Você está aqui: JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: Button (Classe Button) |
Como detectar um clique em um botão do JavaFX e exibir uma mensagem AlertQuantidade de visualizações: 1332 vezes |
Nesta dica mostrarei um código JavaFX completo que mostra como detectar o evento clique em um botão Button e exibir uma caixa de mensagem Alert, do pacote javafx.scene.control. Note que criamos um novo objeto EventHandler do tipo ActionEvent e depois associamos este objeto ao clique do botão por meio do método setOnAction(). Veja o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.event.ActionEvent; import javafx.event.EventHandler; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Alert; import javafx.scene.control.Alert.AlertType; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.ButtonType; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um botão Button btn = new Button("Clique Aqui"); // vamos criar um ActionEvent para o botão EventHandler<ActionEvent> eventoClique = new EventHandler<ActionEvent>() { @Override public void handle(ActionEvent e){ Alert msg = new Alert(AlertType.NONE, "O botão foi clicado!", ButtonType.APPLY); // mostra a caixa de mensagem msg.show(); } }; // vamos associar o ActionEvent ao botão btn.setOnAction(eventoClique); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // o botão nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // definimos o título da aplicação primaryStage.setTitle("Minha aplicação JavaFX"); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Em mais dicas do site você verá vários outros exemplos de como tratar eventos no JavaFX. |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox) |
Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()Quantidade de visualizações: 826 vezes |
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region. Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele. Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar três botões Button btn1 = new Button("Botão 1"); Button btn2 = new Button("Botão 2"); Button btn3 = new Button("Botão 3"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os três botões nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(btn1); hBox.getChildren().add(btn2); hBox.getChildren().add(btn3); // vamos definir o espaço interno do HBox usando // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda) hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20)); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos. |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField) |
Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 1872 vezes |
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- java.lang.Object javafx.scene.Node javafx.scene.Parent javafx.scene.layout.Region javafx.scene.control.Control javafx.scene.control.TextInputControl javafx.scene.control.TextField A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField. Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.control.TextField; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo, um botão e uma // caixa de texto Label label = new Label("Seu nome:"); // vamos deixar o texto do Label em negrito label.setStyle("-fx-font-weight: bold;"); // vamos aumentar o tamanho da fonte label.setStyle("-fx-font-size: 150%;"); TextField nomeTxt = new TextField(); Button btn = new Button("Enviar"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os componentes nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(label); hBox.getChildren().add(nomeTxt); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // vamos definir o espaço entre os // componentes do HBox hBox.setSpacing(10); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado: |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual função é usada para retornar o tamanho de uma string em Python? A) count_chars() B) str_len() C) size() D) length() E) len() Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é a sintáxe correta para referenciar um arquivo JavaScript externo chamado "auxiliar.js"? A) <script name="auxiliar.js"> B) <script src="auxiliar.js"> C) <script href="auxiliar.js"> Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Cisalhamento e detalhamento de vigas O arranjo das armaduras de uma viga de concreto armado deve atender tanto à função estrutural quanto às condições adequadas de execução, principalmente em relação ao lançamento e ao adensamento do concreto. Uma viga de concreto C20 está sujeita a um carregamento Vd de 500kN. Essa viga tem seção igual a 25 x 60cm e altura útil de 57cm. Determine o espaçamento máximo da armadura transversal dessa viga: A) 17cm. B) 21cm. C) 25cm. D) 27cm. E) 30cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais Qual das alternativas a seguir possui exemplos, na ordem correta de ações: permanentes diretas, permanentes indiretas, acidentais diretas, acidentais indiretas e excepcionais. A) Peso próprio, variações de temperatura, cargas móveis, protensão e terremotos. B) Peso próprio, protensão, vento, variações de temperatura e terremotos. C) Deslocamento de apoio, imperfeições geométricas, vento, variações de temperatura e terremotos. D) Peso próprio, imperfeições geométricas, vento, força longitudinal de frenagem e explosões. E) Peso próprio, imperfeições geométricas, vento, variações de temperatura e cargas verticais de uso da construção. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Perfil em aço As conexões dos perfis de aço contribuem para a projetação das estruturas de uma edificação, sendo responsáveis pela ligação entre pilares e vigas ou entre outros elementos. Elas podem variar, dependendo do tipo de esforço que se pretende resistir com o elemento estrutural. Considerando a figura apresentada a seguir, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de conexão que está sendo utilizado para unir essas peças. A) Conexão de cisalhamento. B) Conexão de momento com pinos. C) Conexão de cisalhamento com solda. D) Conexão de momento com solda. E) Conexão de tensão com solda. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Veja mais Dicas e truques de JavaFX |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |