Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em Java dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 1152 vezes
Nesta dica de Java veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Java completo para esta tarefa:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos usar a classe Scanner para ler os dados
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
    System.out.print("Coordenada x do primeiro ponto: ");
    double x1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do primeiro ponto: ");
    double y1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
    System.out.print("Coordenada x do segundo ponto: ");
    double x2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do segundo ponto: ");
    double y2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    String sinal = "+";
    // vamos calcular o coeficiente angular da reta
    double m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
    // vamos calcular o coeficiente linear
    double n = y1 - (m * x1);
 
    // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
    if (n < 0){
      sinal = "-";
      n = n * -1;
    }
  
    // mostra a equação reduzida da reta
    System.out.println("Equação reduzida: y = " + m + "x" 
      + " " + sinal + " " + n);
    
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer

Curso completo de Java - Como usar a classe StringBuffer da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 8929 vezes
A classe StringBuffer, no pacote java.lang, representa uma sequencia de caracteres mutável e segura em relação a threads. Um objeto StringBuffer é parecido com uma String, com a diferença que um StringBuffer pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.lang.StringBuffer
A classe StringBuffer implementa as interfaces Serializable, Appendable e CharSequence.

A qualquer momento um StringBuffer contém uma sequencia de caracteres em particular, mas o tamanho e o conteúdo da sequencia pode ser alterado por meio de certas chamadas de métodos.

Objetos StringBuffer são seguros para acesso em um ambiente de múltiplas threads. Os métodos são sincronizados (synchronized) onde necessário de forma a garantir que todas as operações em uma instância em particular se comportem como se estivessem em ordem serial, ou seja, sejam consistentes com a ordem das chamadas de métodos feitas por cada uma das threads envolvidas.

As operações principais de um StringBuffer são os métodos append() e insert(), que são sobrecarregados para aceitar dados de qualquer tipo. Cada um destes métodos converte a informação fornecida em string e então acrescenta ou insere os caracteres desta string no string buffer. O método append() sempre adiciona os caracteres no final do buffer. O método insert(), por sua vez, adiciona os caracteres em um determinado ponto.

Por exemplo, se z se refere a um objeto string buffer cujo conteúdo é "start", então a chamada de método z.append("le") faria com que o string buffer tivesse agora ""startle"", enquanto z.insert(4, "le") alteraria o conteúdo do string buffer para "starlet".

Em geral, se sb se refere a uma instância de StringBuffer, então sb.append(x) tem o mesmo efeito que sb.insert(sb.length(), x).

Sempre que uma operação ocorre envolvendo uma sequencia de fonte (por exemplo, adicionar ou inserir a partir de uma outra sequencia), esta classe sincroniza somente o string buffer no qual a operação está sendo feita.

Todo string buffer possui uma capacidade (capacity). Enquanto o comprimento da sequencia de caracteres contida no string buffer não exceder a capacidade do mesmo, não há necessidade de alocar uma nova matriz interna de buffer. Se o buffer interno for sobrecarregado, ele será automaticamente expandido. A partir do Java 5, esta classe foi suplementada com uma classe equivalente criada para o uso em ambiente de thread única: StringBuilder. A classe StringBuilder deve ser usada em vez de StringBuffer, uma vez que ela suporta as mesmas operações mas é mais rápida por não executar sincronização.


Java ::: Dicas & Truques ::: Threads

Threads em Java - Como usar a interface Runnable da Java API em suas aplicações

Quantidade de visualizações: 17718 vezes
A interface pública Runnable deve ser implementada em nossas classes quando queremos que instâncias destas possam ser executadas por uma thread. Esta interface está no pacote java.lang e entre as classes que a implementam podemos citar AsyncBoxView.ChildState, FutureTask, RenderableImageProducer, Thread e TimerTask.

Esta interface apresenta apenas um método, a saber:

public void run();
Assim, uma classe que implementa Runnable deverá redefinir este método, sem argumentos, e fornecer a funcionalidade desejada.

Este interface foi idealizada para fornecer um protocolo comum para objetos que têm como objetivo executar determinadas porções de código enquanto ativos. Por exemplo, Runnable é implementada pela classe Thread. Estar ativa significa que uma thread foi iniciada e ainda não finalizou sua tarefa.

Além disso, a interface Runnable fornece meios para que uma classe esteja ativa sem fazer sub-classe de Thread. Uma classe que implementa Runnable pode ser executada sem fazer sub-classe de Thread criando-se uma instância de Thread e fornecendo tal classe como alvo. Na maioria dos casos, a interface Runnable deve ser usada se estivermos planejando apenas sobrescrever o método run() e nenhum outro método da classe Thread. Isso é importante, uma vez que não devemos extender classes a menos que tenhamos a intenção de modificar ou extender o comportamento fundamental da classe.

Veja uma aplicação na qual temos uma classe que implementa Runnable. Note como criamos instâncias de Thread e fornecemos nossa classe como alvo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// criamos uma classe que servirá como thread
class MinhaThread implements Runnable{
  private String nome;  

  public MinhaThread(String nome){
    this.nome = nome;
  }   

  public void run(){
    for(int i = 1; i <= 20; i++){
      System.out.println(nome + ": " + i);
    }
  }
}

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar duas threads
    MinhaThread mt1 = new MinhaThread("Thread 1");
    Thread t1 = new Thread(mt1);
    t1.start();    

    MinhaThread mt2 = new MinhaThread("Thread 2");
    Thread t2 = new Thread(mt2);
    t2.start();

    System.exit(0);
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como inverter a ordem dos elementos de um array usando apenas uma variável temporária

Quantidade de visualizações: 9425 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte trecho de código:

// declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros
int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4};
int temp;
Escreva um programa Java GUI ou console que inverta a ordem dos elementos do vetor valores usando apenas a variável temp, ou seja, não é permitido usar nenhum método disponível em classes Java. Sua saída deverá ser algo como:

Ordem inicial:

6   3   90   1   54   7   12   32   9   4   

Ordem invertida:

4   9   32   12   7   54   1   90   3   6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros
    int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4};
    int temp;
    
    // vamos mostar a ordem inicial dos elementos no vetor
    System.out.print("Ordem inicial: ");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "   ");  
    }
    
    // vamos inverter a ordem dos elementos no array
    int inicio = 0, fim = valores.length - 1;  
    while(inicio < fim){
      temp = valores[inicio];
      valores[inicio] = valores[fim];
      valores[fim] = temp;
      // incrementa e decrementa as variáveis de controle
      inicio++; 
      fim--;
    }
    
    // vamos mostar a ordem invertida dos elementos do vetor
    System.out.print("\nOrdem invertida: ");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "   ");  
    }
    
    System.out.println();
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Equação de Bernoulli

Considere o tubo de fluxo abaixo contendo óleo, que flui de forma a podermos considera-lo um fluido ideal. Ele flui por um tubo que sobe de nível e se estreita. Dois manômetros marcam a pressão em dois pontos do tubo, como mostra a figura. Qual o valor da pressão indicada no segundo manômetro? (Dados: ρóleo = 900 kg / m3 e g = 9,8 m/s2)



A) 38,4 kPa

B) 162 kPa

C) 64,4 kPa

D) 135 kPa

E) 74,0 kPa
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

Cálculo da vazão de dimensionamento de uma galeria de águas pluviais

FEMPERJ-2012-TCE-RJ: A vazão de dimensionamento de uma galeria de águas pluviais que drena uma área densamente urbanizada de 10 hectares, considerando-se uma chuva de projeto com intensidade de 60 mm/hora, duração igual ao tempo de concentração da bacia e coeficiente de escoamento superficial igual a 0,90, através do Método Racional, é:

A) 150 m3/s

B) 0,150 l/s

C) 1,5 m3/s

D) 150 l/s

E) 15 m3/s
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas são executadas nas camadas mais superficiais do solo, geralmente em profundidades inferiores a 2m e são utilizadas comumente em obras de pequeno ou médio porte.

De acordo com a norma ABNT NBR 6122: 2010 (Projeto e execução de fundações), no que se refere às fundações superficiais rasas ou diretas, assinale a alternativa correta.

A) No dimensionamento de fundação superficial solicitada por carga excêntrica, a área comprimida deve ser de, no mínimo, dois terços da área total da fundação.

B) Levando em consideração o custo-benefício de uma obra, recomenda-se que a profundidade mínima para assentamento de uma sapata seja de 1m.

C) As partes da fundação rasa em contato com o solo devem ser concretadas sobre um lastro de concreto estrutural igual a 2,5cm de espessura.

D) No caso de fundações próximas, porém situadas em cotas diferentes, a fundação situada em cota mais alta deve sempre ser executada primeiro.

E) As sapatas isoladas não devem ter dimensões em planta inferiores a 1m. Se esse critério não puder ser utilizado, deve-se adotar outro tipo de fundação.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Alvenaria: Técnicas construtivas

Durante o levantamento, devemos aferir o nivelamento e o prumo de uma parede em blocos cerâmicos:

A) Somente se houver um embarrigamento ou desnivelamento visível.

B) Ao levantar 1,0 m a parede.

C) Somente na última fiada.

D) A cada fiada executada.

E) A cada 3 fiadas executadas.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação

Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal?

Selecione a resposta:

A) 1,16 m.

B) 0,61 m.

C) 0,06 m.

D) 1,22 m.

E) 0,00 m.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 35 usuários muito felizes estudando em nosso site.