Você está aqui: JavaFX ::: Pacote javafx.stage (Package javafx.stage) ::: Stage (Classe Stage) |
Como exibir a janela da aplicação JavaFX em tela cheia usando o método setFullScreen()Quantidade de visualizações: 695 vezes |
A janela de uma aplicação JavaFX, ou seja, o stage exibindo atualmente, pode ser colocada em modo de tela cheia por meio de uma chamada à função setFullScreen() da classe Stage, do pacote javafx.stage. Este método recebe um valor true ou false, indicando se a janela deverá ser exibida em tela cheia ou não. Veja um exemplo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.layout.VBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo Label rotulo = new Label("Aplicação JavaFX em tela cheia"); // agora criamos um laytou VBox e colocamos // o rótulo nele VBox vBox = new VBox(); vBox.getChildren().add(rotulo); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(vBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); // agora vamos mostrar a tela da aplicação JavaFX // em tela cheia primaryStage.setFullScreen(true); } } É importante observar que, dependendo da plataforma ou perfil do usuário atual, o modo tela cheia poderá ser negado ou, se aceito, trazer consigo algumas limitações. Tenha a certeza de testar bem a sua aplicação JavaFX antes de fornecer ao usuário funcionalidades disponíveis somente em tela cheia. |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox) |
Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()Quantidade de visualizações: 857 vezes |
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region. Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele. Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar três botões Button btn1 = new Button("Botão 1"); Button btn2 = new Button("Botão 2"); Button btn3 = new Button("Botão 3"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os três botões nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(btn1); hBox.getChildren().add(btn2); hBox.getChildren().add(btn3); // vamos definir o espaço interno do HBox usando // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda) hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20)); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos. |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField) |
Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 1911 vezes |
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- java.lang.Object javafx.scene.Node javafx.scene.Parent javafx.scene.layout.Region javafx.scene.control.Control javafx.scene.control.TextInputControl javafx.scene.control.TextField A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField. Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.control.TextField; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo, um botão e uma // caixa de texto Label label = new Label("Seu nome:"); // vamos deixar o texto do Label em negrito label.setStyle("-fx-font-weight: bold;"); // vamos aumentar o tamanho da fonte label.setStyle("-fx-font-size: 150%;"); TextField nomeTxt = new TextField(); Button btn = new Button("Enviar"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os componentes nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(label); hBox.getChildren().add(nomeTxt); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // vamos definir o espaço entre os // componentes do HBox hBox.setSpacing(10); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado: |
Veja mais Dicas e truques de JavaFX |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |