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Como baixar, compilar a biblioteca e criar um projeto C++ wxWidgets usando o Visual Studio 2017Quantidade de visualizações: 2364 vezes |
O wxWidgets (conhecido anteriormente como wxWindows) é um toolkit para a criação de interfaces gráficas de usuário (UI) multiplataforma. É lançado sob uma licença livre, a wxWindows Library Licence. Lançada em 1992 por Julian Smart, que continua como desenvolvedor, a biblioteca wxWidgets permite que um programa seja compilado e executado em diversas plataformas de computação, com poucas ou nenhuma modificação. Ela suporta sistemas como: Microsoft Windows, Apple Inc. Mac OS, Linux/Unix (para X11). A biblioteca é implementada em C++, mas outras implementações estão disponíveis para várias das linguagens de programação mais comuns, entre elas: Python, Smalltalk, Perl e Java. Fazendo o dowload do código fonte do wxWidgets Agora que você já sabe o que é o wxWidgets, chegou a hora da notícia triste. Compilar e usar esta biblioteca em nossos programas C++ é um pesadelo, principalmente no Windows. Por isso, resolvi compartilhar com todos as minha experiência, já que o entendimento de todos os passos envolvidos me consumiu alguns finais de semana. O primeiro passo é baixar o código fonte (source code) do wxWidgets. Para isso aponte o seu navegador para https://www.wxwidgets.org. Para esta dica eu usei a versão 3.1.3 no Visual Studio 2017. Acredito que outras versões, tanto do wxWidgets quanto do Visual Studio C++ tenham procedimentos parecidos. Vá até a área de downloads e localize o instalador Windows Installer 1.3.1, com o tamanho de 53Mb. Lembre-se que estamos baixando o código fonte da biblioteca, e não os binários já prontos. Finalizado o download, faça a instalação em um diretório sem espaços. Uma boa sugestão é "C:\wxWidgets-3.1.3" Compilando o wxWidgets usando o Visual Studio 2017 Chegou a hora da compilação. Se você ainda não o fez, abra o VS 2017, vá no menu Abrir -> Pasta/Solução e navegue até o diretório C:\wxWidgets-3.1.3\build\msw. Neste diretório você encontrará projetos para as mais diferentes versões do Visual Studio. Como estamos usando o VS 2017, o projeto a ser aberto é wx_vc15.sln. Escolhe logo este arquivo e clique Abrir. Para o processo de compilação nós temos quatro opções: Debug (static), DLL Debug, DLL Release e Release (static). O Debug deixa o executável maior, porque inclui verificações de faixas e outras informações importantes para o desenvolvimento. As versões com DLL são escolhas boas, pois deixa o executável menor e agiliza o processo de compilação. O alvo da CPU pode ser Win32 ou x64, dependendo do seu desejo. Para esta dica eu usei Win32. Agora vamos compilar para estas quatro opções. Escolha a primeira (Debug), defina a CPU alvo e use a opção Compilar Solução. Pode ir buscar um cafezinho porque o processo é um pouco demorado. Faça isso com as outras três opções de compilação. Correu tudo bem? Nada de erros? Vamos continuar então. Criando o seu primeiro projeto wxWidgets para testar sua compilação Em geral, quando terminamos de compilar o wxWidgets, a primeira coisa que fazemos é abrir uma das samples (amostras) que acompanham a biblioteca, tais como a "minimal", no diretório "C:\wxWidgets-3.1.3\samples\minimal". Se você fizer isso agora, verá que esta aplicação (minimal_vc15.sln) é compilada e executada com sucesso. O problema é quando queremos construir nossa aplicação a partir deste template. O simples fato de renomearmos o projeto ou movê-lo desse diretório já trará uma dor de cabeça danada. Então vamos criar nosso próprio projeto. Feche e abra o VS 2017 novamente. Em seguida vá até o menu Arquivo -> Novo -> Projeto -> Projeto Vazio. Dê um nome e um local para este projeto, sempre sem espaços e caracteres especiais. No Gerenciador de Soluções, clique com o botão auxiliar no nó Arquivos de Origem (Source Code) e escolha Adicionar -> Novo Item. Na janela que se abrirá, escolha Arquivo do C++ (.cpp), dê o nome "Main.cpp" e clique Adicionar. Agora copie o código abaixo (retirado