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Como virar uma imagem horizontalmente usando um BufferedImage do Java em conjunto com um AffineTransformQuantidade de visualizações: 1070 vezes |
Nesta dica mostrarei como inverter uma imagem na horizontal, ou seja, dar um flip horizontal, usando um BufferedImage do Java. Note que nós vamos carregar uma imagem JPG, aplicar um AffineTransform nela e, em seguida, salvaremos ela com outro nome. Veja que virar uma imagem na horizontal é diferente de girar (rotacionar) a mesma. Quando uma imagem sofre um flip na horizontal, os textos dela ficam invertidos. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.geom.AffineTransform; import java.awt.image.AffineTransformOp; import java.awt.image.BufferedImage; import java.io.File; import java.io.IOException; import javax.imageio.ImageIO; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos declarar um objeto da classe BufferedImage BufferedImage imagem = null; try{ // vamos carregar a imagem imagem = ImageIO.read(new File("C:\\estudos_java\\osmar.jpg")); // vamos criar uma transformação Affine para virar a imagem // na horizontal AffineTransform transf = AffineTransform.getScaleInstance(-1, 1); transf.translate(-imagem.getWidth(null), 0); AffineTransformOp op = new AffineTransformOp(transf, AffineTransformOp.TYPE_NEAREST_NEIGHBOR); imagem = op.filter(imagem, null); // e salvamos a imagem com outro nome ImageIO.write(imagem, "jpg", new File("C:\\estudos_java\\osmar2.jpg")); // mostramos uma mensagem de sucesso System.out.println("Imagem salva com sucesso."); } catch(IOException exc){ System.out.println("Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } } } |
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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Tutorial de Java - Como usar a instrução condicional if e if...else do JavaQuantidade de visualizações: 53848 vezes |
Instruções if e if...else permitem executar trechos de códigos baseado em condições. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valor = 5; if(valor > 3) System.out.println("Valor maior que 3"); } } Neste programa, a instrução ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.out.println("Valor maior que 3"); será executada somente se o teste (valor > 3) for verdadeiro. Observe que a expressão de teste deverá sempre ser do tipo boolean (true ou false). Neste exemplo temos apenas uma instrução a ser executada. Isso dispensa o uso das chaves ao redor do bloco de códigos. Se o bloco contiver mais de uma instrução, as chaves são necessárias. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valor = 5; if(valor > 3){ System.out.println("Valor maior que 3"); System.out.println("O valor é: " + valor); } } } A instrução if...else (se...senão) é usada quando queremos fornecer um caminho alternativo ao código. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valor = 1; if(valor > 3) System.out.println("Valor maior que 3"); else System.out.println("Valor menor que 3"); } } Você pode ainda usar if...else if...else (se...senão se...senão). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valor = 3; if(valor > 3) System.out.println("Valor maior que 3"); else if(valor < 3) System.out.println("Valor menor que 3"); else System.out.println("Valor é igual a 3"); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila Java para iniciantes - Como concatenar strings em Java usando o operador "+"Quantidade de visualizações: 37 vezes |
Strings, ou seja, palavras, frases e textos, são concatenadas em Java usando-se o operador de adição "+". Lembre-se: concatenar significa juntar, agrupar, mesclar, etc. Veja um exemplo completo no trecho de código a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String s1 = "Bom dia, "; String s2 = "meu caro amigo!"; String s3 = s1 + s2; System.out.println(s3); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Bom dia, meu caro amigo! |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 5981 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?# função usada para trocar dois itens de posição em uma lista def trocar_posicao(lista, pos1, pos2): lista[pos1], lista[pos2] = lista[pos2], lista[pos1] return lista # cria uma lista valores = [1, 2, 3, 4] # define as posições de troca pos1, pos2 = 0, 3 # chama a função de troca e retorna a nova lista print(trocar_posicao(valores, pos1, pos2)) A) [1, 4, 3, 2] B) [3, 2, 4, 1] C) [4, 2, 3, 1] D) [4, 4, 3, 2] E) [4, 3, 2, 1] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?for i in range(0, 10, 3): print(i, end=" ") A) 0 3 6 9 B) 0 1 2 3 C) 3 6 9 12 D) 10 20 30 40 E) 0 0 0 0 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Sondagem à Percussão (SPT) e Rotativa (RQD) Identifique a qualidade do maciço através do RQD de uma porção da rocha cuja manobra na sondagem rotativa foi de 1,5m e recuperou-se os seguintes fragmentos: 12cm + 16cm + 7cm + 35cm + 6cm + 14cm + 8cm + 2cm + 50cm. A) Trata-se de um maciço muito fraco. RQD menor que 25%. B) Trata-se de um maciço fraco, com RQD entre 25 e 50%. C) Trata-se de um maciço regular, com RQD entre 50 e 75%. D) Trata-se de um maciço bom, com RQD entre 75 e 90%. E) Trata-se de um maciço excelente, RQD=100%. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Como encontrar o maior valor entre x e y em JavaScript? A) ceil(x, y) B) top(x, y) C) Math.max(x, y) D) Math.ceil(x, y) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Alvenaria: Técnicas construtivas Durante o levantamento de alvenaria, para atenuar as tensões que ficarão concentradas nos contornos dos vãos de portas e janelas devido à descontinuidade da parede, é necessária a execução de elementos estruturais específicos. O elemento localizado acima dos vãos é denominado de: A) Marco. B) Caixilho. C) Esquadria. D) Verga. E) Contramarco. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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