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Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C++ dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 1342 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem C++ que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

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#include <iostream>
#include <cstdlib>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois pontos
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o coeficiente angular
  float m; 
       
  // x e y do primeiro ponto
  cout << "Coordenada x do primeiro ponto: ";
  cin >> x1;
  cout << "Coordenada y do primeiro ponto: ";
  cin >> y1;
     
  // x e y do segundo ponto
  cout << "Coordenada x do segundo ponto: ";
  cin >> x2;
  cout << "Coordenada y do segundo ponto: ";
  cin >> y2;   
     
  // vamos calcular o coeficiente angular
  m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
     
  // mostramos o resultado
  cout << "O coeficiente angular é: " << m << "\n\n";
   
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.666667
Pressione qualquer tecla para continuar...

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

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#include <iostream>
#include <cstdlib>
#include <math.h>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois pontos
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente
  float cateto_oposto, cateto_adjascente;
  // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente
  float tetha, tangente;
       
  // x e y do primeiro ponto
  cout << "Coordenada x do primeiro ponto: ";
  cin >> x1;
  cout << "Coordenada y do primeiro ponto: ";
  cin >> y1;
     
  // x e y do segundo ponto
  cout << "Coordenada x do segundo ponto: ";
  cin >> x2;
  cout << "Coordenada y do segundo ponto: ";
  cin >> y2;   
     
  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  cateto_oposto = y2 - y1;
  // e agora o cateto adjascente
  cateto_adjascente = x2 - x1;
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  tangente = tan(tetha);
     
  // mostramos o resultado
  cout << "O coeficiente angular é: " << tangente << "\n\n";
   
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.

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C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercício Resolvido de C++ - Um método recursivo que conta de 0 até 10

Quantidade de visualizações: 918 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

void contar_recursivamente(int n){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá receber o valor 0 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 0 a 10 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 10.

Sua saída deverá ser parecida com:

0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

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#include <iostream>
#include <cstdlib>
   
using namespace std;

// método recursivo que conta de 0 até 10;
void contar_recursivamente(int n){
  // vamos exibir o número atual
  cout << n << " ";
    
  // devemos prosseguir com a recursividade?
  if(n < 10){
    // incrementa o valor de n
    n++;  
    contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva
  }
}  
   
// função principal do programa   
int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor
  contar_recursivamente(0); 
       
  cout << "\n\n";     
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular juros simples e montante usando C++

Quantidade de visualizações: 19696 vezes
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em C++ pode ser feito assim:

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#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  float principal = 2000.00;
  float taxa = 0.08;
  int meses = 2;
  
  float juros = principal * taxa * meses;
  
  cout << "O total de juros a ser pago é: " << 
      juros << "\n\n";
	
	system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas:

a) Montante = Principal + Juros
b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos)

M = P . (1 + (i . n))

Veja o código:

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#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  float principal = 2000.00;
  float taxa = 0.08;
  int meses = 2;
  
  float juros = principal * taxa * meses;
  float montante = principal * (1 + (taxa * meses));
  
  cout << "O total de juros a ser pago é: " << 
      juros << "\n";
  cout << "O montante a ser pago é: " << 
      montante << "\n\n";
	
	system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

Arquivos e diretórios em C++ - Como escrever em arquivos usando a função WriteFile() da API do Windows

Quantidade de visualizações: 9145 vezes
A função WriteFile() da Win32 API é útil quando precisamos escrever em arquivos. Esta função foi projetada para escritas síncronas e assíncronas, enquanto WriteFileEx() é somente para escritas assíncronas.

Veja o protótipo desta função:

BOOL WINAPI WriteFile(
  HANDLE hFile,
  LPCVOID lpBuffer,
  DWORD nNumberOfBytesToWrite,
  LPDWORD lpNumberOfBytesWritten,
  LPOVERLAPPED lpOverlapped
);


Antes de escrevermos em um arquivo, é importante entendermos o significado dos parâmetros da função WriteFile():

a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo no qual queremos escrever. Este handle deve ser criado com os direitos de acesso de escrita GENERIC_WRITE.

b) LPCVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que contém os dados que serão escritos no arquivo.

c) DWORD nNumberOfBytesToWrite - O número de bytes a serem escritos no arquivo.

d) LPDWORD lpNumberOfBytesWritten - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes escritos. A função WriteFile() define o valor desta variável como zero antes de fazer seu trabalho ou verificação de erro.

d) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro.

Veja um trecho de código no qual usamos a função WriteFile() para escrever duas linhas em um arquivo texto:

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#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // dados a serem escritos no arquivo
  CHAR frase[80];
  DWORD nOut; // bytes escritos
  
  // nome do arquivo
  CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt";
  
  // vamos abrir o arquivo para escrita.
  // se o arquivo não existir nós vamos criá-lo.
  HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_WRITE, 0, NULL,
    CREATE_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL);

  if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){
    cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl;
  }
  else{
    // arquivo aberto com sucesso. Vamos escrever
    
    // dados a serem escritos no arquivo
    CHAR frase1[80] = "Programar em C++ é bom demais\r\n";
    CHAR frase2[80] = "E a Win32 é da hora!!!!";
    DWORD nOut; // bytes escritos
    
    // vamos escrever a primeira frase
    WriteFile(hArquivo, frase1, strlen(frase1), &nOut, NULL);
    cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl;
    
    // vamos escrever a segunda frase
    WriteFile(hArquivo, frase2, strlen(frase2), &nOut, NULL);
    cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl;   
  }
    
  // vamos fechar o handle
  CloseHandle(hArquivo);
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

C++ para iniciantes - Como usar a instrução switch em C++

Quantidade de visualizações: 10501 vezes
A instrução switch é usada quando queremos testar várias possibilidades de fluxo de código mas não queremos usar vários else if. Desta forma, cada possibilidade é testada em um bloco case. Veja um exemplo:

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#include <cstdlib>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  int valor = 4;

  switch(valor){
    case 0:
      cout << "Valor e igual a 0" << endl;
      break;
    case 1:
      cout << "Valor e igual a 1" << endl;
      break;
    case 2:
      cout << "Valor é igual a 2" << endl;
      break;
    default:
      cout << "Nenhuma das anteriores" << endl;
  }
    
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Veja que, se nenhuma das condições testadas em um bloco case for satisfatória, a parte default da instrução switch será executada.

A variável fornecida para uma instrução switch pode ser de qualquer tipo integral, ou de um tipo criado pelo usuário mas que pode ser convertido para um tipo integral (mesmo que seja uma conversão forçada - cast).


C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como usar vetores e matrizes (arrays) na linguagem C++

Quantidade de visualizações: 37778 vezes
Vetores e matrizes, também chamados de arrays em programação, são grupos consecutivos de locais na memória que possuem o mesmo tipo de dados, ou seja, um vetor ou matriz em C++ pode conter apenas elementos do mesmo tipo.

Um vetor é uma matriz de um coluna e várias linhas, enquanto uma matriz é a matriz propriamente dita, ou seja, que possui várias linhas e várias colunas.

Veja um trecho de código no qual temos um vetor contendo 5 elementos do tipo int:

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#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa a matriz
  int valores[5] = {65, 3, 8, 41, 12};
 
  // exibe os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    cout << "Posição: " << i <<
      " - Valor: " << valores[i] << endl;
  }
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Posição: 0 - Valor: 65
Posição: 1 - Valor: 3
Posição: 2 - Valor: 8
Posição: 3 - Valor: 41
Posição: 4 - Valor: 12
Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Aqui nós usamos a técnica de declarar e inicializar o vetor em uma mesma linha. Em seguida usamos um laço para percorrer todos os elementos. Veja que os elementos do vetor são acessados usando um índice que começa em 0 e vai até a quantidade de elementos menos 1.

Veja agora um trecho de código que declara um vetor e inicializa seus elementos usando um laço for:

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#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara a matriz
  int valores[5];
 
  // inicializa os elementos usando um laço
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    valores[i] = 2 * i;
  }
 
  // exibe os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    cout << "Posição: " << i <<
      " - Valor: " << valores[i] << endl;
  }
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Posição: 0 - Valor: 0
Posição: 1 - Valor: 2
Posição: 2 - Valor: 4
Posição: 3 - Valor: 6
Posição: 4 - Valor: 8
Pressione qualquer tecla para continuar. . .

É importante notar que, se não inicializados, os valores dos elementos de um vetor poderão guardar valores aleatórios. Jamais confie que eles terão o valor 0 por padrão.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em C++ usando a função sin()

Quantidade de visualizações: 3171 vezes
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem C++. Esta função, disponível no header math.h, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

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#include <iostream>
#include <math.h>
#include <cstdlib>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  cout << "Seno de 0 = " << sin(0) << "\n";
  cout << "Seno de 0 = " << sin(1) << "\n";
  cout << "Seno de 0 = " << sin(2) << "\n\n"; 
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0
Seno de 0 = 0.841471
Seno de 0 = 0.909297

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como retornar uma referência ao último elemento de um vector C++ usando a função back()

Quantidade de visualizações: 7050 vezes
O último elemento de um contêiner STL vector pode ser acessado por meio da função back(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:

reference back();
const_reference back() const;  
A primeira versão é do tipo T&, ou seja, retorna uma referência ao último elemento. Veja:

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#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um vector vazio que conterá inteiros
  vector<int> valores;

  // vamos inserir três elementos
  valores.push_back(54);
  valores.push_back(13);
  valores.push_back(87);

  // vamos obter o valor do último elemento do vector
  // Note que back() pode ser usada dos dois lados
  // de uma operação de atribuição
  int valor = valores.back();
  cout << "Último elemento: " << valor << endl;

  // vamos alterar o valor do último elemento
  valores.back() = 102;

  // vamos testar o resultado
  cout << "Último elemento: " << valores.back() << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Último elemento: 87
Último elemento: 102

Note que aqui nós usamos:

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int valor = valores.back();

para guardar o valor do último elemento na variável valor. Poderíamos também usar:

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int& valor = valores.back();
valor = 102;

Agora valor é uma referência direta ao último elemento do vector. Desta forma, qualquer alteração no valor da variável valor afetará também o último elemento do vector.

Observe agora o seguinte trecho de código:

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int valor = valores.back(); // o último elemento é 87
valores.back() = 20;
cout << "Último elemento: " << valor << endl;

Aqui nós acessamos o valor do último elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.back(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 87. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.back() afetasse também a variável valor. Assim:

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int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87
valores.back() = 20;
cout << "Último elemento: " << valor << endl;

Mas, como evitar alterações diretas na variável valor? Podemos declarar valor como uma referência constante, ou seja, usar a segunda versão da função back(), a saber const T&, que retorna uma referência constante. Veja:

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const int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87
valores.back() = 20;
valor = 300; // esta linha não compila
cout << "Último elemento: " << valor << endl;

Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.back() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora.


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de C++ - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100

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Exercícios Resolvidos de C++ - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100

Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo.

Escreva um programa C++ que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo). A saída do programa deverá ser parecida com:

Numeros primos entre 2 e 100
2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício:

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Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as
suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

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----------------------------------------------------------------------

#include <cstdlib>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // limite dos números primos (incluindo)
  int limite = 100;
               
  // Lembre-se! O número 1 não é primo
  cout << "Numeros primos entre 2 e " << limite << endl;
  
  // laço que percorre os valores de 2 até o limite desejado
  for(int i = 2; i <= limite; i++){
    bool primo = true;
                       
    // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará
    // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o 
    // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo 
    // for igual a 0, então o número não é primo
    for(int j = 2; j <= (i / 2); j++){
      if(i % j == 0){
        primo = false; // não é primo
        break;
      }
    }
    
    if(primo){
      cout << i << " ";
    }
  }
  
  cout << "\n\n";
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Vamos testar seus conhecimentos em Hidrostática

Qual a massa, em quilograma, de um cubo maciço de lado igual a 5 cm que é fabricado de um material com massa específica de 11,3 g/cm3?

A) 1,4125 kg

B) 2,8250 kg

C) 4,2375 kg

D) 5,6500 kg

E) 7,0625 kg
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Alvenaria: Técnicas construtivas

As alvenarias possuem espessuras variáveis, e o posicionamento dos tijolos ou blocos é item do projeto que influencia no desempenho da edificação e no isolamento térmico e acústico, por exemplo. Quando a alvenaria é erguida tendo tijolo maciço no sentido de sua menor espessura, denomina-se alvenaria de:

A) Meio tijolo.

B) Um tijolo.

C) Cutelo.

D) Um tijolo e meio.

E) Oca.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Pilares centrais: dimensionamento e detalhes construtivos

Quando se calcula um pilar central, deve-se ater para sua esbeltez, que influenciará diretamente o comportamento sobre alguns parâmetros utilizados para calcular a esbeltez. Sobre essa afirmação, pode-se dizer que:

A) o cálculo da excentricidade mínima não influencia a comparação de esbeltez.

B) o parâmetro &#945;b é uma relação entre a vinculação do pilar.

C) o pilar central não é submetido a esforços de segunda ordem, pois a carga está centralizada.

D) quando se calcula um pilar, deve-se considerar a excentricidade sempre em um sentido.

E) o parâmetro &#945;b é um parâmetro que não influencia a comparação da esbeltez com a esbeltez limite.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

A responsabilidade moral

Na relação moral e ética, pode-se perceber que, enquanto as inquietações com a esfera conceitual dos valores regentes do comportamento humano estão localizadas no âmbito da ética, as questões práticas desse campo pertencem à esfera da moral, que governa a alma de cada indivíduo. Portanto, diferenciar moral e ética significa dizer que:

A) moral é a aplicação da ética.

B) moral é a prática da ética em nossa sociedade.

C) não podemos diferenciar, pois são idênticas.

D) moral é o conjunto de valores, e ética é a reflexão dos mesmos.

E) moral e ética são antagônicas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações rasas

Uma fundação do tipo radier é, convencionalmente, uma laje de concreto usada quando, EXCETO:

A) O solo é mole, com baixa capacidade de carga.

B) É necessário combater a sobrepressão hidrostática.

C) Há ocorrência de bolsões de solos moles variáveis sob a projeção da estrutura.

D) A sapata corrida cobre 40% acima da área de fundação por causa de cargas elevadas de pilares.
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