Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Escreva um programa Java que inverte uma palavra, frase ou texto usando recursividade - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 770 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que inverte uma palavra, frase ou texto usando recursividade. Seu programa deverá pedir para o usuário informar a string a ser invertida. Sua saída deverá ser parecida com: Informe uma palavra, frase ou texto: Arquivo de Códigos A string informada foi: Arquivo de Códigos A string invertida é: sogidóC ed oviuqrA Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: |
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VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em VB.NET dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 216 vezes |
Nesta dica de VB.NET veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: ![]() Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código VB.NET completo para esta tarefa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Imports System Module Program ' função principal do programa VB.NET Sub Main(args As String()) ' vamos ler as coordenadas do primeiro ponto Console.Write("Coordenada x do primeiro ponto: ") Dim x1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Coordenada y do primeiro ponto: ") Dim y1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' vamos ler as coordenadas do segundo ponto Console.Write("Coordenada x do segundo ponto: ") Dim x2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Coordenada y do segundo ponto: ") Dim y2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine()) Dim sinal As String = "+" ' vamos calcular o coeficiente angular da reta Dim m As Double = (y2 - y1) / (x2 - x1) ' vamos calcular o coeficiente linear Dim n As Double = y1 - (m * x1) ' coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo If n < 0 Then sinal = "-" n = n * -1 End If ' mostra a equação reduzida da reta Console.WriteLine("Equação reduzida: y = " & m & "x" _ & " " & sinal & " " & n) Console.WriteLine(vbCrLf & vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TComboBox |
Como usar a propriedade Items da classe TComboBox do DelphiQuantidade de visualizações: 13001 vezes |
A propriedade Items da classe TComboBox representa um objeto da classe TStrings, a classe base para objetos que representam uma lista de strings. Isso quer dizer que podemos acessar a propriedade Items e usar todos os métodos e propriedades da classe TStrings, tais como Add(), Clear(), Delete(), Exchange(), etc. Veja, por exemplo, como usar o método Add() para adicionar um novo item no ComboBox: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos adicionar um novo item ao ComboBox comboBox1.Items.Add('Arquivo de Códigos'); end; É possível obter um referência à propriedade Items para manipular os itens do ComboBox indiretamente. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var lista: TStrings; begin // vamos obter a lista de itens do ComboBox lista := comboBox1.Items; // vamos adicionar um novo item à lista lista.Add('Arquivo de Códigos'); end; Esta técnica é útil quando queremos inserir itens em um TComboBox a partir de uma função ou procedure. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // procedure personalizada para inserir itens em um TComboBox procedure inserirItensComboBox(lista: TStrings); begin lista.Add('Arquivo de Códigos'); lista.Add('Osmar J. Silva'); end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos chamar a procedure que adiciona os itens no ComboBox inserirItensComboBox(ComboBox1.Items); end; Para finalizar, veja como escrever uma função personalizada que constrói e retorna uma lista de strings. Note como usamos o objeto TStrings retornado para preencher o ComboBox: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // função personalizada que constrói e retorna uma lista // de strings function obterLista: TStrings; var lista: TStringList; begin lista := TStringList.Create; lista.Add('Arquivo de Códigos'); lista.Add('Osmar J. Silva'); Result := lista; end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos obter a lista de strings ComboBox1.Items := obterLista; end; Observe que, embora o retorno seja TStrings, no corpo da função nós construímos um objeto da classe TStringList. Isso acontece porque TStrings é uma classe abstrata e, portanto, não podemos chamar seu construtor. Como TStringList herda de TStrings e é uma classe concreta, esta é a escolha mais óbvia. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Lisp ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como declarar variáveis globais em Lisp usando as funções defvar e defparameterQuantidade de visualizações: 689 vezes |
