento na linha [0] e coluna [2]: 41
Elemento na linha [1] e coluna [0]: 4
Elemento na linha [1] e coluna [1]: 57
Elemento na linha [1] e coluna [2]: 11

A matriz informada foi:

    9     12     41
    4     57     11
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando GoLang:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variável

Quantidade de visualizações: 420 vezes
Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função.

Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente.

Veja um exemplo:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado:

O tipo da variável é: float64


GoLang ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Exercícios Resolvidos de Golang - Como calcular a área de um losango em Go

Quantidade de visualizações: 1009 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um losango é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango.

A área (em metros quadrados) de um losango pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula:



Onde D1 é a diagonal maior e D2 é a diagonal menor.

Escreva um programa Golang que leia a diagonal maior e a diagonal menor e calcule a área do losango. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a medida da diagonal maior: 5
Informe a medida da diagonal menor: 10
A área (em metros quadrados) do losango é: 25
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Go:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais



GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Laços de Repetição

Como usar o laço for em GoLang - O laço for da linguagem Go

Quantidade de visualizações: 909 vezes
Como todas (ou praticamente todas) as linguagens de programação, a GoLang também possui o seu laço for, ou loop for. Este laço é usado para repetir uma ou mais instruções quando sabemos exatamente quantas vezes essa repetição ocorrerá.

Em Go, o laço for é composto de três partes: inicialização, teste de continuidade e incremento ou decremento da variável de controle. Na parte da inicialização nós declaramos e inicializamos as variáveis que serão usadas dentro da estrutura. O teste de continuidade é a parte na qual verificamos se o laço deverá continuar repetindo ou encerrar. Finalmente, a parte de incremento ou decremento é usada para ajustarmos a variável de controle do laço.

Veja, por exemplo, como escrever um laço for em GoLang que contará de 1 até 10, escrevendo os números na tela:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executar este código Go nós teremos o seguinte resultado:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

O laço for da linguagem GoLang nos permite omitir as partes da inicialização e de incremento ou decremento, embora esse tipo de código não seja muito usual.

Veja um trecho de código no qual usamos o laço for da linguagem Go para contar de 10 até 0 (omitindo a parte da inicialização da variável de controle):

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executarmos este código Go nós teremos o seguinte resultado:

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

Veja, agora, uma modificação do código acima. Desta vez eu omiti a parte de incremento ou decremento da variável de controle:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais



Veja mais Dicas e truques de GoLang

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 16 usuários muito felizes estudando em nosso site.