![]() |
|
||||
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: Python ::: Dicas & Truques ::: Sobrecarga de Operadores |
||||
Como sobrecarregar o operador de adição em Python para efetuar a soma de fraçõesQuantidade de visualizações: 1178 vezes |
||||
A sobrecarga de operadores em Python é muito útil quando precisamos estender a funcionalidade dos operadores fornecidos pela linguagem. Nesta dica abordarei a sobrecarga do operador de soma ("+") para mostrar como podemos criar uma classe Fração e usar a sobrecarga de operador para efetuar a soma de dois termos, ou seja, de dois objetos da classe Fração. Sabemos que o operador de adição ("+") é usado em Python para somar dos valores numéricos e também para concatenar strings. Para estender este operador para classes, ou seja, dar um significado diferente a ele, podemos usar a função mágica __add__(self, other), na qual self se refere à instância atual e other se refere à instância cujos dados queremos "somar" com os dados da instância atual. Veja um trecho de código completo contendo a classe Fracao e o método main() para testes. Note que fazemos a soma de duas frações e retornamos o resultado em sua forma simplificada, ou seja, reduzida:
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py O resultado é: 43/21 |
||||
![]() |
||||
Python ::: Pygame ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação |
||||
Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em portuguêsQuantidade de visualizações: 1206 vezes |
||||
Nesta dica mostrarei um código para a criação de um relógio analógico completo em Python, com comentários detalhados e fácil de entender. Veja a imagem:![]() Por simplicidade, eu mantive a mesma cor para todos os elementos da animação e deixei somente o básico mesmo, para que você possa se concentrar nas partes mais importantes. Neste código você aprenderá como definir o tamanho, título e cor de fundo para uma janela do Pygame do Python. Aprenderá também como definir a quantidade de frames por segundo para a animação, assim como controlar os disparos do timer pygame.time.Clock(). Por fim, o código mostra como calcular o ângulo dos ponteiros das horas, minutos e segundos e efetuar o desenho das retas saindo do centro do círculo. Você sabia, por exemplo, que o ângulo de 45 graus corresponde exatamente à hora 1:30hs? Em vários exemplos de relógios analógicos na internet, o ponteiro das horas fica preso à uma determinada hora, aguardando o ponteiro dos segundos completar um giro completo. No código que apresento aqui, eu obtive a hora atual como um decimal, o que faz com que o ponteiro das horas mostre a posição real da hora, como um relógio analógico do mundo real. Para estudantes de matemática, engenharia e física, este código é uma boa aplicação da técnica de se converter coordenadas polares para coordenadas cartesianas. Eis o código completo para o relógio analógico. Boa diversão.
| ||||
Python ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
||||||||||||||||
Como converter uma string para um valor numérico inteiro usando a função int() do PythonQuantidade de visualizações: 20533 vezes |
||||||||||||||||
Em algumas situações precisamos converter uma string ou a entrada do usuário para um valor inteiro. Isso pode ser feito por meio da função nativa int(). Esta função recebe uma string (conjunto de dígitos, letras e símbolos) e a converte (ou pelo menos tenta) em um valor inteiro. Veja um exemplo:
A saída deste código será parecida com:
Note que, por padrão, a função int() converte a string para um valor inteiro usando a base 10, ou seja, a base decimal. É possível fornecer uma base diferente. Veja, por exemplo, como ler uma string contendo um valor binário:
O resultado da execução desse código será algo como:
| ||||||||||||||||
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
||||
Como calcular a distância entre dois pontos no plano em Python - Python para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 10304 vezes |
||||
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando Python. Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em Python, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: ![]() Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código Python completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles:
Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o x do primeiro ponto: 3 Informe o y do primeiro ponto: 6 Informe o x do segundo ponto: 9 Informe o y do segundo ponto: 4 Distância entre os dois pontos: 6.32 | ||||
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |