Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Java para Geometria - Dado a altura, como calcular o lado, o perímetro, o semiperímetro e a área de um triângulo equilátero usando Java

Quantidade de visualizações: 3024 vezes
O triângulo equilátero é considerado uma das figuras geométricas mais simples e, por isso, estamos sempre nos deparando com cálculos envolvendo uma ou mais de suas características.

O triângulo equilátero, assim como todos os demais triângulos, é uma figura plana e fechada, formada por segmentos de retas. Porém, contendo três lados iguais e três ângulos congruentes. O ângulo entre os vértices é de 60º graus, totalizando 180º graus ao todo.

Veja a figura a seguir:



Nesta dica mostrarei como, a partir da informação sobre a altura do triângulo equilátero, nós podemos calcular seu lado, seu perímetro, seu semiperímetro e sua área. Sabendo que h é a altura, veja as fórmulas para a determinação dos demais valores:

\[\text{Lado L} = \dfrac{2}{\sqrt{3}} \times h \]

\[\text{Perímetro P} = 3 \times L \]

\[\text{Semiperímetro s} = \dfrac{3 \times L}{2} \]

\[\text{Área K} = \dfrac{1}{4} \times \sqrt{3} \times L^2 \]

E agora veja o código Java completo para todos estes cálculos:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a altura do triângulo equilátero
    System.out.print("Informe a altura do triângulo: ");
    double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // calcular a medida do lado do triângulo equilátero
    double lado = (2 / Math.sqrt(3)) * altura;
    // calcular o perímetro do triângulo equilátero
    double perimetro = 3 * lado;
    // calcular o semiperímetro do triângulo equilátero
    double semiperimetro = (3 * lado) / 2;
    // calcular a área do triângulo equilátero
    double area = (1.0 / 4.0) * Math.sqrt(3) * Math.pow(lado, 2);
    
    // vamos mostrar os resultados
    System.out.println("A medida dos lados do triângulo é: " 
     + lado);
    System.out.println("O perímetro do triângulo é: " 
      + perimetro);
    System.out.println("O semiperímetro do triângulo é: " 
      + semiperimetro);
    System.out.println("A área do triângulo é: " 
      + area);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe a altura do triângulo: 10
A medida dos lados do triângulo é: 11.547005383792516
O perímetro do triângulo é: 34.64101615137755
O semiperímetro do triângulo é: 17.320508075688775
A área do triângulo é: 57.73502691896259

É importante observar que a área é retornada em metros quadrados, centímetros quadrados, etc.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Como criar uma tela de login usando o gerenciador de layout GridBagLayout do Java Swing

Quantidade de visualizações: 35289 vezes
Temos que aceitar o fato de que o uso de uma IDE visual facilita muito o trabalho de criação de interfaces gráficas (GUI). Contudo, é muito bom poder escrever telas via código mesmo. E o gerenciador de layout GridBagLayout possibilita a criação de layouts realmente avançados.

O trecho de código abaixo mostra como criar uma tela de login usando este gerenciador. Guarde este código. Ele poder ser útil na criação de outros formulários:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import javax.swing.border.*;
import java.awt.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Tela de login usando GridBagLayout");

    // define o layout
    setLayout(new GridBagLayout());
    
    // define uma borda para aumentar o espaço
    // entre as bordas da janela e o gerenciador
    // de layout
    ((JComponent)getContentPane()).setBorder(
       new EmptyBorder(5, 8, 8, 8));

    // cria o GridBagConstraints
    GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints();

    // controla o espaço entre os componentes
    // e as linhas do GridBagLayout.
    // aqui nós definimos 3 pixels para os
    // lados de cima, esquerda, inferior e direita
    gbc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3);

    // adiciona componentes à janela
    // esta primeira JLabel ocupará duas células
    // na primeira linha
    gbc.gridy = 0; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha
    // alinha o label à esquerda
    gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST;
    JLabel infoLabel = new JLabel("Dados do Usuário:");
    // vamos aumentar a fonte da JLabel
    infoLabel.setFont(new Font("SansSerif", 
      Font.BOLD, 14));
    // vamos adicionar um espaço extra na parte
    // inferior da JLabel
    infoLabel.setBorder(
      new EmptyBorder(0, 0, 5, 0));
    
    add(infoLabel, gbc);

    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    gbc.gridwidth = 1;
    // cria a label do usuário
    JLabel usuarioLabel = new JLabel("Usuário:");
    add(usuarioLabel, gbc);

    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 1; // coluna
    // cria a JTextField do usuário
    JTextField usuarioTxt = new JTextField(13);
    add(usuarioTxt, gbc);

    gbc.gridy = 2; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    // cria a label da senha
    JLabel usuarioSenha = new JLabel("Senha:");
    add(usuarioSenha, gbc);    
    
    gbc.gridy = 2; // linha
    gbc.gridx = 1; // coluna
    // cria a JPasswordField da senha
    JPasswordField senhaTxt = new JPasswordField(13);
    add(senhaTxt, gbc);

    gbc.gridy = 3; // linha
    gbc.gridx = 1; // coluna
    gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha
    // alinha os botões à direita
    gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST;
    JPanel botoesPanel = new JPanel();
    botoesPanel.add(new JButton("Cancelar"));
    botoesPanel.add(new JButton("OK"));
    add(botoesPanel, gbc);

    pack(); // ajusta o tamanho da janela ao
    // dos componentes
    setVisible(true);    
  }

  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent

Java Swing - Como obter o código da tecla pressionada usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do Java

Quantidade de visualizações: 4218 vezes
O método getKeyCode() da classe KeyEvent é usado quando queremos obter o código da tecla pressionada durante um evento KEY_PRESSED ou KEY_RELEASED. Para o evento KEY_TYPED, o keyCode é VK_UNDEFINED.

