Você está aqui: JavaFX ::: Pacote javafx.scene.media (Package javafx.scene.media) ::: Media (Classe Media)

Como usar a classe Media em suas aplicações JavaFX

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A classe Media, do pacote javafx.scene.media, é uma classe pública e final, ou seja, não permite subclasses. Seu objetivo nas aplicações JavaFX é representar um recurso de mídia (áudio ou vídeo). Em geral nós criamos uma instância dessa classe fornecendo uma URI com o caminho do recurso.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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java.lang.Object
  javafx.scene.media.Media

Por meio dessa classe nós podemos também obter informações da mídia, tais como duração, metadados, faixas, resolução do vídeo, etc. Essas informações estão disponíveis após associarmos um objeto Media com uma instância de MediaPlayer e o status desse MediaPlayer já está como MediaPlayer.Status.READY.

Veja um trecho de código JavaFX completo no qual carregamos um vídeo MP4 e o executamos usando o método play() da classe MediaPlayer:

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package estudosjavafx;

import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.layout.Pane;
import javafx.scene.media.Media;
import javafx.scene.media.MediaPlayer;
import javafx.scene.media.MediaView;
import javafx.stage.Stage;
import java.io.File;
import java.net.MalformedURLException;

public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args) {
    launch(args);
  }

  @Override
  public void start(Stage primaryStage) throws MalformedURLException {
    // arquivo de mídia
    File arquivoMidia = new File("C:\\estudos_javafx\\video.mp4");
    // cria uma nova instância da classe Media
    Media media = new Media(arquivoMidia.toURI().toURL().toString());

    // criamos um novo MediaPlayer e associamos o objeto Media
    // a ele
    MediaPlayer mediaPlayer = new MediaPlayer(media);

    // um objeto MediaView fornece uma visão para o
    // o MidiaPlayer
    MediaView mediaView = new MediaView(mediaPlayer);

    // criamos a cena
    Scene scene = new Scene(new Pane(mediaView), 700, 500);
    primaryStage.setScene(scene);
    primaryStage.show();

    // tocamos o vídeo
    mediaPlayer.play();
  }
}


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JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField)

Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFX

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Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX:

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java.lang.Object
 javafx.scene.Node
  javafx.scene.Parent
   javafx.scene.layout.Region
    javafx.scene.control.Control
     javafx.scene.control.TextInputControl
      javafx.scene.control.TextField

A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField.

Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox:

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package estudosjavafx;
   
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.scene.control.TextField;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
   
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
   
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar um rótulo, um botão e uma
    // caixa de texto
    Label label = new Label("Seu nome:");
    // vamos deixar o texto do Label em negrito
    label.setStyle("-fx-font-weight: bold;");
    // vamos aumentar o tamanho da fonte
    label.setStyle("-fx-font-size: 150%;");
    TextField nomeTxt = new TextField();
    Button btn = new Button("Enviar");
    
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os componentes nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(label);
    hBox.getChildren().add(nomeTxt);
    hBox.getChildren().add(btn);
       
    // vamos definir o espaço interno do HBox
    hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10));
    
    // vamos definir o espaço entre os 
    // componentes do HBox
    hBox.setSpacing(10);
      
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
    
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado:




JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox)

Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()

Quantidade de visualizações: 857 vezes
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region.

Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele.

Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudosjavafx;
 
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
 
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
 
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar três botões
    Button btn1 = new Button("Botão 1");
    Button btn2 = new Button("Botão 2");
    Button btn3 = new Button("Botão 3");
     
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os três botões nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(btn1);
    hBox.getChildren().add(btn2);
    hBox.getChildren().add(btn3);
     
    // vamos definir o espaço interno do HBox usando
    // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda)
    hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20));
    
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
     
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos.


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