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Como usar a classe Scene em suas aplicações JavaFX

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A classe Scene, do pacote javafx.scene, é uma das classes fundamentais do JavaFX, uma vez que todos os programas JavaFX usam no mínimo um objeto Scene para agrupar e tornar visíveis os controles visuais que permitem a interação do usuário com o aplicativo.

Veja a posição desta classe classe na hierarquia de classes do JavaFX:

java.lang.Object
  javafx.scene.Scene


A classe Scene implementa, no momento que escrevemos esta dica, a interface EventTarget.

Para que um objeto Scene seja visível, ele deve ser atribuído ao palco da aplicação, ou seja, o Stage, por meio do método setScene() da classe Stage. Uma Scene só pode estar associada a um Stage por vez, e um Stage só pode mostrar um Scene por vez.

Veja a seguir um código JavaFX completo no qual criamos uma aplicação contendo um rótulo Label, um gerenciador de layout VBox e um objeto da classe Scene:

package estudosjavafx;

import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.stage.Stage;
import javafx.scene.layout.VBox;

public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }

  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar um novo rótulo Label
    Label rotulo = new Label("Bem-vindo(a) ao JavaFX");
    
    // agora criamos um laytou VBox e colocamos


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