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Você está aqui: HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação

Como movimentar uma imagem na superfície do elemento Canvas do HTML5 usando as teclas de direção

Quantidade de visualizações: 1158 vezes
Nesta dica mostrarei uma das técnicas básicas para a animação em HTML5 + JavaScript. Trata-se de detectar as teclas de direção do teclado e movimentar uma imagem na tela, ou melhor, na superfície de um elemento Canvas. Nem preciso reforçar que esta técnica é essencial para o desenvolvimento de jogos em JavaScript.

Antes de vermos o código é importante lembrar que as imagens do foguete e das nuvens foram colocadas no mesmo diretório da página HTML. Como essas imagens podem ter direitos reservados, eu não as incluí para download. Fica por sua conta encontrá-las na internet ou desenhar as suas próprias.

Então, sem mais enrolação, veja o código JavaScript + HTML5 completo, sem plugs-ins nem bibliotecas, apenas "Plain Old JavaScript":

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HTML5 ::: Referência Tags/Elementos HTML5 ::: Tag/Elemento <Video>

Como usar a tag/elemento <video> do HTML5 em suas aplicações web

Quantidade de visualizações: 1635 vezes
A tag/elemento <video> do HTML5 é usada quando queremos incorporar um vídeo em nossos documentos HTML sem incluir plugs adicionais, tais como o Flash Player. Contudo, o suporte a este elemento pode variar de navegador para navegador (faça testes com seus navegadores alvos antes).

Em geral, navegadores que dão suporte ao elemento <video> suportam os seguintes formatos de vídeo: MP4, Ogg e WebM.

Veja um documento HTML que carrega um vídeo MP4:

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Quando você abrir esta página HTML, você verá um vídeo na tela já com os controles para iniciar, pausar, e parar a execução (contanto que você tenha informado um endereço válido para o vídeo). Note que não especificamos o tamanho do vídeo na página, o que fará com que o elemento <video> tenha as dimensões do vídeo que foi carregado.


HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Como usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar arcos, curvas e círculos

Quantidade de visualizações: 4184 vezes
O método arc() do objeto Canvas do HTML5 nos permite criar figuras tais como arcos, curvas e círculos. Para isso é importante entender os seus parâmetros:

arc(x, y, radius, ang1, ang2, direction);


Os parâmetros x e y indicam as coordenadas do centro do círculo. O parâmetro radius indica o raio do círculo. Os parâmetros ang1 e ang2 indicam o ângulo inicial e o ângulo final. O parâmetro direction indica a direção do desenho. Se o valor true for informado, a direção será anti-horário. Se for false, o desenho será no sentido horário.

É importante observar que os ângulos são medidos em radianos, não em graus. Assim, o ângulo 0 representa a posição 3 horas no relógio. A posição de 9 horas é (1 * PI), 12 horas é (1.5 * PI) e 6 horas é (0.5 * PI). Portanto, se você quiser desenhar um círculo completo, deverá sair do ângulo 0 e ir até (2 * PI).

Veja um trecho de código que desenha um arco equivalente a um quarto de uma pizza, ou seja, 25%, saindo do ângulo 90º (em graus) e indo até 180º (graus):

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Execute este código e veja que o arco realmente foi desenhado. Seu resultado deverá ser parecido com:



No entanto, para parecer um pedação de pizza, ou seja, o ponto de partida para um gráfico de pizza, é preciso que tenhamos duas linhas ligado esse arco ao centro do círculo. Veja a modificação que fiz:

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Execute novamente e veja que agora o efeito ficou bem melhor. Seu resultado deverá ser parecido com:



Para finalizar, vamos colorir o pedação de pizza. Veja a nova versão (com o código completo):

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Agora o resultado será:




HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5

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Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:

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Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:



E agora um círculo preenchido:

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Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:




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