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Usando o laço for para exibir a tabela de caracteres ASCII de 1 até 127 - Lista de Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 3830 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que usa o laço for para exibir a tabela de caracteres que são equivalentes aos códigos ASCII de 1 até 127. Sua saída deverá ser parecida com: Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // um laço que começa em 1 e termina em 127 for(int i = 1; i <= 127; i++){ // vamos obter o caractere correspondente char c = (char)(i); // vamos exibí-lo System.out.print(c + " "); // é hora de quebrar a linha? if(i % 10 == 0){ System.out.println(); } } System.out.println(); } } |
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Java ::: Estruturas de Dados ::: Árvore Binária e Árvore Binária de Busca |
Como percorrer uma árvore binária em Java usando o algorítmo depth-first search (DFS) de forma iterativaQuantidade de visualizações: 923 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos implementar o algorítmo da Busca em Profundidade (DFS, do inglês depth-first search) em Java de forma iterativa, ou seja, sem usar recursão. Não farei a busca, mas sim o percurso, para que você entenda como a lógica dessa busca funciona. Antes de iniciarmos, veja a árvore binária que vamos usar no exemplo: Note que esta árvore possui seis nós. O nó 5 é o nó raiz, e possui como filhos os nós 4 e 9. O nó 4, por sua vez, possui apenas um filho, o nó 2, ou seja, o filho da esquerda. O nó 9 possui dois filhos: o nó 3 é o filho da esquerda e o nó 12 é o filho da direita. Os filhos da árvore binária que não possuem outros filhos são chamados de folhas. Com a abordagem da busca em profundidade, começamos com o nó raiz e viajamos para baixo em uma única ramificação. Se o nó desejado for encontrado naquela ramificação, ótimo. Do contrário, continuamos subindo e pesquisando por nós não visitados. Esse tipo de busca também tem uma notação big O de O(n). Vamos à implementação? Veja o código para a classe No, que representa um nó na árvore binária: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // implementação da classe No class No{ public int valor; // o valor do nó public No esquerdo; // o filho da esquerda public No direito; // o filho da direita public No(int valor){ this.valor = valor; this.esquerdo = null; this.direito = null; } } Veja agora o código completo para o exemplo. Note que usei uma implementação não-recursiva, na qual todos os nós expandidos recentemente são adicionados a uma pilha, para realizar a exploração. O uso da pilha permite o retrocesso (backtracking) de forma a reiniciarmos o percurso ou busca no próximo nó. Para manter o código o mais simples possível, eu usei a classe Stack do Java, juntamente com seus métodos push() e pop() para simular a pilha. Usei também uma ArrayList para guardar os valores da árvore binária na ordem depth-first. Eis o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Stack; // implementação da classe No class No{ public int valor; // o valor do nó public No esquerdo; // o filho da esquerda public No direito; // o filho da direita public No(int valor){ this.valor = valor; this.esquerdo = null; this.direito = null; } } public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar os nós da árvore No cinco = new No(5); // será a raiz da árvore No quatro = new No(4); No nove = new No(9); No dois = new No(2); No tres = new No(3); No doze = new No(12); // vamos fazer a ligação entre os nós cinco.esquerdo = quatro; cinco.direito = nove; quatro.esquerdo = dois; nove.esquerdo = tres; nove.direito = doze; // agora já podemos efetuar o percurso depth-first ArrayList<Integer> valores = percursoDepthFirst(cinco); System.out.println("Os valores na ordem Depth-First são: " + valores); } public static ArrayList<Integer> percursoDepthFirst(No no){ // vamos usar uma ArrayList para retornar os elementos // na ordem Depth-First ArrayList<Integer> valores = new ArrayList<>(); // vamos criar uma nova instância de uma pilha Stack<No> pilha = new Stack<>(); // já vamos adicionar o primeiro nó recebido, que é a raiz pilha.push(no); // enquanto a pilha não estiver vazia while(pilha.size() > 0){ // vamos obter o elemento no topo da pilha No atual = pilha.pop(); // adicionamos este valor no ArrayList valores.add(atual.valor); // vamos colocar o filho direito na pilha if(atual.direito != null){ pilha.push(atual.direito); } // vamos colocar o filho esquerdo na pilha if(atual.esquerdo != null){ pilha.push(atual.esquerdo); } } return valores; // retorna os valores da árvore } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Os valores na ordem Depth-First são: [5, 4, 2, 9, 3, 12] Compare estes valores com a imagem vista anteriormente para entender ainda melhor o percurso ou busca Depth-First. |
Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem JavaQuantidade de visualizações: 1001 vezes |
A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula. Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s). A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é: \[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\] Onde: m ? massa do corpo (em kg). Ec ? energia cinética (em joule, J). v ? velocidade do corpo (em m/s). Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J. Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // energia cinética double energia_cinetica = 400; // em joule // massa do corpo double massa = 20; // em kg // e então calculamos a velocidade do corpo double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa)); // mostramos o resultado System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing para iniciantes - Como criar seu primeiro aplicativo de interface gráfica em Java SwingQuantidade de visualizações: 80046 vezes |
Um aplicativo de interface gráfica em Java é criado usando-se a classe JFrame, do Java Swing. Objetos desta classe servem como containeres para outros componentes e são as janelas principais dos aplicativos, com título e botões para redimensionar, minimizar, maximizar e fechar. Veja um exemplo de um simples aplicativo de interface gráfica em Java Swing: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Minha primeira aplicação GUI"); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Este código gera uma janela principal de um aplicativo com 350 pixels de largura e 250 pixels de altura. O título da janela é: "Minha primeira aplicação GUI". Veja o resultado na figura abaixo: |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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