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Como retornar a largura da imagem de um BufferedImage do Java usando seu método getWidth()

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Em algumas situações nós precisamos saber a largura, em pixels, da imagem carregada em um objeto da classe BufferedImage do Java. Para isso nós podemos usar o seu método getWidth().

Veja um trecho de código Java console no qual carregamos uma imagem JPG em um objeto BufferedImage e em seguida efetuamos uma chamada à função getWidth() para retornar a largura da imagem em pixels:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.awt.image.BufferedImage;
import java.io.File;
import java.io.IOException;
import javax.imageio.ImageIO;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos declarar um objeto da classe BufferedImage
    BufferedImage imagem = null;
           
    try{
      // vamos carregar a imagem
      imagem = ImageIO.read(new File("C:\\estudos_java\\lago.jpg"));
      // vamos obter a largura da imagem em pixels
      System.out.println("Largura: " + imagem.getWidth() + " pixels");
    }
    catch(IOException exc){
      System.out.println("Erro ao carregar a imagem: " + 
        exc.getMessage());
    }    
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Largura: 400 pixels

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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados char da linguagem Java

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O tipo de dados char é usado para representar um único caractere. Veja:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    char letra1 = 'A';
    char letra2 = 'B';     

    System.out.println("As letras são: "
      + letra1 + " e " + letra2);
    System.exit(0);
  }
}

Observe que um literal string deve estar entre aspas duplas, enquanto que um literal do tipo caractere deve estar entre aspas simples. Desta forma, "H" é uma string e 'H' é um caractere.

O tipo char é integral mas sem sinal. A faixa de uma variável deste tipo vai de 0 à 65536. Os caracteres em Java são codificados em Unicode, que é um codificação de 16 bits capaz de representar uma larga faixa de caracteres internacionais. Se os 9 bits mais significantes de um char forem todos 0, então a codificação será a mesma que o ASCII de 7 bits.

É possível atribuir literais inteiros à uma variável do tipo char. Veja:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    char letra = 98;  

    System.out.println("A letra é: "
      + letra);
    System.exit(0);
  }
}

Este código exibirá o caractere 'b'. Veja um exemplo no qual imprimimos todas as letras do alfabeto minúsculo:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    for(char i = 97; i <= 122; i++){    
      System.out.print(i + " ");
    } 
    
    System.exit(0);
  }
}

O tipo char pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos:

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char -> int -> long -> float -> double

Não é possível converter um char em um short ou byte. Caso isso seja realmente necessário, temos que fazer uma coerção (cast). Veja:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    char letra = 57;
    byte valor = (byte)(letra); 
    
    System.exit(0);
  }
}

É fácil entender porque um char não pode ser convertido implicitamente em um byte. Um char possui 16 bits enquanto um byte possui apenas 8 bits. Mas, um short possui 16 bits. Assim, o que impede a conversão implicita de um char para um short? É simples. Como o tipo short possui sinal (aceita valores negativos) e o tipo char é sem sinal, o resultado é que o tipo short possui um bit a menos (reservado para o sinal) e portanto, não pode acomodar os 16 bits do tipo char.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Como usar o modificador native da linguagem Java

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O modificador native é usado exclusivamente com métodos. A implementação de um método marcado como native não é feita em Java mas sim em outra linguagem de programação, tal como C ou C++.

Veja um exemplo de uma aplicação Java contendo um método native:

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public class Estudos{
  private static native void escrever();
	
  public static void main(String[] args){
    System.loadLibrary("Funcoes");
    escrever();
  }
}

O primeiro detalhe a observar é a definição de um método native chamado escrever(). Veja que este método possui apenas a assinatura, o que quer dizer que sua implementação virá de um ponto externo ao nosso código. Em seguida temos uma chamada ao método LoadLibrary() da classe System. Este método recebe uma string contendo o nome da biblioteca que contém a implementação do método escrever(). O próprio método LoadLibrary se encarrega de acrescentar as extensões .dll ou .so ao nome da biblioteca que será carregada.

Quando estamos trabalhando com métodos native, é sempre uma boa idéia estudarmos JNI (Java Native Interface). JNI é uma API do Java que permite que métodos Java chamem funções nativas implementadas em C.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que leia duas notas obtidas por um aluno na disciplina de Algoritmos e Programação de Computadores, o número de aulas ministradas

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que leia duas notas obtidas por um aluno na disciplina de Algoritmos e Programação de Computadores, o número de aulas ministradas e o número de aulas assistidas por este aluno nesta disciplina. Calcule e mostre a média final deste aluno e diga se ele foi aprovado ou reprovado. Considere que para um aluno ser aprovado ele deve obter média final igual ou maior a 6,0 e ter no mínimo 75% de frequência.

