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Algorítmos Resolvidos de Java - Resolvendo o Algorítmo do Mistério (Mystery Algorithm) em Java - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 510 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Resolvendo o Algorítmo do Mistério (Mystery Algorithm) em Java Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que efetuará as seguinte tarefas: 1) Ler dois números inteiros: a, b; 2) Declarar uma variável inteira x que receberá o valor de a e um variável inteira y que receberá o valor de b; 3) Se x > y, então defina o valor de x como sendo x - y; 4) Se x < y, então defina o valor de y como sendo y - x; 5) Repita os passos 3 e 4 até que x = y (x igual a y); 6) Mostre o valor de x (ou y) e encerre o programa. Qual será o resultado (saída) no passo 6 se inicializarmos a variável a = 2437 e b = 875? Escolha apenas uma opção: a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 875 f) 2437 Sua resposta (saída) deverá ser parecida com: Informe o valor de a: 2437 Informe o valor de b: 875 O valor final de x (ou y) é: 1 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // vamos efetuar a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores de a e b System.out.print("Informe o valor de a: "); int a = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de b: "); int b = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inicializar as variável x e y int x = a; int y = b; // enquanto x for diferente de y while(x != y){ // x é maior que y? if(x > y){ x = x - y; } // y é maior que x? else if(x < y){ y = y - x; } } // mostra o resultado System.out.println("O valor final de x (ou y) é: " + x); } } |
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Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Curso de Java - Como usar a classe String da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 7276 vezes |
A classe String, presente no pacote java.lang, permite a representação de cadeias (strings) de caracteres. Todos os strings literais em Java, tais como "abc", são implementados como instâncias desta classe. Por pertencer ao pacote java.lang, não precisamos importar nenhum pacote para poder usar esta classe em nossos programas Java. Veja um exemplo de como declarar e inicializar uma variável do tipo String: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Main { public static void main(String[] args) { String nome = "Osmar J. Silva"; System.out.println(nome); } } Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.String Esta classe implementa as interfaces Serializable, CharSequence e Comparable<String>. Objetos do tipo String são constantes, ou seja, seus valores não podem ser alterados depois de criados. Assim, se você tiver um código parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Main { public static void main(String[] args) { // ambas as variáveis apontam para uma mesma string // há somente uma cópia de "Osmar J. Silva" na memória String nome = "Osmar J. Silva"; String nome2 = "Osmar J. Silva"; // agora uma nova string é criada e a anterior é preservada nome2 = "Marcos de Souza Gomes"; } } Note que o compilador, com o propósito de poupar recursos do sistema, cria apenas uma string "Osmar J. Silva" e a coloca no pool de strings. No momento que alteramos o valor da variável nome2, uma nova string "Marcos de Souza Gomes" é criada e a anterior permanece intacta. A classe String inclui métodos para examinar os caracteres individuais da sequencia, para a comparação de strings, pesquisar, extrair substrings e também criar uma cópia da string com todos os caracteres convertidos para letras maiúsculas ou minúsculas. O mapeamente das letras maiúsculas e minúsculas é feito com base na versão Unicode Standard especificada na classe Character. A linguagem Java fornece suporte especial para a concatenação de strings, usando o operador (+) e para a conversão de outros objetos em strings. A concatenação é implementada por meio da classe StringBuilder (ou StringBuffer) e seu método append(). As conversões de strings são implementadas por meio do método toString(), definido na classe Object e herdado por todas as demais classes Java. Quando não devidamente observado, passar um argumento null para o construtor ou método da classe String fará com que uma exceção do tipo NullPointerException seja atirado. A classe String representa uma string no formato UTF-16, no qual caracteres suplementares são representados por pares prepostos. Valores de índice referem-se às unidades de código de caracteres. Assim, caracteres suplementares usam duas posições em uma String. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como colorir as células de uma JTable individualmente ao passar o mouse sobre elasQuantidade de visualizações: 3 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível aplicar uma cor diferente às células individuais de uma JTable ao passar o mouse em cima delas. O efeito visual é muito interessante, principalmente quando temos uma JTable com muitos dados. No exemplo eu construí a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual. É um ótimo exercício para realmente entender as partes que compoem uma aplicação Java Swing. Veja o código Java completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.table.*; import javax.swing.event.*; public class Estudos extends JFrame{ int linha, coluna; public Estudos(){ super("JTable"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); class CellListener extends MouseMotionAdapter{ public void mouseMoved(MouseEvent e){ JTable tb = (JTable)e.getSource(); linha = tb.rowAtPoint(e.getPoint()); coluna = tb.columnAtPoint(e.getPoint()); tb.repaint(); } } class ColorirCelula extends JLabel implements TableCellRenderer{ public ColorirCelula(){ setOpaque(true); } public Component getTableCellRendererComponent( JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ if(row == linha && column == coluna){ this.setBackground(Color.yellow); } else{ this.setBackground(table.getBackground()); } this.setText(value.toString()); return this; } } Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); tabela.addMouseMotionListener(new CellListener()); tabela.setDefaultRenderer(Object.class, new ColorirCelula()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executarmos esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado: |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo dado o raio em Java - Java para GeometriaQuantidade de visualizações: 2111 vezes |
O círculo é uma figura geométrica plana e que possui quatro características: seu raio, seu diâmetro, sua circunferência e sua área. Aqui já podemos aproveitar e relembrar a diferença entre o círculo e a circunferência. O círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos, ou seja, o círculo é a área cuja delimitação é uma circunferência. É importante observar que alguns autores tratam o círculo como uma circunferência. Assim, para estes autores, calcular a circunferência de um círculo equivale a calcular o perímetro da circunferência. Veja a figura a seguir para relembrar o que é o raio de um círculo: Nesta dica mostrarei como podemos usar Java para calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo tendo apenas o raio como informação. Antes, porém, vamos às formulas. Sabendo que r é o raio, temos: \[\text{Diâmetro d} = 2 \times r \] \[\text{Circunferência C} = 2 \times \pi \times r \] \[\text{Área A} = \pi \times r^2 \] Agora vamos ver o código Java que solicita ao usuário que informe o raio do círculo e mostra o diâmetro, a circunferência e a área: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o raio do círculo System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos achar o diâmetro do círculo double diametro = 2 * raio; // agora calculamos a circunferência double circunferencia = 2 * Math.PI * raio; // finalmente calculamos a área do círculo double area = Math.PI * Math.pow(raio, 2); // vamos mostrar os resultados System.out.println("O diâmetro do círculo é: " + diametro); System.out.println("A circunferência do círculo é: " + circunferencia); System.out.println("A área do círculo é: " + area); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 10 O diâmetro do círculo é: 20.0 A circunferência do círculo é: 62.83185307179586 A área do círculo é: 314.1592653589793 Lembre-se de que a área é em centímetros quadrados, metros quadrados, etc. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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