Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Aprenda a usar a função midiOutOpen() do Windows para abrir o dispositivo de saída MIDIQuantidade de visualizações: 1127 vezes |
Antes de tocarmos uma nota MIDI ou até mesmo um grupo de eventos MIDI, precisamos entender como abrir o dispositivo de saída MIDI. Para isso podemos usar a função midiOutOpen() da API do Windows. Essa função possui a seguinte assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- MMRESULT midiOutOpen( LPHMIDIOUT phmo, UINT uDeviceID, DWORD_PTR dwCallback, DWORD_PTR dwInstance, DWORD fdwOpen ); O parâmetro LPHMIDIOUT aponta para um handle do tipo HMIDIOUT, o qual nos permite identificar o dispositivo MIDI aberto. O parâmetro uDeviceID identifica a saída MIDI que vai ser aberta. O parâmetro dwCallback representa uma função de callback ou um gerenciador de eventos. O parâmtro dwInstance representa dados de instância do usuário para a função de callback. O parâmetro fdwOpen é uma flag de callback para abrir o dispositivo. Os valores válidos são: CALLBACK_EVENT, CALLBACK_FUNCTION, CALLBACK_NULL, CALLBACK_THREAD e CALLBACK_WINDOW. Veja um trecho de código no qual usamos a função midiOutOpen() para abrir o dispositivo de saída MIDI e então usamos midiOutClose() para fechá-lo. Não se esqueça que você precisa do Windows SDK instalado. Para este exemplo eu usei o Visual Studio 2017 (com a biblioteca winmm.lib referenciada nas dependências adicionais de entrada do veiculador - linker). ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI. // vamos abrir o dispositivo de saída MIDI erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL); if (erro != MMSYSERR_NOERROR) { printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro); } else { printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n"); } // agora vamos fechar o dispositivo de saída MIDI midiOutClose(saida); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Veja que aqui eu forneci o valor MIDI_MAPPER para o parâmetro uDeviceID. MIDI_MAPPER representa o dispositivo padrão. Porém, se você tiver mais de um dispositivo de saída MIDI instalado, poderá referenciá-los pelos valores 0, 1, 2, 3, etc. Execute o código e veja o resultado. Se você vir a mensagem "Mapeador MIDI aberto com sucesso" então seu dispositivo de saída MIDI foi acessado e está pronto para receber mensagens. |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados long ou long int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 22378 vezes |
O tipo de dados long (também chamado de long int) da linguagem C++ é uma variação do tipo int e geralmente possui a mesma capacidade de armazenamento deste. Nós o usamos quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias, assim como int. É importante verificar se o seu compilador trata int e long da mesma forma. Veja um trecho de código demonstrando o uso deste tipo (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo long long quant = 590; cout << "Quantidade: " << quant << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Veja que a maioria dos compiladores C++ não faz distinção entre os tipos long e long int. A capacidade de armazenamento do tipo long depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos LONG_MIN e LONG_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << LONG_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << LONG_MAX << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Valor mínimo: -2147483648 Valor máximo: 2147483647 Veja que o tipo long aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ long soma = LONG_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Este programa exibirá o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Resultado: -2147483647 Note que este não é o resultado esperado, visto que LONG_MAX + 2 deveria retornar: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- 2147483647 + 2 = 2147483649 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um long é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo long ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo long: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um long: " << sizeof(long) << " bytes\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O resultado da execução deste código será algo como: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Tamanho de um long: 4 bytes |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Arquivos e diretórios em C++ - Como excluir um arquivo usando a função remove() do C++Quantidade de visualizações: 10339 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam excluir arquivos. Isso pode ser feito com o auxílio da função remove() ou _remove(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int remove(const char *filename); Se o arquivo for excluído com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores: a) ENOENT - No such file or directory - O caminho do arquivo é inválido; b) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este arquivo e mantém controle sobre o mesmo. Veja um trecho de código no qual excluimos um arquivo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos excluir este arquivo char arquivo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt"; // vamos testar se o arquivo foi excluído com sucesso if(remove(arquivo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Arquivo excluído com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de remove(). O método _wremove(), também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos excluir este arquivo wchar_t arquivo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt"; // vamos testar se o arquivo foi excluído com sucesso if(_wremove(arquivo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Arquivo excluído com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Arquivo excluído com sucesso. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar ponteiros para controlar um laço while em C++Quantidade de visualizações: 9263 vezes |
É possível usar ponteiros para controlar a execução de um laço while em C++. Comece analisando o seguinte trecho de código:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // uma matriz de caracteres char nome[] = "Arquivo"; // aponta para a primeira letra char *letra = nome; if(*letra) cout << "True"; else cout << "False"; Aqui o valor "True" será exibido, visto que o ponteiro *letra está apontando para um local da matriz de caracteres nome[] que é diferente de NULL. Veja agora: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // uma matriz de caracteres char nome[] = "Arquivo"; // aponta para a primeira letra char *letra = nome; // posição 0 // vamos atingir o final da matriz // de caracteres letra++; // posição 1 letra++; // posição 2 letra++; // posição 3 letra++; // posição 4 letra++; // posição 5 letra++; // posição 6 letra++; // NULL if(*letra) cout << "True"; else cout << "False"; Como sabemos que a matriz de caracteres nome[] contém sete caracteres (de 0 a 6), incrementamos o ponteiro *letra até que este aponte para o caractere que marca o fim da matriz. Assim, o valor "False" é exibido. Veja agora um laço while que tira proveito do que vimos aqui para exibir as letras da palavra "Arquivo" separadamente usando um ponteiro: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // uma matriz de caracteres char nome[] = "Arquivo"; // aponta para a primeira letra char *letra = nome; // vamos usar o laço while para // imprimir as letras separadamente while(*letra){ cout << *letra << " "; letra++; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
Python - Como gerar números aleatórios em Python usando o método random.randint() da biblioteca NumPy |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |