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Java para Geometria - Dado a altura, como calcular o lado, o perímetro, o semiperímetro e a área de um triângulo equilátero usando JavaQuantidade de visualizações: 3024 vezes |
O triângulo equilátero é considerado uma das figuras geométricas mais simples e, por isso, estamos sempre nos deparando com cálculos envolvendo uma ou mais de suas características. O triângulo equilátero, assim como todos os demais triângulos, é uma figura plana e fechada, formada por segmentos de retas. Porém, contendo três lados iguais e três ângulos congruentes. O ângulo entre os vértices é de 60º graus, totalizando 180º graus ao todo. Veja a figura a seguir: Nesta dica mostrarei como, a partir da informação sobre a altura do triângulo equilátero, nós podemos calcular seu lado, seu perímetro, seu semiperímetro e sua área. Sabendo que h é a altura, veja as fórmulas para a determinação dos demais valores: \[\text{Lado L} = \dfrac{2}{\sqrt{3}} \times h \] \[\text{Perímetro P} = 3 \times L \] \[\text{Semiperímetro s} = \dfrac{3 \times L}{2} \] \[\text{Área K} = \dfrac{1}{4} \times \sqrt{3} \times L^2 \] E agora veja o código Java completo para todos estes cálculos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a altura do triângulo equilátero System.out.print("Informe a altura do triângulo: "); double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // calcular a medida do lado do triângulo equilátero double lado = (2 / Math.sqrt(3)) * altura; // calcular o perímetro do triângulo equilátero double perimetro = 3 * lado; // calcular o semiperímetro do triângulo equilátero double semiperimetro = (3 * lado) / 2; // calcular a área do triângulo equilátero double area = (1.0 / 4.0) * Math.sqrt(3) * Math.pow(lado, 2); // vamos mostrar os resultados System.out.println("A medida dos lados do triângulo é: " + lado); System.out.println("O perímetro do triângulo é: " + perimetro); System.out.println("O semiperímetro do triângulo é: " + semiperimetro); System.out.println("A área do triângulo é: " + area); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe a altura do triângulo: 10 A medida dos lados do triângulo é: 11.547005383792516 O perímetro do triângulo é: 34.64101615137755 O semiperímetro do triângulo é: 17.320508075688775 A área do triângulo é: 57.73502691896259 É importante observar que a área é retornada em metros quadrados, centímetros quadrados, etc. |
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Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como criar uma tela de login usando o gerenciador de layout GridBagLayout do Java SwingQuantidade de visualizações: 35289 vezes |
Temos que aceitar o fato de que o uso de uma IDE visual facilita muito o trabalho de criação de interfaces gráficas (GUI). Contudo, é muito bom poder escrever telas via código mesmo. E o gerenciador de layout GridBagLayout possibilita a criação de layouts realmente avançados. O trecho de código abaixo mostra como criar uma tela de login usando este gerenciador. Guarde este código. Ele poder ser útil na criação de outros formulários: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import javax.swing.border.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Tela de login usando GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // define uma borda para aumentar o espaço // entre as bordas da janela e o gerenciador // de layout ((JComponent)getContentPane()).setBorder( new EmptyBorder(5, 8, 8, 8)); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // controla o espaço entre os componentes // e as linhas do GridBagLayout. // aqui nós definimos 3 pixels para os // lados de cima, esquerda, inferior e direita gbc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3); // adiciona componentes à janela // esta primeira JLabel ocupará duas células // na primeira linha gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha o label à esquerda gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST; JLabel infoLabel = new JLabel("Dados do Usuário:"); // vamos aumentar a fonte da JLabel infoLabel.setFont(new Font("SansSerif", Font.BOLD, 14)); // vamos adicionar um espaço extra na parte // inferior da JLabel infoLabel.setBorder( new EmptyBorder(0, 0, 5, 0)); add(infoLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 1; // cria a label do usuário JLabel usuarioLabel = new JLabel("Usuário:"); add(usuarioLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JTextField do usuário JTextField usuarioTxt = new JTextField(13); add(usuarioTxt, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 0; // coluna // cria a label da senha JLabel usuarioSenha = new JLabel("Senha:"); add(usuarioSenha, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JPasswordField da senha JPasswordField senhaTxt = new JPasswordField(13); add(senhaTxt, gbc); gbc.gridy = 3; // linha gbc.gridx = 1; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha os botões à direita gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST; JPanel botoesPanel = new JPanel(); botoesPanel.add(new JButton("Cancelar")); botoesPanel.add(new JButton("OK")); add(botoesPanel, gbc); pack(); // ajusta o tamanho da janela ao // dos componentes setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como obter o código da tecla pressionada usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do JavaQuantidade de visualizações: 4218 vezes |
