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Java Avançado - Como ordenar uma ArrayList em ordem crescente de elementos repetidos

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Em algumas situações nós gostaríamos de ordenar uma List (uma ArrayList, por exemplo) em ordem crescente ou decrescente baseado no número de vezes que um determinado elemento se repete. Este é um exercício interessante, pois mostra como podemos combinar a interface List, a classe ArrayList, a interface Map, a classe HashMap e ainda o método sort() da classe Collections.

Nosso objetivo é ordenar um vetor de inteiros contendo alguns elementos repetidos, de forma que o resultado final seja algo como:

2, 3, 4, 6, 50, 9, 9, 7, 7, 7

Veja o código completo para o exemplo. Note como pedimos para o usuário informar 10 valores inteiros e depois os ordenamos por ordem crescente de quantidade de repetições dos elementos (elementos com menos repetições vêm primeiro):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(final String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    // uma list de inteiros
    List<Integer> valores = new ArrayList();
    
    // vamos pedir para o usuário informar 10 valores inteiros
    for(int i = 0; i < 10; i++){
      System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
      // vamos adicionar este valor à lista
      valores.add(Integer.parseInt(entrada.nextLine()));
    }
    
    // agora criamos um Map para contar as repetições
    Map<Integer, Integer> quants = new HashMap();
   
    // e percorremos todos os elementos da segunda lista
    for(Integer item : valores){
      Integer quant = quants.get(item);
      // este valor está no mapa?
      if(quant == null) {
        quant = 1;
      }
      else {
        quant++;
      }
      
      // colocamos ou ajustamos este item no mapa
      quants.put(item, quant);
    }
    
    Collections.sort(valores, new Comparator<Integer>() {
      @Override
      public int compare(Integer a, Integer b) {
        // lógica para ordenar pela quantidade de repetições
        int res = quants.get(a) - quants.get(b);
        
        // ou pelo valor dos elementos
        if(res == 0){
          res = a - b;
        }
        
        return res;
      }
    });
    
    // mostra o vetor já ordenado
    System.out.println(valores);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe um valor inteiro: 9
Informe um valor inteiro: 9
Informe um valor inteiro: 4
Informe um valor inteiro: 2
Informe um valor inteiro: 50
Informe um valor inteiro: 7
Informe um valor inteiro: 3
Informe um valor inteiro: 7
Informe um valor inteiro: 7
Informe um valor inteiro: 6
[2, 3, 4, 6, 50, 9, 9, 7, 7, 7]

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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Regras para a escolha de nomes de variáveis e constantes em Java

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Cada linguagem de programação tem seu conjunto próprio de regras e convenções para os tipos de nomes que você pode usar, e Java não é diferente. As regras e convenções para nomear variáveis em Java são as seguintes:

1) Nomes de variáveis são sensíveis a minúsculas e maiúsculas. Isso quer dizer que "cliente" é diferente de "Cliente". O nome de uma variável pode ser qualquer identificador legal: Uma sequência sem limites de tamanho de letras Unicode e dígitos, começando com uma letra, "$" ou o caractere de sublinhado "_" (underscore). A convenção, contudo, é sempre começar um nome de variável com uma letra e não "$" ou "_". Além disso, por convenção, o caractere $ nunca é usado. Você pode encontrar situações em que nomes gerados automaticamente podem conter o sinal $, mas evite usá-lo sempre que possível. O mesmo acontece com "_". Embora permitido, evite começar nomes de variáveis com "_". Espaços não são permitidos em nomes de variáveis.

2) Caracteres subsequentes podem ser letras, dígitos, $ ou "_". Convenções (e senso comum) se aplicam a esta regra também. Quando escolher nomes para suas variáveis, use nomes completos em vez de abreviações confusas. Isso tornará seu código mais legível. Nomes tais como "cliente", "nota", "quantidade", etc, são bem mais fáceis de entender e lembrar que "cl", "n", "qt", etc. Tenha também em mente que palavras-chaves e palavras reservadas da linguagem não podem ser usadas como nomes de variáveis.

3) Se o nome de variável que você escolher consistir de apenas um palavra, escreva-a toda em letras minúsculas. Ex.: cliente. Se consistir de mais de uma palavra, escreva a primeira letra da segunda palavra usando letra maiúscula. Ex.: nomeCliente. Se o nome for de uma constante, ele deve ser escrito todo em letras maiúsculas. Ex.: MODELO = 102. Se o nome da constante possuir mais de uma palavra, separe-as com o caractere "_". Ex.: NIVEL_BOLETO = 2.


Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

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Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos construir os quatro pontos
    Ponto A = new Ponto(5, 7);
    Ponto B = new Ponto(9, -4);
    Ponto C = new Ponto(-8, 2);
    Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
    // vamos obter a representação do segmento AB    
    double a1 = B.y - A.y;
    double b1 = A.x - B.x;
    double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
    // vamos obter a representação do segmento CD
    double a2 = D.y - C.y;
    double b2 = C.x - D.x;
    double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
    // obtém o determinante
    double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
    // as duas retas são paralelas?
    if(determinante == 0){
      System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n");
    }
    else{
      // e construímos o ponto de intersecção
      double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
      double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
      Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
      System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f",
        inters.x, inters.y);
    }
    
    System.out.println();
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Exercício Resolvido de Java - Crie uma classe Agenda que pode armazenar 10 pessoas e que seja capaz de realizar as seguintes operações

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Exercícios Resolvidos de Java - Crie uma classe Agenda que pode armazenar 10 pessoas e que seja capaz de realizar as seguintes operações

Pergunta/Tarefa:

Crie uma classe Agenda que pode armazenar 10 pessoas e que seja capaz de realizar as seguintes operações:

void armazenaPessoa(String nome, int idade, float altura);
void removePessoa(String nome);
int buscaPessoa(String nome); // informa em que posição da agenda está a pessoa
void imprimeAgenda(); // imprime os dados de todas as pessoas da agenda
void imprimePessoa(int index); // imprime os dados da pessoa que está na posição "i" da agenda.

O código deverá ser desenvolvido em Java console (modo texto) e usar um menu switch() para as operações.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Código para a classe Pessoa (Pessoa.java):

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package arquivodecodigos;

public class Pessoa {
  private String nome;
  private int idade;
  private double altura;

  // construtor cheio 
  public Pessoa(String nome, int idade, double altura) {
    this.nome = nome;
    this.idade = idade;
    this.altura = altura;
  }

  // construtor vazio
  public Pessoa() {
  }
  
  
  // método que imprime todos os dados da pessoa
  public void imprimirDados(){
    System.out.println("Nome: " + nome + "\nIdade: " +
      idade + "\nAltura: " + altura);
  }
  
  public String getNome() {
    return nome;
  }

  public void setNome(String nome) {
    this.nome = nome;
  }

  public int getIdade() {
    return idade;
  }

  public void setIdade(int idade) {
    this.idade = idade;
  }

  public double getAltura() {
    return altura;
  }

  public void setAltura(double altura) {
    this.altura = altura;
  }
}     

Código para a classe Agenda (Agenda.java):

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package arquivodecodigos;

public class Agenda {
  // vetor que guardará as pessoas
  private Pessoa pessoas[];

  // construtor da classe Agenda
  public Agenda(int quantidade){
    pessoas = new Pessoa[quantidade];
  }

  public void armazenaPessoa(String nome, int idade, double altura){
    // ainda temos posições disponíveis na agenda?
    boolean cadastrado = false;
    for(int i = 0; i < pessoas.length; i++){
      if(pessoas[i] == null){
        // encontramos uma posição
        Pessoa p = new Pessoa(nome, idade, altura); // criamos uma nova pessoa
        // guardamos ela no vetor
        pessoas[i] = p;
        // e avisamos que o cadastro foi efetuado com sucesso
        cadastrado = true;
        break; // sai do laço
      }
    }
    
    if(cadastrado){
      System.out.println("\nCadastro efetuado com sucesso");
    }
    else{
      System.out.println("\nNão foi possível cadastrar. Agenda cheia");
    }
  }

  // método que permite pesquisar e excluir uma pessoa
  public void removePessoa(String nome){
    // vamos verificar se a exclusão foi efetuada com sucesso
    boolean excluido = false;
    for(int i = 0; i < pessoas.length; i++){
      if(pessoas[i] != null){
        // esta é a pessoa que estamos procurando?
        if(pessoas[i].getNome().equals(nome)){
          pessoas[i] = null; // posição disponível novamente
          excluido = true;
          break; // sai do laço
        }
      }
    }
    
    if(excluido){
      System.out.println("\nPessoa removida com sucesso");
    }
    else{
      System.out.println("\nNão foi possível remover. Pessoa não encontrada.");
    }
  }

  // informa em que posição da agenda está a pessoa 
  public int buscaPessoa(String nome){
    int resultado = -1;
    
    // vamos verificar se a pessoa existe na agenda
    for(int i = 0; i < pessoas.length; i++){
      if(pessoas[i] != null){
        // esta é a pessoa que estamos procurando?
        if(pessoas[i].getNome().equals(nome)){
          resultado = i;
          break; // sai do laço
        }
      }
    }
    
    return resultado;
  }

  // imprime os dados de todas as pessoas da agenda
  public void imprimeAgenda(){
    // vamos percorrer o vetor de pessoas e imprimir cada uma
    for(int i = 0; i < pessoas.length; i++){
      if(pessoas[i] != null){
        Pessoa p = pessoas[i];
        System.out.println("\nNome: " + p.getNome());
        System.out.println("Idade: " + p.getIdade());
        System.out.println("Altura: " + p.getAltura());
      }
    }
  }

  // imprime os dados da pessoa que está na posição "i" da agenda
  public void imprimePessoa(int index){
    // este índice é válido?
    if((index < 0) || (index > (pessoas.length - 1))){
      System.out.println("\nÍndice inválido");
    }
    else{
      Pessoa p = pessoas[index];
      if(p == null){
        System.out.println("\nNão existe pessoa nesse índice ainda.");
      }
      else{
        System.out.println("\nNome: " + p.getNome());
        System.out.println("Idade: " + p.getIdade());
        System.out.println("Altura: " + p.getAltura());
      }
    }
  }  
}

Código para a classe Principal (Principal.java):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Principal {
  // para fazer a leitura da entrada do usuário
  static Scanner entrada = new Scanner(System.in);
  
  public static void main(String[] args) {
    // cria uma nova Agenda
    Agenda agenda = new Agenda(10);
    String nome; // nome da pessoa
    int idade; // idade da pessoa
    double altura; // altura da pessoa
    
    // cria o menu de opções
    while(true){
      System.out.println("\n1. Nova Pessoa");
      System.out.println("2. Excluir Pessoa");
      System.out.println("3. Buscar Pessoa");
      System.out.println("4. Imprimir Agenda");
      System.out.println("5. Imprimir Pessoa (Índice)");
      System.out.println("6. Sair");
      System.out.print("Sua opção: ");
      int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      
      switch(opcao){
        case 1:
          System.out.print("\nInforme o nome: ");
          nome = entrada.nextLine();
          System.out.print("Informe a idade: ");
          idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
          System.out.print("Informe a altura (use ponto em vez de vírgula): ");
          altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
          agenda.armazenaPessoa(nome, idade, altura);
          break;
          
        case 2:
          System.out.print("\nInforme o nome a ser removido: ");
          nome = entrada.nextLine();
          agenda.removePessoa(nome);
          break;  
        
        case 3:
          System.out.print("\nInforme o nome a ser pesquisado: ");
          nome = entrada.nextLine();
          int indice = agenda.buscaPessoa(nome);
          if(indice < 0){
            System.out.println("\nA pessoa não foi encontrada");
          }
          else{
            System.out.println("\nA pessoa foi encontrada no índice: "
              + indice);
          }
          
          break;  
        
        case 4:
          agenda.imprimeAgenda();
          break;
        
        case 5:
          System.out.print("\nInforme o índice desejado: ");
          int index = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
          agenda.imprimePessoa(index);
          break;  
          
        case 6:
          System.exit(0);
          
        default:
          System.out.println("\nOpção inválida\n");
          break;
      }
    }
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Alvenaria: Técnicas construtivas

Durante o levantamento, devemos aferir o nivelamento e o prumo de uma parede em blocos cerâmicos:

A) Somente se houver um embarrigamento ou desnivelamento visível.

B) Ao levantar 1,0 m a parede.

C) Somente na última fiada.

D) A cada fiada executada.

E) A cada 3 fiadas executadas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Entre os estudos proeminentes sobre a definição da ética, da moral, sua presença e importância entre os seres humanos racionalmente organizados em sistemas sociais, as sociedades, estão as análises e reflexões dos filósofos da Grécia Antiga. Embora cada um, entre expoentes como Platão, Aristóteles e Sócrates, tivesse uma proposta de interpretação para a moral e para a ética, é possível dizer que há uma percepção comum: a de que a "A ética é a morada do homem".

O que isso significa?

A) A moradia física para o grego era a base da sociedade, em torno da qual circundavam os demais significados socialmente apreendidos, então, ser ético era ser bom.

B) Morada é um recanto simples onde o homem pode viver com honestidade, e ser uma pessoa ética é ser honesto.

C) O sentido de morada era conceito existencial, confiado ao cidadão que, vivendo conforme normas e leis existentes, teria a segurança de uma vida ética.

D) Assim como o mito da caverna, a lenda da morada também é falsa e se destina à formação de exemplos aos estudantes de filosofia da atualidade.

E) Aristóteles escreveu essa máxima pensando em todos os habitantes da Grécia, que exibiam a igualdade de comportamento, pensamento e opinião política.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

No caso de obras de grande área (m2), erros acumulados de alinhamento podem acarretar perda de tempo e dinheiro, sendo conveniente, portanto, o auxílio da topografia. Para esse tipo de obra, que tem muitos elementos (fundações, paredes, etc.), qual é o processo ideal de locação?

A) Processo dos cavaletes.

B) Processo dos piquetes.

C) Processo dos perfis metálicos.

D) Processo dos tapumes (ou gabaritos ou tábuas corridas).

E) Locação com auxílio das construções vizinhas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Turbomáquinas

Uma turbomáquina é um dispositivo no qual a energia é transferida para ou de um fluido em movimento contínuo. A linha da lâmina gira e altera a pressão do fluido, realizando trabalhos no fluido (bomba hidráulica) ou realizando o trabalho na linha da lâmina pelo fluido (turbina).

Qual classe de máquinas hidráulicas é especialmente excluída quando é considerada essa definição apresentada?

A) Essa definição exclui a classe de turbinas eólicas, pois, apesar de referenciar o termo genérico "turbina", não engloba os dispositivos cujos fluidos não são a água e cuja a vazão do fluido pode ser variável.

B) Essa definição exclui as máquinas hidráulicas que contêm um eixo de rotação. Nesse caso, foram excluídos, especialmente, os motores hidráulicos, um grupo amplo e com muitos dispositivos com vazão alta.

C) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento positivo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido.

D) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados motores elétricos. Tais máquinas hidráulicas são responsáveis por receber a energia mecânica produzida por dispositivos, como as turbinas eólicas.

E) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento negativo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

var a = new Array();
var b = new Array();
a[1] = 3;
b[2] = 5;
a = b;

Quais valores estão contidos em a[1] e a[2] depois da execução deste código?

A) a[1] é 3 e a[2] é 5.

B) a[1] é indefinido e a[2] é 5.

C) ambos a[1] e a[2] são indefinidos.

D) A execução deste código provoca um erro.
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