Em algumas situações nós precisamos declarar variáveis globais em Lisp, ou melhor, em Common Lisp, que é a padronização da Lisp que adotamos para estas dicas. Variáveis globais em Common Lisp se comportam de forma idêntica àquelas de outras linguagens de programação, ou seja, possuem valores permanentes por todo o sistema Lisp e mantém seus valores até que novos valores são especificados. Se quisermos, por exemplo, a partir do corpo de uma função acessar uma variável fora dela, então esta variável deverá ser declarada globalmente. Em Common List nós podemos declarar variáveis globais usando as funções defvar e defparameter. Vamos ver exemplos envolvendo as duas e no final desta dica eu mostro a diferença. Veja um trecho de código Common Lisp na qual declaramos uma variável global chamada valor e a acessamos de dentro de uma função: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; vamos declarar uma variável global (defvar valor 10) ; vamos mostrar o valor atual da variável global (format t "O valor da variável global é ~D" valor) ; agora vamos acessar a variável global ; de dentro de uma função (defun ModificaValor() ; vamos alterar o valor da variável global (setq valor 50) ) ; chamamos a função ModificaValor (ModificaValor) ; e checamos se o valor da variável global foi ; mesmo alterado (terpri) (format t "O valor da variável global é ~D" valor) Ao executar este código Common List nós teremos o seguinte resultado: O valor da variável global é 10 O valor da variável global é 50 Veja agora um trecho de código Common Lisp no qual usamos a função defparameter para declarar e inicializar as variáveis globais: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; vamos declarar três variáveis globais (defparameter *a* 5) (defparameter *b* 3) (defparameter *soma* 0) ; agora vamos acessar as variáveis globais ; de dentro de uma função (defun Somar() ; vamos somar as duas variáveis globais ; e guardar o resultado em uma terceira ; variáveis global (setq *soma* (+ *a* *b*)) ) ; chamamos a função Somar (Somar) ; e mostramos o resultado da soma (format t "A soma das variáveis globais é ~D" *soma*) Ao executar este novo código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: A soma das variáveis globais é 8 Note que coloquei asteríscos (*) ao redor dos nomes das variáveis globais. Esta é uma prática comum entre programadores Lisp e altamente recomendado pelo comunidade, pois facilita a distinção entre variáveis globais e locais. Então, qual é a diferença entre defvar e defparameter? A primeira delas é que a função defparameter nos obriga a informar o valor inicial para a variável global, enquanto a função defvar não o faz. A segunda diferença é que, ao redefinirmos o valor de uma variável global usando defparameter, o valor armazenado anteriormente será sobreposto, enquanto a função defvar não altera o valor anterior. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como calcular fatorial em C++ usando recursividadeQuantidade de visualizações: 9441 vezes |
O fatorial de um determinado número, representado por n! equivale a multiplicar este número por seus antecessores. Assim, o fatorial de 4 (4!) pode ser calculado da seguinte forma: 4 x 3 x 2 x 1 = 24 Sempre que falamos de recursão, o cálculo de fatorial nos auxilia na exemplicação por ser relativamente fácil de se entender todas as etapas do processo. O código abaixo mostra uma função recursiva em C++ que calcula o fatorial de qualquer número. Tenha cuidado. Calcular o fatorial de um número maior que 10 pode tornar sua máquina extremamente lenta, além de, muitas vezes, não retornar os resultados esperados. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; // função recursiva para calcular o fatorial // de um determinado número int fatorial(int n){ if(n == 0) return 1; else return n * fatorial(n - 1); } int main(int argc, char *argv[]){ // vamos calcular o fatorial de 5 int res = fatorial(5); // exibe o resultado cout << "O fatorial de 5 é: " << res << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar true e false em C e C++Quantidade de visualizações: 14041 vezes |
Em praticamente todas as linguagens de programação nós encontramos expressões condicionais que definem o fluxo de execução. Expressões condicionais são aquelas que, quando avaliadas, resultam em um valor true (verdadeiro) ou false (falso). Muitas linguagens de programação possuem um tipo booleano que armazena os valores true ou false. Enquanto o C++ possui o tipo bool, o C possui uma forma bem interessante de definir true ou false. Em C, um valor true é qualquer valor diferente de 0, incluindo numeros negativos. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int pode = 1; // verdadeiro int nao_pode = 0; // falso if(pode) printf("Teste resultou verdadeiro\n\n"); if(!nao_pode) printf("Teste resultou verdadeiro\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Lembre-se então. False em C é o valor zero. Qualquer outro valor é true. Embora C++ já possua o tipo bool, é possível usar a abordagem do zero para false e qualquer outro valor para true em C++ também. Você verá muito código legado usando este artifício. Quer ver algo interessante agora? Execute o seguinte código C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ bool pode = true; bool nao_pode = false; cout << pode << "\n"; cout << nao_pode << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Nos compiladores que obedecem o C++ padrão você verá os valores 1 e 0 serem impressos. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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