Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresCódigo-Fonte Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Você está aqui: GoLang ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: GoLang Básico

Exercício Resolvido de Go - Como multiplicar dois números em Go - Escreva um programa em Go para ler dois números inteiros informados - Exercícios Resolvidos de GoLang

Quantidade de visualizações: 830 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa GoLang que solicita ao usuário dois números inteiros e mostre a multiplicação dos dois valores, ou seja, o primeiro valor multiplicado pelo segundo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro valor: 3
Informe o segundo valor: 7
3 vezes 7 é 21
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em GoLang, comentada linha a linha:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  // vamos declarar as variáveis que vamos usar
  var n1, n2, produto int
  
  // vamos ler o primeiro número
  fmt.Print("Informe o primeiro valor: ")
......


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

GoLang ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Exercícios Resolvidos de Golang - Como calcular a área de um losango em Go

Quantidade de visualizações: 1009 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um losango é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango.

A área (em metros quadrados) de um losango pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula:



Onde D1 é a diagonal maior e D2 é a diagonal menor.

Escreva um programa Golang que leia a diagonal maior e a diagonal menor e calcule a área do losango. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a medida da diagonal maior: 5
Informe a medida da diagonal menor: 10
A área (em metros quadrados) do losango é: 25
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Go:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  var diagonal_maior, diagonal_menor int
  var area float32
	
  // vamos ler os valores das diagonais maior e menor
  fmt.Print("Informe a medida da diagonal maior: ")
......



GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variável

Quantidade de visualizações: 421 vezes
Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função.

Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente.

Veja um exemplo:

// pacote principal
package main

// vamos importar os módulos necessários
import (
  "fmt"
)
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // vamos declarar uma variável do tipo real
......


Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado:

O tipo da variável é: float64


GoLang ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em GoLang dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 907 vezes
Nesta dica de Go veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código GoLang completo para esta tarefa:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  var x1, y1, x2, y2, m, n float32
  var sinal string

  // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  fmt.Print("Coordenada x do primeiro ponto: ")
  fmt.Scanln(&x1)
  fmt.Print("Coordenada y do primeiro ponto: ")
  fmt.Scanln(&y1)
    
  // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  fmt.Print("Coordenada x do segundo ponto: ")
......


Ao executar este código GoLang nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
......


temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


Veja mais Dicas e truques de GoLang

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 31 usuários muito felizes estudando em nosso site.