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Você está aqui: Python ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

Como testar se um vetor está ordenado de forma crescente usando recursividade em Python

Quantidade de visualizações: 2032 vezes
Nesta dica mostrarei um código bem interessante envolvendo recursão em Python. Trata-se de uma função recursiva que verifica se os elementos de um vetor estão ordenados de forma crescente (ou decrescente, se você trocar o operador relacional).

A função recebe um vetor e testa o caso base. Se ainda não for o momento da parada, ela faz uma comparação e dispara uma nova chamada recursiva, dessa vez passando os elementos do vetor a partir do segundo elemento. Note o fatiamento do vetor usando o símbolo v[1:].

Eis o código completo para o exemplo:

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Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

c:\estudos_python>python estudos.py
O vetor está ordenado em ordem crescente.

Caso você queira ver o resultado das chamadas recursivas, podemos alterar o código para a seguinte versão:

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Ao executar o código novamente nós teremos o seguinte resultado:

c:\estudos_python>python estudos.py
1ª chamada; Vetor = [4, 12, 20, 42, 87]
2ª chamada; Vetor = [12, 20, 42, 87]
3ª chamada; Vetor = [20, 42, 87]
4ª chamada; Vetor = [42, 87]
5ª chamada; Vetor = [87]
O vetor está ordenado em ordem crescente.

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Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como inverter a ordem dos elementos em uma lista Python usando o método reverse()

Quantidade de visualizações: 17024 vezes
Inverter a ordem dos itens de um vetor ou lista é uma das tarefas mais corriqueiras durante o trabalho de programação. Na linguagem Python nós podemos inverter os elementos de uma list usando o método reverse(), já embutido na linguagem.

Este método modifica a lista original. Veja um exemplo de seu uso:

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Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

[2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]
[18, 32, 3, 2, 12, 5, 2]


Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo dado o raio em Python - Python para Geometria

Quantidade de visualizações: 4921 vezes
O círculo é uma figura geométrica plana e que possui quatro características: seu raio, seu diâmetro, sua circunferência e sua área. Aqui já podemos aproveitar e relembrar a diferença entre o círculo e a circunferência. O círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos, ou seja, o círculo é a área cuja delimitação é uma circunferência.

É importante observar que alguns autores tratam o círculo como uma circunferência. Assim, para estes autores, calcular a circunferência de um círculo equivale a calcular o perímetro da circunferência.

Veja a figura a seguir para relembrar o que é o raio de um círculo:



Nesta dica mostrarei como podemos usar Python para calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo tendo apenas o raio como informação. Antes, porém, vamos às formulas. Sabendo que r é o raio, temos:

\[\text{Diâmetro d} = 2 \times r \]

\[\text{Circunferência C} = 2 \times \pi \times r \]

\[\text{Área A} = \pi \times r^2 \]

Agora vamos ver o código Python que solicita ao usuário que informe o raio do círculo e mostra o diâmetro, a circunferência e a área:

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Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio do círculo: 10
O diâmetro do círculo é: 20.0
A circunferência do círculo é: 62.83185307179586
A área do círculo é: 314.1592653589793

Lembre-se de que a área é em centímetros quadrados, metros quadrados, etc.


Python ::: wxPython ::: wxFrame

Python wxPython - Como criar janelas GUI em Python usando a classe wx.Frame do wxPython

Quantidade de visualizações: 11750 vezes
Em wxPython, um frame é o nome dado ao que o usuário do programa geralmente chama de "janela". Um frame é um contâiner que o usuário pode mover livremente na tela, e que geralmente inclui artifícios tais como uma barra de títulos, uma barra de menus, e sinalizadores de redimensionamento nas bordas e cantos. A classe wx.Frame é a classe pai de todos os frames em wxPython.Há também algumas subclasses especializadas de wx.Frame que podemos usar em nossos programas.

Quando fazemos subclasse de wx.Frame, o método __init__() de nossa classe deverá chamar o construtor da classe pai wx.Frame.__init__(). A assinatura deste construtor é assim:

wx.Frame(parent, id=-1, title="", pos=wx.DefaultPosition,
  size=wx.DefaultSize, style=wx.DEFAULT_FRAME_STYLE,
  name="frame")
Este construtor aceita vários parâmetros. Em uso normal, contudo, alguns dos valores padrões são perfeitamente aceitáveis.

Veja a seguir alguns parâmetros importantes do construtor __init__() da classe wx.Frame:


  • parent - A janela pai do frame que está sendo criado. Para janelas top-level, o valor é None. Se outra janela é usada para o parâmetro parente, então o novo frame pertencerá a esta janela e será destruído juntamente com seu pai. Dependendo da plataforma, o novo frame poderá ter restrições no sentido de somente aparecer no topo da janela pai. No caso de uma janela filha MDI, a nova janela terá restrições e somente poderá ser movida e redimensionada dentro da janela pai.

  • id - O número ID wxPython para a nova janela. Podemos fornecer um explicitamente ou fornecer -1, o que fará com que o wxPython gere um novo ID automaticamente.

  • title - O título da janela. Geralmente o título é exibido na barra de títulos da janela.

  • pos - Um objeto wx.Point especificando o local na tela no qual o canto superior esquerdo da janela deverá estar. Como é de praxe em aplicações gráficas, o ponto (0, 0) está no canto superior esquerdo do monitor. O valor padrão é (-1, -1), que faz com o sistema operacional decida a melhor posição para a janela.

  • size - Um objeto wx.Size definindo o tamanho inicial da janela. O padrão é (-1, -1), que faz com que o sistema operacional decida o melhor tamanho para a janela.

  • style - Uma máscara de bits (bitmask) de constantes determinando o estilo da janela. Podemos usar o operador bitware or (|) para combinar os estilos fornecidos.

  • name - Um nome interno dado ao frame e usado no Motif para definir valores de recursos. Pode também ser usado para encontrar a janela por nome mais tarde.


Veja a seguir um modo muito comum de se chamar o construtor __init__() da classe wx.Frame:

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Este código vai gerar a janela mostrada na figura abaixo:




Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

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