Importante: Seu código Java deverá validar os dados de entrada para que as notas não sejam menores que zero nem maiores que 10. Além disso, o número de aulas assistidas não pode ser maior que o número de aulas ministradas.

Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a primeira nota: 9
Informe a segunda nota: 7
Quantidade de aulas ministradas: 20
Quantidade de aulas assistidas: 17
Aluno aprovado com média 8.0 e frequencia 85.0%
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler as duas notas do aluno
    System.out.print("Informe a primeira nota: ");
    double n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a segunda nota: ");
    double n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler a quantidade de aulas ministradas
    System.out.print("Quantidade de aulas ministradas: ");
    int aulas_ministradas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // agora a quantidade de aulas assistidas pelo aluno
    System.out.print("Quantidade de aulas assistidas: ");
    int aulas_assistidas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // agora temos que validar as informações inseridas
    if((n1 < 0) || (n1 > 10)){
      System.out.println("\nA nota n1 é inválida");
    }
    else if((n2 < 0) || (n2 > 10)){
      System.out.println("\nA nota n2 é inválida");
    }
    else if(aulas_assistidas > aulas_ministradas){
      System.out.println("Aulas assistidas maior que aulas ministradas");
    }
    else{
      // vamos calcular a média do aluno
      double media = (n1 + n2) / 2;
      // vamos calcular a frequencia
      double frequencia = (aulas_assistidas / (double)aulas_ministradas) * 100;
      
      // vamos testar a aprovação do aluno agora
      if((media >= 6.0) && (frequencia >= 75)){
        System.out.println("Aluno aprovado com média " + media +
          " e frequencia " + frequencia + "%");
      }
      else{
        System.out.println("Aluno reprovado com média " + media +
          " e frequencia " + frequencia + "%");
      }
    }
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em

Domínios de Deformações

Vigas de concreto armado, com seções submetidas a um momento fletor e a um esforço cortante, são dimensionadas de tal forma que se determine uma armadura longitudinal para resistir ao momento fletor e uma armadura transversal para resistir ao esforço cortante.

Analise as informações a seguir, a respeito da solicitação normal do tipo momento fletor:

I) Solicitação de flexão simples ocorre quando a única solicitação atuante é o momento fletor.

II) Solicitação de flexão composta ocorre quando, além do momento fletor, há uma força normal atuante.

III) Solicitação de flexão oblíqua ocorre quando o plano de flexão compreende um eixo de simetria da seção transversal.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente a afirmação I está correta.

B) Somente as afirmações I e II estão corretas.

C) Somente a afirmação II está correta.

D) Somente a afirmação III está correta.

E) Somente as afirmações II e III estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

A paleta Toolspace

Qual aba da paleta Toolspace é usada para exibir os objetos do Civil 3D em uma lista resumida e expansível?

A) Settings

B) Prospector

C) Toolbox

D) Survey
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Água Fria: Reservatórios

Orienta-se que a limpeza de um reservatório seja feita a cada 6 meses para garantir a qualidade da água armazenada. Sobre o procedimento de limpeza é correto afirmar:

A) Deve-se fechar o registro de entrada de água no reservatório, de preferência em dia de menor consumo, e aproveitar a água existente no reservatório para a limpeza.

B) Havendo iodo em excesso, esvaziar o reservatório através da tubulação de recalque, abrindo o seu respectivo registro de fechamento.

C) Após a primeira etapa da limpeza deve-se abrir o registro de distribuição da rede predial e soltar a água da lavagem pelas torneiras da edificação.

D) A limpeza deve ser feita com sabão ou detergente líquido para garantir a eficiência.

E) Para desinfecção final do reservatório deve-se adicionar água sanitária e encher normalmente o reservatório para utilização.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual função é usada para converter uma string em letras minúsculas em Python?

A) toLower()

B) toLowerCase()

C) lower_case()

D) lower()

E) lowercase()
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Vamos testar seus conhecimentos em Java

Analise o seguinte código Java

int a = 3 / 0;
System.out.println(a);

Qual é o resultado de sua execução?

A) Infinity

B) NaN

C) Uma exceção java.lang.ArithmeticException: / by zero

D) 0
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