Você está aqui: C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como usar a Equação de Torricelli para calcular a velocidade da queda livre dada a altura (e a aceleração da gravidade) usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2419 vezes |
A Equação de Torricelli pode ser usada quando temos a altura na qual um corpo (objeto) foi abandonado e gostaríamos de calcular sua velocidade de queda livre em m/s ou km/h imediatamente antes de tal corpo tocar o chão. Para isso usaremos a seguinte fórmula: \[ v^2 = \text{2} \cdot \text{g} \cdot \text{H} \] Onde: g ? aceleração da gravidade (m/s2) H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão? Note que o exercício pede a velocidade em km/h, e não m/s. Assim, veja o código C completo para o cálculo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // altura da queda (em metros) int altura = 5; // em metros // velocidade da queda em metros por segundo float velocidade_m_s = sqrt(2 * gravidade * altura); // velocidade da queda em km/h float velocidade_km_h = velocidade_m_s * 3.6; Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre em m/s é: 9.902853m/s A velocidade da queda livre em km/h é: 35.650272km/h Note que definimos, no código, a aceleração da gravidade terreste como 9.80665m/s2. |
![]() |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como calcular a equação reduzida da reta em JavaScript dados dois pontos pertencentes à reta |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |