Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: Button (Classe Button)

Como detectar um clique em um botão do JavaFX e exibir uma mensagem Alert

Quantidade de visualizações: 1426 vezes
Nesta dica mostrarei um código JavaFX completo que mostra como detectar o evento clique em um botão Button e exibir uma caixa de mensagem Alert, do pacote javafx.scene.control.

Note que criamos um novo objeto EventHandler do tipo ActionEvent e depois associamos este objeto ao clique do botão por meio do método setOnAction(). Veja o código:

package estudosjavafx;
   
import javafx.application.Application;
import javafx.event.ActionEvent;
import javafx.event.EventHandler;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Alert;
import javafx.scene.control.Alert.AlertType;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.ButtonType;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
   
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
   
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar um botão
    Button btn = new Button("Clique Aqui");
    
    // vamos criar um ActionEvent para o botão
    EventHandler<ActionEvent> eventoClique = new
      EventHandler<ActionEvent>() {
      @Override
      public void handle(ActionEvent e){
        Alert msg = new Alert(AlertType.NONE,
          "O botão foi clicado!", ButtonType.APPLY);
 
        // mostra a caixa de mensagem
        msg.show();
      }


Em mais dicas do site você verá vários outros exemplos de como tratar eventos no JavaFX.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de JavaFX

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 19 usuários muito felizes estudando em nosso site.