O método getKeyCode() da classe KeyEvent é usado quando queremos obter o código da tecla pressionada durante um evento KEY_PRESSED ou KEY_RELEASED. Para o evento KEY_TYPED, o keyCode é VK_UNDEFINED. Veja um trecho de código no qual usamos o método getKeyCode() para obter e informar o código da tecla pressionada durante um evento keyPressed: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // vamos obter o código da tecla pressionada int codigo = e.getKeyCode(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O código da tecla pressionada é: " + codigo); } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código e pressionarmos uma tecla nós teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- O código da tecla pressionada é: 65 É importante observar que o código da tecla pode ser obtido somente nos eventos keyPressed e keyReleased. Para o evento keyTyped o retorno do método getKeyCode() é VK_UNDEFINED. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Métodos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 3 - Um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele for par e false em caso contrárioQuantidade de visualizações: 3171 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java que recebe um número inteiro e retorna true se o número for par e false em caso contrário. Este método deverá ter a seguinte assinatura: public static boolean isPar(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar que o usuário informe um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos verificar se o número informado e par if(isPar(numero)){ System.out.println("O número informado é par"); } else{ System.out.println("O número informado é ímpar"); } System.out.println("\n"); } // um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele par // e false em caso contrário public static boolean isPar(int n){ // o número é par? if(n % 2 == 0){ return true; } else{ return false; // é ímpar } } } |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é a sintáxe correta para a criação de funções em JavaScript? A) def calcular(){} B) function calcular(){} C) void calcular(){} D) function:calcular(){} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
Os ecossistemas de água doce podem ser classificados em lênticos e lóticos. É correto afirmar que A) ecossistemas lênticos são ambientes aquáticos de água corrente como rios e riachos. B) ecossistemas lóticos são ambientes aquáticos de água parada como lagos e lagoas. C) em lagos e lagoas, termoclina é a zona de transição entre a camada superficial e a camada profunda, sendo uma camada fina de rápida variação de temperatura. D) um reservatório pode apresentar compartimentos com características semelhantes a rios, e outro semelhantes ao ambiente de lagos, sendo que quanto maior o tempo de residência do reservatório, maior a tendência do reservatório de se comportar como rio. E) a solubilidade do oxigênio na água está associada à temperatura e à pressão. Com a diminuição da temperatura e o aumento da pressão, ocorre redução da solubilidade do oxigênio na água. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Perfil em aço O perfil de aço apresenta diversas características e uma infinidade de composições que podem permanecer resistentes por meio da conexão de diferentes peças mediante conexões. A esse respeito, assinale a alternativa que indica corretamente o elemento de conexão de perfis de aço que oferece a possibilidade de união das peças de uma moldura de aço como se fosse um todo monolítico. A) Rebite. B) Pinos de alta resistência. C) Pinos de aço-carbono. D) Pinos de controle de tensão. E) Solda. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Vigas a flexão simples: seções retangulares O objetivo do dimensionamento de estruturas de concreto é obter segurança e economia. Muitas vezes, o projeto arquitetônico não possibilita vigas muito altas para grandes vãos. Uma solução adotada para esse tipo de situação, quando o concreto da seção da viga mais solicitada pode não resistir ao esforço de compressão, é adotar armadura dupla. Considere que uma viga V (20x30) tem uma solicitação de momento fletor de 65,20kN.m. O concreto utilizado nessa viga tem resistência de 30MPa e a agressividade ambiental do local é classe II (considere que é uma viga pouco solicitada). Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta a área de aço da armadura comprimida dessa viga. A) 1,48cm2. B) 1,94cm2. C) 5,48cm2. D) 7,83cm2. E) 9,77cm2. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Instalações prediais de combate a incêndio A aspersão de água por meio de chuveiros automáticos é uma técnica eficiente para combater o princípio de incêndio. A norma NBR 10897, que estabelece os parâmetros mínimos para o projeto e a instalação de sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos, classifica os sistemas de chuveiros automáticos em quatro tipos básicos. Analise os tipos de sistemas de chuveiros automáticos listados a seguir e associe-os com as suas respectivas características: 1) Sistema de ação prévia 2) Sistema de tubo seco 3) Sistema de dilúvio 4) Sistema de tubo molhado ( ) É indicado para locais em que não há risco de congelamento da água na tubulação. ( ) É caracterizado pelo tempo prolongado entre a abertura do chuveiro automático e a descarga de água. ( ) Demanda um sistema suplementar de detecção, que deve ser instalado na mesma área dos chuveiros automáticos. ( ) Os chuveiros ficam abertos e funcionam apenas quando a água entra na tubulação após o acionamento de uma válvula. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: A) 1, 2, 3, 4. B) 4, 3, 2, 1. C) 3, 2, 1, 4. D) 2, 3, 4, 1. E) 4, 2, 1, 3. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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Java - Java para músicos - Como escrever um MIDI Player em Java (código bem simples e fácil de entender) |
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