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Como carregar uma imagem JPG em um BufferedImage do Java e convertê-la para tons de cinzaQuantidade de visualizações: 1235 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar ImageIO.read() para carregar uma imagem JPG em um objeto da classe BufferedImage do Java. Em seguida nós vamos aplicar um filtro cinza nela, ou seja, vamos carregar uma imagem JPG colorida e vamos convertê-la para tons de cinza. O filtro cinza será aplicado usando ColorSpace.CS_GRAY. Para finalizar, nós vamos salvar a imagem JPG com outro nome. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.color.ColorSpace; import java.awt.image.BufferedImage; import java.awt.image.ColorConvertOp; import java.io.File; import java.io.IOException; import javax.imageio.ImageIO; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos declarar um objeto da classe BufferedImage BufferedImage imagem = null; try{ // vamos carregar a imagem imagem = ImageIO.read(new File("C:\\estudos_java\\osmar.jpg")); // vamos criar um objeto da classe ColorSpace com a constante CS_GRAY ColorSpace cs = ColorSpace.getInstance(ColorSpace.CS_GRAY); // criamos um conversor de cores passando o ColorConvertOp ColorConvertOp op = new ColorConvertOp(cs, null); // e aplicamos o filtro na imagem que carregamos imagem = op.filter(imagem, null); // e salvamos a imagem com outro nome ImageIO.write(imagem, "jpg", new File("C:\\estudos_java\\osmar2.jpg")); // mostramos uma mensagem de sucesso System.out.println("Imagem salva com sucesso."); } catch(IOException exc){ System.out.println("Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } } } Execute o código e abra a segunda imagem para constatar se ela realmente está em tons cinza. |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Entrada e Saída em Arquivos (File Input/Output - IO) |
Como ler o conteúdo de um arquivo uma linha de cada vez usando o método readLine() da classe RandomAccessFile da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 13145 vezes |
Uma das operações mais frequentes em um programa é a leitura do conteúdo de arquivos. A classe RandomAccessFile nos fornece o método readLine() que é muito útil quando precisamos ler as linhas de conteúdo em um arquivo. O método readLine() lê bytes consecutivos do arquivo, começando na posição atual do ponteiro de arquivos até alcançar um caractere marcador de final de linha ou o fim do arquivo. Cada byte é convertido em um caractere tomando-se o valor do byte para os oito bits de menor ordem do caractere e definindo os oito bits de ordem alta do caractere como zero. Desta forma, este método não suporta Unicode completamente. Uma linha de texto é finalizada por um caractere de retorno de carro ("\r"), um caractere de nova linha ("\n"), um caractere de retorno de carro seguido por um caractere de nova linha, ou o final do arquivo. Caracteres de final de linha não são incluídos na string retornada pelo método. É importante observar que, a cada chamada ao método readLine(), o ponteiro de arquivo é avançado e posicionado para a leitura subsequente. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // uma instância de RandomAccessFile para leitura e escrita try{ RandomAccessFile arquivo = new RandomAccessFile("C:\\java\\conteudo.txt", "rw"); // vamos ler o conteúdo do arquivo uma linha de cada vez String linha; while((linha = arquivo.readLine()) != null){ System.out.println("Posição do ponteiro: " + arquivo.getFilePointer()); System.out.println(linha); } arquivo.close(); } catch(FileNotFoundException fnfe){ System.out.println(fnfe.getMessage()); } catch(IOException ioe){ System.out.println(ioe.getMessage()); } System.exit(0); } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Posição do ponteiro: 27 Primeira linha do arquivo Posição do ponteiro: 53 Segunda linha do arquivo Posição do ponteiro: 78 Terceira linha do arquivo |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um método chamado inverter() que recebe um número inteiro e retorna este mesmo número invertidoQuantidade de visualizações: 7100 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java chamado inverter() que recebe um número inteiro e retorna este mesmo número invertido. Este método deverá ter a seguinte assinatura: public static int inverter(int numero){ // sua implementação aqui } ATENÇÃO: Para a resolução deste exercício é permitido usar apenas os operadores aritméticos. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 487 O valor invertido é: 784 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // fazer efetuar uma chamada ao método inverter() e obter o valor invertido int invertido = inverter(numero); // e exibir o resultado System.out.println("O valor invertido é: " + invertido); } // método estático que recebe um número inteiro e o devolve invertido public static int inverter(int numero){ int resultado = 0; // guarda o resultado da inversão // enquanto número for diferente de 0 while(numero != 0){ // obtém resto da divisão de número por 10 int resto = numero % 10; // resultado recebe ele mesmo multiplicado por 10 mais o resto resultado = resultado * 10 + resto; // finalmente número recebe ele mesmo dividido por 10 numero = numero / 10; } return resultado; // retorna o resultado } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Java Swing - Como detectar um clique em um botão JButton e exibir uma mensagem JOptionPaneQuantidade de visualizações: 38 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método addActionListener() da linguagem Java para definir um evento de clique a um botão JButton. Quando o usuário clicar no botão nós vamos interceptar este evento e mostrar uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog(). Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ JButton btn; public Estudos() { super("Detectando um clique em um botão"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); btn = new JButton("Clique"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Fui clicado!"); } } ); c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Quando criamos um novo COGO Point usando a opção Manual do Point Creation Tool (Create Ground Data -> Points), qual é o primeiro parâmetro de ponto solicitado? A) Localização do ponto (point location) B) Número do ponto (point number) C) Nome do ponto (point name) D) Descrição do ponto (point description) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptvar a = new Array(); var b = new Array(); a[1] = 3; b[2] = 5; a = b; Quais valores estão contidos em a[1] e a[2] depois da execução deste código? A) a[1] é 3 e a[2] é 5. B) a[1] é indefinido e a[2] é 5. C) ambos a[1] e a[2] são indefinidos. D) A execução deste código provoca um erro. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Número de Reynolds O número de Reynolds (abreviado como Re) é utilizado para o cálculo do regime de escoamento de um fluido no interior de um tubo ou de um duto. Considere que um sistema hidráulico opera com óleo SAE 10W, de densidade igual a 920kg/m3 e viscosidade dinâmica de 0,018kg/(m.s), à temperatura de 55°C. Sabendo que o fluido escoa a uma velocidade média de 0,147m/s, e que o tubo tem 1m de diâmetro, qual é o número de Reynolds para o escoamento? A) 7.513,33. B) 2.300. C) 112,65. D) 715,33. E) 1.126,50. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
São exemplos de objetos do espaço físico que compreendem o estudo da hidrografia, com exceção de A) nascentes. B) lagos. C) rios. D) matas. E) aquíferos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares de canto A disposição dos pilares e a determinação das medidas de sua transversal estão entre as primeiras etapas em um dimensionamento de pilares de canto. Segundo a NBR 6118, um pilar não pode ter dimensões menores do que 19cm. Quando isso ocorre, deve ser adotado um coeficiente adicional (yn) para a majoração dos esforços solicitantes como medida de segurança, a ser determinado de acordo com a menor dimensão do pilar. Analise os pilares a seguir: Qual o valor do coeficiente adicional (yn) que deve ser adotado para os referidos pilares, respectivamente? A) yn1 = 1,05. yn2 = 1,25. yn3 = 1,50. yn4 = 1,35. B) yn1 = 1,05. yn2 = 1,00. yn3 = 1,00. yn4 = 1,25. C) yn1 = 1,05. yn2 = 1,00. yn3 = 1,15. yn4 = 1,75. D) yn1 = 2,50. yn2 = 1,85. yn3 = 1,25. yn4 = 1,75. E) yn1 = 2,50. yn2 = 1,00. yn3 = 1,65. yn4 = 2,25. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
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