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Como usar a Equação de Torricelli para calcular a velocidade da queda livre dada a altura (e a aceleração da gravidade) usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2248 vezes |
A Equação de Torricelli pode ser usada quando temos a altura na qual um corpo (objeto) foi abandonado e gostaríamos de calcular sua velocidade de queda livre em m/s ou km/h imediatamente antes de tal corpo tocar o chão. Para isso usaremos a seguinte fórmula: \[ v^2 = \text{2} \cdot \text{g} \cdot \text{H} \] Onde: g ? aceleração da gravidade (m/s2) H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão? Note que o exercício pede a velocidade em km/h, e não m/s. Assim, veja o código C completo para o cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // altura da queda (em metros) int altura = 5; // em metros // velocidade da queda em metros por segundo float velocidade_m_s = sqrt(2 * gravidade * altura); // velocidade da queda em km/h float velocidade_km_h = velocidade_m_s * 3.6; // mostramos o resultado printf("A velocidade da queda livre em m/s é: %fm/s", velocidade_m_s); printf("\nA velocidade da queda livre em km/h é: %fkm/h", velocidade_km_h); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre em m/s é: 9.902853m/s A velocidade da queda livre em km/h é: 35.650272km/h Note que definimos, no código, a aceleração da gravidade terreste como 9.80665m/s2. |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de C - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 489 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema char caractere; int codigo; // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação printf("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado scanf("%c", &caractere); // agora vamos obter o código ASCII correspondente codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado printf("Você informou o caractere: %c", caractere); printf("\nO código ASCII correspondente é: %d", codigo); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
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Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 1416 vezes |
Energia Cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento e é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Sendo uma grandeza física escalar, a energia cinética possui como unidade de medida, de acordo com as unidades do SI (Sistema Internacional de Medidas), o joule. A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento. De forma análoga, podemos pensar que um corpo que apresenta uma grande energia cinética necessita de uma grande quantidade de energia para cessar o seu movimento. A fórmula para obtenção da Energia Cinética de um corpo, quando temos a sua massa e a sua velocidade é: \[ E_c = \frac{\text{m} \cdot v^2}{\text{2}} \] Onde: Ec ? energia cinética (em joule, J). m ? massa do corpo (em kg). v ? velocidade do corpo (em m/s). É comum, também, encontrarmos essa fórmula escrita da seguinte forma: \[ E_c = \frac{1}{2} \text{m} \cdot v^2 \] É importante observarmos que, caso um corpo se encontre em repouso, a energia cinética a ele associada é nula, ou seja, zero. Além disso, a energia cinética depende da velocidade desse corpo ao quadrado. Sendo assim, ao duplicarmos a velocidade de um corpo, sua energia cinética aumenta quatro vezes e, ao triplicá-la, a energia cinética desse corpo fica nove vezes maior. Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Um ciclista e sua bicicleta possuem uma massa total de 100kg, e uma velocidade de 54km/h. Calcule sua energia cinética. O exercício já nos dá a massa total em kg, mas precisamos converter km/h em m/s antes de realizar o cálculo da energia cinética. Fique atento(a). Veja o código C completo que efetua este cálculo e exibe a energia cinética resultante: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // a massa total float massa = 100; // em kg // velocidade (em m/s) float velocidade = 54 / 3.6; // converti de km/h para m/s // agora calculamos a energia cinética float energia_cinetica = (massa * pow(velocidade, 2)) / 2; // mostramos o resultado printf("A energia cinética é: %fJ", energia_cinetica); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A energia cinética é: 11250.000000J |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em CQuantidade de visualizações: 681 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 48763 A soma do primeiro e do último dígito é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português int numero, quant, primeiro_digito, ultimo_digito, soma; // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro printf("Informe um número inteiro: "); scanf("%d", &numero); // vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado quant = (int)log10(numero); primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant)); ultimo_digito = numero % 10; // soma o primeiro e o último dígito soma = primeiro_digito + ultimo_digito; // mostra o resultado printf("A soma do primeiro e do último dígito é: %d", soma); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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