Você está aqui: JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: Button (Classe Button)

Como detectar um clique em um botão do JavaFX e exibir uma mensagem Alert

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Nesta dica mostrarei um código JavaFX completo que mostra como detectar o evento clique em um botão Button e exibir uma caixa de mensagem Alert, do pacote javafx.scene.control.

Note que criamos um novo objeto EventHandler do tipo ActionEvent e depois associamos este objeto ao clique do botão por meio do método setOnAction(). Veja o código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudosjavafx;
   
import javafx.application.Application;
import javafx.event.ActionEvent;
import javafx.event.EventHandler;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Alert;
import javafx.scene.control.Alert.AlertType;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.ButtonType;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
   
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
   
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar um botão
    Button btn = new Button("Clique Aqui");
    
    // vamos criar um ActionEvent para o botão
    EventHandler<ActionEvent> eventoClique = new
      EventHandler<ActionEvent>() {
      @Override
      public void handle(ActionEvent e){
        Alert msg = new Alert(AlertType.NONE,
          "O botão foi clicado!", ButtonType.APPLY);
 
        // mostra a caixa de mensagem
        msg.show();
      }
    };
    
    // vamos associar o ActionEvent ao botão
    btn.setOnAction(eventoClique);
    
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // o botão nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(btn);
       
    // vamos definir o espaço interno do HBox
    hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10));
      
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
    
    // definimos o título da aplicação
    primaryStage.setTitle("Minha aplicação JavaFX");
    
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Em mais dicas do site você verá vários outros exemplos de como tratar eventos no JavaFX.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox)

Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()

Quantidade de visualizações: 826 vezes
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region.

Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele.

Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package estudosjavafx;
 
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
 
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
 
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar três botões
    Button btn1 = new Button("Botão 1");
    Button btn2 = new Button("Botão 2");
    Button btn3 = new Button("Botão 3");
     
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os três botões nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(btn1);
    hBox.getChildren().add(btn2);
    hBox.getChildren().add(btn3);
     
    // vamos definir o espaço interno do HBox usando
    // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda)
    hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20));
    
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
     
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos.


JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField)

Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFX

Quantidade de visualizações: 1872 vezes
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX:

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java.lang.Object
 javafx.scene.Node
  javafx.scene.Parent
   javafx.scene.layout.Region
    javafx.scene.control.Control
     javafx.scene.control.TextInputControl
      javafx.scene.control.TextField

A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField.

Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox:

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package estudosjavafx;
   
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.scene.control.TextField;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
   
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
   
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar um rótulo, um botão e uma
    // caixa de texto
    Label label = new Label("Seu nome:");
    // vamos deixar o texto do Label em negrito
    label.setStyle("-fx-font-weight: bold;");
    // vamos aumentar o tamanho da fonte
    label.setStyle("-fx-font-size: 150%;");
    TextField nomeTxt = new TextField();
    Button btn = new Button("Enviar");
    
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os componentes nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(label);
    hBox.getChildren().add(nomeTxt);
    hBox.getChildren().add(btn);
       
    // vamos definir o espaço interno do HBox
    hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10));
    
    // vamos definir o espaço entre os 
    // componentes do HBox
    hBox.setSpacing(10);
      
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
    
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado:




Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual função é usada para retornar o tamanho de uma string em Python?

A) count_chars()

B) str_len()

C) size()

D) length()

E) len()
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a sintáxe correta para referenciar um arquivo JavaScript externo chamado "auxiliar.js"?

A) <script name="auxiliar.js">

B) <script src="auxiliar.js">

C) <script href="auxiliar.js">
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Vamos testar seus conhecimentos em

Cisalhamento e detalhamento de vigas

O arranjo das armaduras de uma viga de concreto armado deve atender tanto à função estrutural quanto às condições adequadas de execução, principalmente em relação ao lançamento e ao adensamento do concreto. Uma viga de concreto C20 está sujeita a um carregamento Vd de 500kN. Essa viga tem seção igual a 25 x 60cm e altura útil de 57cm.

Determine o espaçamento máximo da armadura transversal dessa viga:

A) 17cm.

B) 21cm.

C) 25cm.

D) 27cm.

E) 30cm.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais

Qual das alternativas a seguir possui exemplos, na ordem correta de ações: permanentes diretas, permanentes indiretas, acidentais diretas, acidentais indiretas e excepcionais.

A) Peso próprio, variações de temperatura, cargas móveis, protensão e terremotos.

B) Peso próprio, protensão, vento, variações de temperatura e terremotos.

C) Deslocamento de apoio, imperfeições geométricas, vento, variações de temperatura e terremotos.

D) Peso próprio, imperfeições geométricas, vento, força longitudinal de frenagem e explosões.

E) Peso próprio, imperfeições geométricas, vento, variações de temperatura e cargas verticais de uso da construção.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Perfil em aço

As conexões dos perfis de aço contribuem para a projetação das estruturas de uma edificação, sendo responsáveis pela ligação entre pilares e vigas ou entre outros elementos. Elas podem variar, dependendo do tipo de esforço que se pretende resistir com o elemento estrutural.

Considerando a figura apresentada a seguir, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de conexão que está sendo utilizado para unir essas peças.



A) Conexão de cisalhamento.

B) Conexão de momento com pinos.

C) Conexão de cisalhamento com solda.

D) Conexão de momento com solda.

E) Conexão de tensão com solda.
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