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Como clicar em um botão, retornar o texto digitado em um TextField do Flutter e exibí-lo em uma AlertDialog

Quantidade de visualizações: 2680 vezes
Nesta dica mostrarei como clicar em um botão, obter o texto que o usuário digitou em um TextField e exibí-lo em uma caixa de mensagem AlertDialog. Para isso vamos tirar proveito da classe TextEditingController, que nos fornece um controller que pode ser associado a uma caixa de texto.

Quando o usuário clicar no botão, nós chamamos o método setState() para atualizar uma variável com o texto do controller e em seguida exibimos uma mensagem AlertDialog com o texto digitado. Veja o exemplo completo:

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Como habilitar ou desabilitar um botão ao digitar em um widget TextField do Flutter

Quantidade de visualizações: 3652 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos habilitar ou desabilitar um botão ElevatedButton dependendo do conteúdo de um TextField. Para isso nós vamos usar a propriedade onChanged da classe TextField para desabilitar o botão quando a caixa de texto estiver vazia e habilitá-lo em caso contrário.

O truque aqui é passar um valor null para a propriedade onPressed do ElevatedButton. Só isso já basta para que o botão fique desabilitado. Veja o código completo para o exemplo:

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Como usar a propriedade onChanged da classe TextField do Flutter para detectar mudança em seu conteúdo e exibí-lo como título da janela

Quantidade de visualizações: 1725 vezes
A propriedade onChanged da classe TextField nos permite detectar quando o conteúdo da caixa de texto sofre alterações (quando o usuário digita mais conteúdo ou deleta o conteúdo já existente.

Nesta dica eu mostro como tirar proveito dessa propriedade para atualizar o título da AppBar com o mesmo texto da caixa de texto à medida que o usuário digita.

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