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Como somar dois números em C - Escreva um programa C que leia dois números e mostre a sua soma - Exercícios Resolvidos de C

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que leia dois números e mostre a sua soma. Os dois números deverão ser informados pelo usuário e você deverá efetuar a leitura como dois inteiros e mostrar a soma também como um inteiro. Os valores informados pelo usuário podem ser positivos ou negativos.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro valor: 8
Informe o segundo valor: 3
A soma dos dois valores é: 11
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
  
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar as variáveis que vamos usar
  int n1, n2, soma;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  // vamos ler o primeiro número
  printf("Informe o primeiro valor: ");
  scanf("%d", &n1);
  
  // vamos ler o segundo número
  printf("Informe o segundo valor: ");
  scanf("%d", &n2);
    
  // agora vamos efetuar a soma dos valores informados
  soma = n1 + n2;
    
  // e mostramos o resultado
  printf("A soma dos dois números é: %d", soma);
    
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}


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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Ler um número inteiro na faixa 0-999 e mostrar a soma de seus dígitos - C Básico

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que leia um inteiro na faixa 0-999 e mostre a soma de seus dígitos. Por exemplo, se o valor for 523, a soma de seus dígitos será 5 + 2 + 3 = 10. Lembre-se que você deverá usar apenas os operadores matemáticos e o operador de módulo (%). Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Informe um valor inteiro (0-999): 523
A soma dos dígitos é: 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro
  // na faixa 0 a 999 (incluindo)
  printf("Informe um valor inteiro (0-999): ");
 
  // vamos ler o valor informado
  int valor;
  scanf("%d", &valor);
 
  // vamos verificar se o valor está na faixa permitida
  if(valor < 0 || valor > 999){
    puts("Valor fora da faixa permitida");
  }
  else{
    // vamos obter o terceiro dígito
    int terceiro = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter o segundo dígito
    int segundo = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter o primeiro dígito
    int primeiro = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter a soma dos dígitos
    int soma = terceiro + segundo + primeiro;
 
    // vamos mostrar o resultado
    printf("A soma dos dígitos é: %d", soma);
  }   
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o comprimento da hipotenusa em C dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente

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Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem C para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código C. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  float a = 20; // medida do cateto oposto
  float b = 30; // medida do cateto adjascente
  
  // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa
  float c = sqrt(pow(a, 2) + pow(b, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  printf("O comprimento da hipotenusa é: %f", c);
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

O comprimento da hipotenusa é: 36.055511

Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada.


C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como usar a função modf() da linguagem C para separar um valor de ponto flutuante em suas partes inteira e fracionária

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Em algumas situações precisamos obter as partes inteira e fracionária de um valor de ponto flutuante. Para isso podemos usar a função modf(). Veja sua assinatura:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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double modf(double x, double * intpart);

O parâmetro x é o valor de ponto flutuante cujas partes queremos separar e intpart é uma variável do tipo double que receberá a parte inteira do valor. O retorno da função é o valor fracionário.

Vamos ver um exemplo? Veja como podemos quebrar o valor 34,27 em suas partes inteira e fracionária:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  double valor = 34.27;
  
  // vamos separar o valor em suas partes inteira e fracionária
  double inteira = 0.0, fracionaria = 0.0;
  fracionaria = modf(valor, &inteira);
  
  // vamos exibir o resultado
  printf("Parte inteira: %f\n", inteira);
  printf("Parte fracionaria: %f\n", fracionaria);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Parte inteira: 34.000000
Parte fracionária: 0.270000


Vamos testar seus conhecimentos em Topografia

Rumo e azimute

Prova de Engenharia Civil Prefeitura de Jarú

O azimute correspondente ao rumo 32º 20' 30'' é:

A) 212º 20' 30''

B) 147º 39' 30''

C) 327º 39' 30''

D) 302º 20' 30''

E) 58º 40' 30''
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética profissional, social, política

Se a maior preocupação de Maquiavel é o Estado, poderíamos dizer que isso o situa no presente temporal.

A respeito disto, afirma Sadek (1995, p. 17): "De fato, sua preocupação em todas as suas obras é o Estado. Não o melhor Estado, aquele tantas vezes imaginado, mas que nunca existiu. Mas o Estado real, capaz de impor a ordem".

A partir do trecho citado, assinale a alternativa correta:

A) Para Maquiavel, o tempo presente do Estado deve ser considerado pela ética.

B) Para Maquiavel, a ética está associada ao exercício da ordem.

C) Para Maquiavel, a ética está atrelada a uma idealização da ação na política.

D) Para Maquiavel, a ordem é fruto de um Estado ético.

E) Para Maquiavel, o Estado existe enquanto mantenedor da ética.
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Vamos testar seus conhecimentos em Java

Analise o seguinte código Java

int a = 3 / 0;
System.out.println(a);

Qual é o resultado de sua execução?

A) Infinity

B) NaN

C) Uma exceção java.lang.ArithmeticException: / by zero

D) 0
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Santo Agostinho foi um dos mais influentes pensadores cristãos da antiguidade, e abordava em suas obras questões éticas baseadas na compreensão da natureza da ética e sua ligação com a religião. Os textos de Santo Agostinho buscavam conciliar a filosofia greco-romana e os princípios do cristianismo, oferecendo uma leitura racionalizada da religião, sem descaracterizar a ideia de sobrenatural e de fé. Suas reflexões sobre o livre-arbítrio, a existência e a percepção do mal e a busca pela virtude pelos humanos foram base para reflexões filosóficas do iluminismo à contemporaneidade.

Considerando essas informações, qual dos seguintes temas éticos direciona as reflexões de Santo Agostinho?

A) Hedonismo: defesa da busca pelo prazer como o caminho para a realização pessoal.

B) Utilitarismo: escolha de ações pela felicidade geral, na maior porcentagem possível.

C) Virtude: defesa da virtude como uma forma de aproximação do fiel à Deus.

D) Existencialismo: compreensão da natureza da existência humana.

E) Niilismo: questionamento da legitimidade de valores morais em contextos mundanos.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais

O termo "moral" vem do latim mores, que quer dizer costumes. Portanto, moral é um conjunto de hábitos e costumes praticados por um grupo. Tais hábitos e costumes são aceitos e incorporados por serem considerados bons. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

A) Os hábitos, por serem bons, são considerados justos.

B) Os hábitos, mesmo sendo maus, podem ser considerados justos.

C) Independentemente de serem bons ou maus, os hábitos não alteram as condições de realização das pessoas.

D) Considerando que os hábitos bons e justos se tornam imprescindíveis para os indivíduos, eles são convencionados em forma de acordos.

E) Considerando que os hábitos bons e justos se tornam dispensáveis para os indivíduos, eles são convencionados em forma de lei.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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