Veja um trecho de código no qual usamos o método getKeyCode() para obter e informar o código da tecla pressionada durante um evento keyPressed:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.awt.Container;
import java.awt.FlowLayout;
import java.awt.event.KeyEvent;
import java.awt.event.KeyListener;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Janela extends JFrame implements KeyListener{
  public Janela(){
    super("Eventos do Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    // vamos adicionar o objeto listener 
    addKeyListener(this);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
    
  @Override
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    // vamos obter o código da tecla pressionada
    int codigo = e.getKeyCode();
    JOptionPane.showMessageDialog(null, "O código da tecla pressionada é: " + codigo);  
  }
    
  @Override
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }

  @Override
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }   
  
  public static void main(String args[]){
    Janela j = new Janela();
    j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código e pressionarmos uma tecla nós teremos o seguinte resultado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

O código da tecla pressionada é: 65

É importante observar que o código da tecla pode ser obtido somente nos eventos keyPressed e keyReleased. Para o evento keyTyped o retorno do método getKeyCode() é VK_UNDEFINED.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Métodos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 3 - Um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele for par e false em caso contrário

Quantidade de visualizações: 3171 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java que recebe um número inteiro e retorna true se o número for par e false em caso contrário. Este método deverá ter a seguinte assinatura:

public static boolean isPar(int n){
  // sua implementação aqui
}
Este método deverá, obrigatoriamente, estar na classe principal (aquela que contém o método main()). Peça ao usuário para fornecer um número inteiro e use o método desenvolvido para testar se o valor é par ou impar.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar que o usuário informe um número inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

    // vamos verificar se o número informado e par
    if(isPar(numero)){
      System.out.println("O número informado é par");
    }
    else{
      System.out.println("O número informado é ímpar");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
  
  // um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele par
  // e false em caso contrário
  public static boolean isPar(int n){
    // o número é par?
    if(n % 2 == 0){
      return true;  
    }
    else{
      return false; // é ímpar  
    }
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a sintáxe correta para a criação de funções em JavaScript?

A) def calcular(){}

B) function calcular(){}

C) void calcular(){}

D) function:calcular(){}
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

Os ecossistemas de água doce podem ser classificados em lênticos e lóticos. É correto afirmar que

A) ecossistemas lênticos são ambientes aquáticos de água corrente como rios e riachos.

B) ecossistemas lóticos são ambientes aquáticos de água parada como lagos e lagoas.

C) em lagos e lagoas, termoclina é a zona de transição entre a camada superficial e a camada profunda, sendo uma camada fina de rápida variação de temperatura.

D) um reservatório pode apresentar compartimentos com características semelhantes a rios, e outro semelhantes ao ambiente de lagos, sendo que quanto maior o tempo de residência do reservatório, maior a tendência do reservatório de se comportar como rio.

E) a solubilidade do oxigênio na água está associada à temperatura e à pressão. Com a diminuição da temperatura e o aumento da pressão, ocorre redução da solubilidade do oxigênio na água.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Perfil em aço

O perfil de aço apresenta diversas características e uma infinidade de composições que podem permanecer resistentes por meio da conexão de diferentes peças mediante conexões.

A esse respeito, assinale a alternativa que indica corretamente o elemento de conexão de perfis de aço que oferece a possibilidade de união das peças de uma moldura de aço como se fosse um todo monolítico.

A) Rebite.

B) Pinos de alta resistência.

C) Pinos de aço-carbono.

D) Pinos de controle de tensão.

E) Solda.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Vigas a flexão simples: seções retangulares

O objetivo do dimensionamento de estruturas de concreto é obter segurança e economia. Muitas vezes, o projeto arquitetônico não possibilita vigas muito altas para grandes vãos. Uma solução adotada para esse tipo de situação, quando o concreto da seção da viga mais solicitada pode não resistir ao esforço de compressão, é adotar armadura dupla.

Considere que uma viga V (20x30) tem uma solicitação de momento fletor de 65,20kN.m. O concreto utilizado nessa viga tem resistência de 30MPa e a agressividade ambiental do local é classe II (considere que é uma viga pouco solicitada).

Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta a área de aço da armadura comprimida dessa viga.

A) 1,48cm2.

B) 1,94cm2.

C) 5,48cm2.

D) 7,83cm2.

E) 9,77cm2.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de combate a incêndio

A aspersão de água por meio de chuveiros automáticos é uma técnica eficiente para combater o princípio de incêndio. A norma NBR 10897, que estabelece os parâmetros mínimos para o projeto e a instalação de sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos, classifica os sistemas de chuveiros automáticos em quatro tipos básicos.

Analise os tipos de sistemas de chuveiros automáticos listados a seguir e associe-os com as suas respectivas características:

1) Sistema de ação prévia

2) Sistema de tubo seco

3) Sistema de dilúvio

4) Sistema de tubo molhado

( ) É indicado para locais em que não há risco de congelamento da água na tubulação.

( ) É caracterizado pelo tempo prolongado entre a abertura do chuveiro automático e a descarga de água.

( ) Demanda um sistema suplementar de detecção, que deve ser instalado na mesma área dos chuveiros automáticos.

( ) Os chuveiros ficam abertos e funcionam apenas quando a água entra na tubulação após o acionamento de uma válvula.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A) 1, 2, 3, 4.

B) 4, 3, 2, 1.

C) 3, 2, 1, 4.

D) 2, 3, 4, 1.

E) 4, 2, 1, 3.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 54 usuários muito felizes estudando em nosso site.