Você está aqui: GoLang ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: GoLang Básico

Exercício Resolvido de Go - Como multiplicar dois números em Go - Escreva um programa em Go para ler dois números inteiros informados - Exercícios Resolvidos de GoLang

Quantidade de visualizações: 789 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa GoLang que solicita ao usuário dois números inteiros e mostre a multiplicação dos dois valores, ou seja, o primeiro valor multiplicado pelo segundo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro valor: 3
Informe o segundo valor: 7
3 vezes 7 é 21
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em GoLang, comentada linha a linha:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  // vamos declarar as variáveis que vamos usar
  var n1, n2, produto int
  
  // vamos ler o primeiro número
  fmt.Print("Informe o primeiro valor: ")
  fmt.Scanln(&n1)

  // vamos ler o segundo número
  fmt.Print("Informe o segundo valor: ")
  fmt.Scanln(&n2)

  // agora vamos efetuar a multiplicação dos dois valores informados
  produto = n1 * n2

  // e mostramos o resultado
  fmt.Printf("%d vezes %d é %d", n1, n2, produto)
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variável

Quantidade de visualizações: 374 vezes
Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função.

Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente.

Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// pacote principal
package main

// vamos importar os módulos necessários
import (
  "fmt"
)
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // vamos declarar uma variável do tipo real
  // Como não definimos o tipo, ele será
  // automaticamente float64
  var salario = 1250.94
  
  // vamos mostrar o tipo da variável
  fmt.Printf("O tipo da variável é: %T", salario)
}

Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado:

O tipo da variável é: float64


GoLang ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em Golang usando os métodos len() e RuneCountInString()

Quantidade de visualizações: 770 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter e retornar o tamanho de uma string, ou seja, a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto. Para isso nós podemos duas funções na linguagem Go: len() e RuneCountInString().

O método len() retorna a quantidade de bytes contidos em uma string. Note, porém, que esta função não é recomendada quando estamos lidando com caracteres do conjunto utf8, que requerem dois bytes. Dessa forma, se estivermos certos de que a string não possui acentos ou caracteres especiais, então o método len() é o mais adequado.

Veja um trecho de código Golang no qual pedimos para o usuário informar uma palavra ou frase e em seguida nós informamos a quantidade de caracteres contidos nela:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// pacote principal
package main

// vamos importar os módulos necessários
import (
  "bufio"
  "fmt"
  "os"
  "strings"
)
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  var frase string
  var tamanho int
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma
  // palavra ou frase
  fmt.Print("Informe uma palavra ou frase: ")
  var entrada = bufio.NewReader(os.Stdin)
  frase, _ = entrada.ReadString('\n')  
  frase = strings.TrimSpace(frase)	
	
  // vamos obter o tamanho da string
  tamanho = len(frase)
  
  // e mostramos o resultado
  fmt.Printf("A palavra ou frase contém %d caracteres",
    tamanho)
}

Ao executarmos este código Go nós teremos o seguinte resultado:

Informe uma palavra ou frase: Gosto de Python
A palavra ou frase contém 15 caracteres

Se contarmos a quantidade de caracteres na string informada, realmente veremos que o código retornou o resultado esperado. O problema acontece quando informamos uma palavra ou frase com acentos ou caracteres especiais. Experimente e veja que a função len() começa a retornar uma contagem estranha.

Quando nossas strings possuem caracteres especiais ou com acentos, a função a ser usada é RuneCountInString(). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// pacote principal
package main

// vamos importar os módulos necessários
import (
  "bufio"
  "fmt"
  "os"
  "unicode/utf8"
  "strings"
)
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  var frase string
  var tamanho int
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma
  // palavra ou frase
  fmt.Print("Informe uma palavra ou frase: ")
  var entrada = bufio.NewReader(os.Stdin)
  frase, _ = entrada.ReadString('\n')  
  frase = strings.TrimSpace(frase)	
	
  // vamos obter o tamanho da string
  tamanho = utf8.RuneCountInString(frase)
  
  // e mostramos o resultado
  fmt.Printf("A palavra ou frase contém %d caracteres",
    tamanho)
}

Ao executarmos este novo código nós teremos o resultado:

Informe uma palavra ou frase: Código
A palavra ou frase contém 6 caracteres


GoLang ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em GoLang dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 821 vezes
Nesta dica de Go veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código GoLang completo para esta tarefa:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  var x1, y1, x2, y2, m, n float32
  var sinal string

  // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  fmt.Print("Coordenada x do primeiro ponto: ")
  fmt.Scanln(&x1)
  fmt.Print("Coordenada y do primeiro ponto: ")
  fmt.Scanln(&y1)
    
  // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  fmt.Print("Coordenada x do segundo ponto: ")
  fmt.Scanln(&x2)
  fmt.Print("Coordenada y do segundo ponto: ")
  fmt.Scanln(&y2)
  
  sinal = "+"
  // vamos calcular o coeficiente angular da reta
  m = (y2 - y1) / (x2 - x1)
  // vamos calcular o coeficiente linear
  n = y1 - (m * x1)
 
  // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if n < 0 {
    sinal = "-"
    n = n * -1
  }
  
  // mostra a equação reduzida da reta
  fmt.Printf("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f",
    m, sinal, n);
}

Ao executar este código GoLang nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Estrutura e propriedade dos materiais

Os materiais podem ser de várias classes de acordo com as suas propriedades.

O objetivo de estudar suas tecnologias consiste em:

A) controlar precisamente e individualmente os átomos para fabricar materiais com propriedades e desempenho específicos.

B) fabricar materiais com novas propriedades.

C) controlar as propriedades dos materiais.

D) estudar e produzir materiais a nível macro para fabricar materiais com propriedades específicas.

E) controlar os átomos, em geral, para fabricar materiais com desempenho específico.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Fórmula de Chézy

Um canal reto e retangular tem 2,1m de largura e 1,2m de profundidade e está com uma declividade de fundo de 3°.

Sendo o fator de atrito igual a 0,022, a vazão para escoamento uniforme será:

A) 23,97m3/s.

B) 25,78m3/s.

C) 30,87m3/s.

D) 37,00m3/s.

E) 37,55m3/s.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância da construção. Sobre essa etapa, assinale a alternativa que apresenta a afirmação verdadeira.

A) A demarcação dos pontos que definem o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica.

B) Para a locação da obra, são necessários somente os projetos de estrutura e de arquitetura.

C) A locação da obra deve ser realizada somente após a movimentação de terra e a execução das fundações.

D) As tábuas que compõem os quadros de madeira (gabaritos) só precisam ser niveladas nos casos em que o terreno possui desnível superior a um metro.

E) O gabarito somente poderá ser desmontado após a execução da totalidade da estrutura de concreto.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Domínios de Deformações

Vigas de concreto armado, com seções submetidas a um momento fletor e a um esforço cortante, são dimensionadas de tal forma que se determine uma armadura longitudinal para resistir ao momento fletor e uma armadura transversal para resistir ao esforço cortante.

Analise as informações a seguir, a respeito da solicitação normal do tipo momento fletor:

I) Solicitação de flexão simples ocorre quando a única solicitação atuante é o momento fletor.

II) Solicitação de flexão composta ocorre quando, além do momento fletor, há uma força normal atuante.

III) Solicitação de flexão oblíqua ocorre quando o plano de flexão compreende um eixo de simetria da seção transversal.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente a afirmação I está correta.

B) Somente as afirmações I e II estão corretas.

C) Somente a afirmação II está correta.

D) Somente a afirmação III está correta.

E) Somente as afirmações II e III estão corretas.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

for i in range(10, 1, -1):
  print(i, end="  ")

A) 9 8 7 6 5 4 3 2 1

B) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 19

C) 10 9 8 7 6 5 4 3 2

D) 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

E) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Veja mais Dicas e truques de GoLang

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 65 usuários muito felizes estudando em nosso site.