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Como usar FXML para criar os componentes visuais de suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 2554 vezes |
O JavaFX FXML é um arquivo no formato XML que nos permite definir e organizar a interface gráfica com o usuário de uma forma mais prática, da mesma forma que construímos GUIs em HTML. Dessa forma, em um mesmo projeto JavaFX nós podemos ter um programador Java cuidando dos códigos e um designer de GUI cuidado dos arquivos FXML. Por meio do FXML nós podemos construir a interface gráfica da aplicação JavaFX toda, ou somente de uma parte, tais como um formulário, uma aba, uma caixa de diálogo, etc. Vamos ver então como criar o nosso primeiro arquivo FXML? Como criar o arquivo FXML usando o Netbeans Os arquivos FXML são arquivos texto, e, portanto, podem ser criados por qualquer editor de texto e IDE, incluindo o Eclipse, Netbeans, etc. Nessa dica mostrarei como criar um arquivo FXML usando o Netbeans. Para isso, siga os passos a seguir: 1) Vá em Arquivo -> Novo Arquivo; 2) Selecione JavaFX de um lado e FXML Vazio do outro lado; 3 Escolha um nome para o arquivo e clique o botão Finalizar. Por padrão o arquivo FXML será criado no diretório de código-fonte da aplicação JavaFX, mas você poderá movê-lo para o diretório de sua preferência. Agora que já temos o arquivo FXML criado, altere o seu conteúdo para o conteúdo a seguir: <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <?import javafx.scene.layout.VBox?> <?import javafx.scene.control.Button?> <VBox> <style> -fx-padding: 30; Veja que temos um gerenciador de layout VBox e, dentro dele, entre as tags <children>, temos um botão Button. Vamos agora carregar este arquivo FXML em uma aplicação JavaFX. Observe o código abaixo: package estudosjavafx; import java.net.URL; import javafx.application.Application; import javafx.fxml.FXMLLoader; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.layout.VBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage) throws Exception{ // instanciamos um novo objeto da classe FXMLLoader FXMLLoader loader = new FXMLLoader(); // indicamos o local do arquivo loader.setLocation(new URL("file:///C://javafx//Primeiro.fxml")); // criamos um gerenciador de layout VBox Execute este código e, se o arquivo FXML puder se encontrado com sucesso, e estiver escrito e formatado corretamente, você verá uma aplicação JavaFX contendo um botão. |
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