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Como usar FXML para criar os componentes visuais de suas aplicações JavaFX

Quantidade de visualizações: 2511 vezes
O JavaFX FXML é um arquivo no formato XML que nos permite definir e organizar a interface gráfica com o usuário de uma forma mais prática, da mesma forma que construímos GUIs em HTML. Dessa forma, em um mesmo projeto JavaFX nós podemos ter um programador Java cuidando dos códigos e um designer de GUI cuidado dos arquivos FXML.

Por meio do FXML nós podemos construir a interface gráfica da aplicação JavaFX toda, ou somente de uma parte, tais como um formulário, uma aba, uma caixa de diálogo, etc.

Vamos ver então como criar o nosso primeiro arquivo FXML?

Como criar o arquivo FXML usando o Netbeans

Os arquivos FXML são arquivos texto, e, portanto, podem ser criados por qualquer editor de texto e IDE, incluindo o Eclipse, Netbeans, etc. Nessa dica mostrarei como criar um arquivo FXML usando o Netbeans. Para isso, siga os passos a seguir:

1) Vá em Arquivo -> Novo Arquivo;

2) Selecione JavaFX de um lado e FXML Vazio do outro lado;

3 Escolha um nome para o arquivo e clique o botão Finalizar. Por padrão o arquivo FXML será criado no diretório de código-fonte da aplicação JavaFX, mas você poderá movê-lo para o diretório de sua preferência.

Agora que já temos o arquivo FXML criado, altere o seu conteúdo para o conteúdo a seguir:

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Veja que temos um gerenciador de layout VBox e, dentro dele, entre as tags <children>, temos um botão Button. Vamos agora carregar este arquivo FXML em uma aplicação JavaFX. Observe o código abaixo:

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Execute este código e, se o arquivo FXML puder se encontrado com sucesso, e estiver escrito e formatado corretamente, você verá uma aplicação JavaFX contendo um botão.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField)

Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFX

Quantidade de visualizações: 1934 vezes
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX:

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A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField.

Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox:

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Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado:




JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox)

Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()

Quantidade de visualizações: 885 vezes
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region.

Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele.

Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões:

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Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos.


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