Você está aqui: JavaFX ::: Pacote javafx.scene.media (Package javafx.scene.media) ::: Media (Classe Media) |
Como usar a classe Media em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 936 vezes |
A classe Media, do pacote javafx.scene.media, é uma classe pública e final, ou seja, não permite subclasses. Seu objetivo nas aplicações JavaFX é representar um recurso de mídia (áudio ou vídeo). Em geral nós criamos uma instância dessa classe fornecendo uma URI com o caminho do recurso. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- java.lang.Object javafx.scene.media.Media Por meio dessa classe nós podemos também obter informações da mídia, tais como duração, metadados, faixas, resolução do vídeo, etc. Essas informações estão disponíveis após associarmos um objeto Media com uma instância de MediaPlayer e o status desse MediaPlayer já está como MediaPlayer.Status.READY. Veja um trecho de código JavaFX completo no qual carregamos um vídeo MP4 e o executamos usando o método play() da classe MediaPlayer: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.layout.Pane; import javafx.scene.media.Media; import javafx.scene.media.MediaPlayer; import javafx.scene.media.MediaView; import javafx.stage.Stage; import java.io.File; import java.net.MalformedURLException; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args) { launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage) throws MalformedURLException { // arquivo de mídia File arquivoMidia = new File("C:\\estudos_javafx\\video.mp4"); // cria uma nova instância da classe Media Media media = new Media(arquivoMidia.toURI().toURL().toString()); // criamos um novo MediaPlayer e associamos o objeto Media // a ele MediaPlayer mediaPlayer = new MediaPlayer(media); // um objeto MediaView fornece uma visão para o // o MidiaPlayer MediaView mediaView = new MediaView(mediaPlayer); // criamos a cena Scene scene = new Scene(new Pane(mediaView), 700, 500); primaryStage.setScene(scene); primaryStage.show(); // tocamos o vídeo mediaPlayer.play(); } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField) |
Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 1911 vezes |
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- java.lang.Object javafx.scene.Node javafx.scene.Parent javafx.scene.layout.Region javafx.scene.control.Control javafx.scene.control.TextInputControl javafx.scene.control.TextField A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField. Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.control.TextField; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo, um botão e uma // caixa de texto Label label = new Label("Seu nome:"); // vamos deixar o texto do Label em negrito label.setStyle("-fx-font-weight: bold;"); // vamos aumentar o tamanho da fonte label.setStyle("-fx-font-size: 150%;"); TextField nomeTxt = new TextField(); Button btn = new Button("Enviar"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os componentes nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(label); hBox.getChildren().add(nomeTxt); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // vamos definir o espaço entre os // componentes do HBox hBox.setSpacing(10); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado: |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox) |
Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()Quantidade de visualizações: 857 vezes |
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region. Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele. Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar três botões Button btn1 = new Button("Botão 1"); Button btn2 = new Button("Botão 2"); Button btn3 = new Button("Botão 3"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os três botões nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(btn1); hBox.getChildren().add(btn2); hBox.getChildren().add(btn3); // vamos definir o espaço interno do HBox usando // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda) hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20)); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos. |
Veja mais Dicas e truques de JavaFX |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |