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Desativando as letras todas maiúsculas nos botões de nossas aplicações Android

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Por padrão, os textos dos botões em Android, talvez como consequência do Material Design, ficam todos em letras maiúsculas. Não há nenhum problema com isso. O verdadeiro problema surge quando o cliente diz que não quer os textos dos botões em LETRAS MAIÚSCULAS. Como desenvolvedores temos sempre que satisfazer o cliente, não é mesmo?

Para desativar as letras todas maiúsculas nos botões, basta adicionar a linha:

android:textAllCaps="false"

diretamente no arquivo XML de layout. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<Button xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:id="@+id/btn_enviar"
  android:layout_width="wrap_content"
  android:layout_height="wrap_content"
  android:text="@string/btn_enviar"
  android:textAllCaps="false"
  />

Isso pode ser feito também via código, em tempo de execução. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;

import android.os.Bundle;
import android.widget.Button;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);

    // vamos desabilitar as letras todas maiúsculas no botão
    Button btn = (Button) findViewById(R.id.btn_enviar);
    btn.setAllCaps(false);
  }
}

Teste as duas opções e veja a que melhor se adapta ao seu caso.

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Android Java ::: androidx.appcompat.app ::: AppCompatActivity

Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telas

Quantidade de visualizações: 1738 vezes
Por mais simples que nossas aplicações Android sejam, elas serão compostas de duas ou mais telas, ou seja, duas ou mais Activity ou AppCompatActivity. Nesta dica mostrarei como usar o método startActivity() dessas duas classes para levar o usuário da primeira tela para a segunda. Lembre-se de que AppCompatActivity herda de Activity e, nos dias atuais, é a classe preferida para representar as telas individuais das aplicações Android.

Comece criando um novo projeto no Android Studio. Escolha Empty Activity e dê o nome "App Duas Telas" ao projeto. Observe que o Android Studio já criou uma Activity ou AppCompatActivity com o nome MainActivity.java.

Vamos nos certificar de que esta Activity é de fato a tela principal da aplicação. Abra o arquivo AndroidManifest.xml e veja se seu elemento <activity> se parece com o que temos abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<activity android:name=".MainActivity">
  <intent-filter>
    <action android:name="android.intent.action.MAIN" />
    <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
  </intent-filter>
</activity>

Se tudo estiver Ok, vamos agora criar a segunda tela. Clique com o botão direito em cima do pacote "com.example.appduastelas" e escolha New -> Activity -> Empty Activity. Dê o nome "SegundaTela", desmarque a opção Launcher Activity e clique o botão Finish.

Se você observar o arquivo AndroidManifest.xml novamente, você verá que a segunda tela já foi adicionada lá.

Agora vamos examinar o arquivo XML de layout para a primeira tela (layout\activity_main.xml):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout
    xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
  xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
  android:layout_width="match_parent"
  android:layout_height="match_parent"
  android:padding="16dp"
  android:orientation="vertical"
  tools:context="com.example.appduastelas.MainActivity">

  <Button
   android:id="@+id/abrir_tela"
   android:layout_width="wrap_content"
   android:layout_height="wrap_content"
   android:layout_marginTop="20dp"
   android:onClick="abrirSegundaTela"
   android:text="@string/abrir_tela" />
</LinearLayout>

Note que temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <Button>. No botão nós declaramos o método abrirSegundaTela para seu atributo onClick. Não esqueça de atualizar o arquivo strings.xml para refletir o texto do botão "@string/abrir_tela".

Pronto. Agora vamos ver o arquivo XML de layout para a segunda tela (layout\activity_segunda_tela.xml):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout
    xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
  xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
  android:layout_width="match_parent"
  android:layout_height="match_parent"
  android:padding="16dp"
  android:orientation="vertical"
  tools:context="com.example.appduastelas.SegundaTela">

  <TextView
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="Sou a segunda tela."/>
</LinearLayout>

Nesse layout nós temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <TextView>, que serve apenas para exibir um texto qualquer na segunda tela.

Para finalizar, só precisamos escrever o método abrirSegundaTela() na MainActivity.java. Veja o código completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package com.example.appduastelas;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;

import android.content.Intent;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);
  }

  // método usado para abrir a segunda tela
  public void abrirSegundaTela(View view) {
    Intent intent = new Intent(this, SegundaTela.class);
    startActivity(intent);
  }
}

Veja que dentro do método abrirSegundaTela(), que recebe uma View com parâmetro, nós criamos um novo objeto da classe Intent e fornecemos o nome da segunda tela. Em seguida fazemos uma chamada ao método startActivity() passando o Intent recém-criado como argumento.

Pronto! É só isso. Execute a aplicação, clique no botão e veja a segunda tela ser exibida. Pressione o botão Voltar e repita quantas vezes quiser. Agora é só criar mais telas e desenvolver vários e vários apps Android.


Android Java ::: android.widget ::: Button

Como detectar um clique em um botão do Android usando setOnClickListener() e exibir uma mensagem AlertDialog

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O método setOnClickListener() nos permite definir a ação que será disparada ao clicarmos em um botão. Note que primeiro nós localizamos o botão no arquivo XML de layout usando o método findViewById() da classe View.

Comece analisando o arquivo XML de layout no qual criamos um botão e o colocamos como filho de um elemento LinearLayout:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:orientation="vertical"
  android:layout_width="fill_parent"
  android:layout_height="fill_parent">
  tools:context=".MainActivity">

  <Button xmlns:android="
    http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:id="@+id/btn_enviar"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="@string/btn_enviar"
    android:textAllCaps="false"
    />
</LinearLayout>

E agora o código Java no arquivo MainActivity.java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;

import android.app.AlertDialog;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);

    // vamos detectar um clique no botão e exibir uma mensagem AlertDialog
    Button button = (Button) findViewById(R.id.btn_enviar);
    button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){
      public void onClick(View view) {
        AlertDialog dialogo = new
          AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
        dialogo.setTitle("Aviso");
        dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
        dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
          new DialogInterface.OnClickListener() {
            public void onClick(DialogInterface dialog, int which){
              dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
            }
          }
        );
        dialogo.show();
      }
    });
  }
}



Android Java ::: android.widget ::: Toast

Como usar a classe Toast em suas aplicações Android

Quantidade de visualizações: 9910 vezes
Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK:

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no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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java.lang.Object 
   android.widget.Toast 

Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view:

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package arquivo.estudos;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
import android.widget.Toast;

public class EstudosActivity extends Activity
{
    /** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
    {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
        
        Button button = (Button) findViewById(R.id.btn);         
        button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){             
           public void onClick(View v) {                 
              Toast.makeText(EstudosActivity.this, 
        	 "Bem-vindo à minha aplicação Android", 
        	 Toast.LENGTH_SHORT).show();             
           }         
        });
    }
}

O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<Button 
    android:id="@+id/btn"
    android:layout_height="wrap_content"     
    android:layout_width="wrap_content"     
    android:text="Clique" />

Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo.


Vamos testar seus conhecimentos em

Ano: 2014 Banca: Fundação Carlos Chagas - FCC Prova: FCC - TCE GO - Analista de Controle Externo - Área: Engenharia - 2014

Considere uma viga de uma estrutura usual de concreto armado, submetida à flexão simples, com momento fletor de cálculo Md = 25 kNm, como ilustrado na figura abaixo.



A área necessária de armadura de tração com aço CA50, em cm2, calculada no estado limite último para situações de combinações normais, é

A) 1,0.

B) 1,2.

C) 1,6.

D) 1,8.

E) 2,0.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Noções de licitação pública

A prefeitura de um município do interior do Estado de Santa Catarina precisa realizar uma licitação para a aquisição de bens de informática considerados comuns, como impressoras, cartuchos, laptops, estabilizadores, etc. A modalidade de licitação mais indicada é:

A) convite.

B) leilão.

C) concurso.

D) pregão.

E) concorrência.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

var palavra = 'b' + 'a' + + 'a' + 'a';
palavra = palavra.toLowerCase();
document.write(palavra);

Qual é o resultado de sua execução?

A) baaa.

B) banana.

C) anana.

D) bananas.

E) Um erro de execução.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Vigas a flexão simples: seções retangulares

O dimensionamento de vigas retangulares armadas à flexão leva em consideração a resistência do concreto à compressão e a resistência do aço à tração. Nesse caso, a viga está simplesmente armada e é composta por armadura principal e armadura construtiva. Dependendo do domínio em que a seção da viga se encontra, pode ser necessário também considerar a resistência do aço à compressão, quando a viga é composta por armadura dupla.

Considere uma viga retangular de concreto com largura de 14cm, concreto C30, e que a agressividade ambiental do local é classe III. Considere também que essa viga deve resistir a uma solicitação por um momento fletor de 95,50kN.m.

Nesse caso, qual é a altura mínima da viga para que não seja necessária armadura dupla?

A) 35cm.

B) 40cm.

C) 45cm.

D) 50cm.

E) 55cm.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

# cria uma string
palavra = "BRASIL"
print("A letra é: {0}".format(palavra(2)))

A) A letra é: A

B) Um erro TypeError: 'str' object is not callable

C) A letra é: R

D) Um erro SyntaxError: EOL while scanning string literal

E) A letra é: {0}
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Veja mais Dicas e truques de Android Java

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