do manual do wxWidgets) e cole no arquivo Main.cpp: // wxWidgets "Hello World" Program // For compilers that support precompilation, // includes "wx/wx.h". #include <wx/wxprec.h> #ifndef WX_PRECOMP #include <wx/wx.h> #endif class MyApp : public wxApp { public: virtual bool OnInit(); }; class MyFrame : public wxFrame { public: MyFrame(); private: void OnHello(wxCommandEvent& event); void OnExit(wxCommandEvent& event); void OnAbout(wxCommandEvent& event); }; enum { ID_Hello = 1 }; wxIMPLEMENT_APP(MyApp); bool MyApp::OnInit() { MyFrame *frame = new MyFrame(); frame->Show(true); return true; } MyFrame::MyFrame() : wxFrame(NULL, wxID_ANY, "Hello World") { wxMenu *menuFile = new wxMenu; menuFile->Append(ID_Hello, "&Hello...\tCtrl-H", "Help string shown in status bar for this menu item"); menuFile->AppendSeparator(); menuFile->Append(wxID_EXIT); wxMenu *menuHelp = new wxMenu; menuHelp->Append(wxID_ABOUT); wxMenuBar *menuBar = new wxMenuBar; Assim que você colar esse código, você já verá um monte de erros, várias partes do código sublinhadas de vermelho. Não se desespere que nós vamos corrigir isso agora. Clique com o botão direito no nó do seu projeto e escolha a opção Propriedades. Nessa janela, localize a opção Configuração e selecione Todas as configurações. Plataforma fica à sua escolha, Win32 (x86) ou x64. Na dúvida deixe Win32. Agora vá em C/C++, na aba Geral e localize Diretórios de Inclusão Adicionais. Clique e escolha a opção Editar. Adicione uma nova entrada para o diretório "C:\wxWidgets-3.1.3\include" (sem as aspas). Clique a opção Aplicar. Agora, ainda na opção C/C++, escolha Pré-processador, clique Editar e vamos acrescentar o valor WXUSINGDLL. Clique Aplicar novamente e vamos agora até o Veiculador (Linker). Localize Diretórios de Bibliotecas Adicionais e adicione a entrada "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll". Clique Aplicar. Agora mude a configuração para Release. Em seguida vá na seção C/C++, localize a opção Diretórios de Inclusão Adicionais e acrescente a entrada "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll\mswu" (sem aspas). Vá agora no Veiculador (Linker), opção Entrada e informe o valores wxbase31u.lib e wxmsw31u_core.lib para Dependências Adicionais, cada um em uma linha. Vamos repetir a mesma coisa para a configuração Debug. Dessa vez os valores para Dependências Adicionais na opção Entrada do Veiculador serão wxbase31ud.lib e wxmsw31ud_core.lib (cada um em uma linha). Para finalizar, vá em C/C++ e adicione "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll\mswud" como uma nova entrada para Diretórios de Inclusão Adicionais. Chegou o grande momento Se você seguiu todos os passos atentamente, já está pronto para compilar seu projeto. Dispare a opção Compilar e cruze os dedos. É bem provável que você já veja de cara o erro abaixo: Erro LNK2019 símbolo externo indefinido _main referenciado na função "int __cdecl invoke_main(void)" (?invoke_main@@YAHXZ) estudos C:\estudos_wxwidgets\estudos\estudos\estudos\MSVCRTD.lib(exe_main.obj) 1 Se isso acontecer, vá de novo até as propriedades do projeto, selecione Todas as Configurações, localize a opção Veiculador (Linker) e depois Sistema. Em SubSystem, troque o valor Console (/SUBSYSTEM:CONSOLE) por Windows (/SUBSYSTEM:WINDOWS). Tente compilar novamente. É provável que você encontre mais um erro, e esperamos que será o último. O programa não pode ser iniciado porque está faltando wxmsw313u_core_vc_custom.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema. O programa não pode ser iniciado porque está faltando wxbase313u_vc_custom.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema. Isso aconteceu porque você deve estar compilando em Debug DLL ou Release DLL (o que não é uma má idéia). Para resolver, vá até "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll" e copie essas duas DLLs para o diretório do seu executável (que deve estar dentro da pasta Debug ou Release) ou para o diretório Windows. A opção de colocar junto ao seu executável é melhor, pois evita o risco de erros caso você tiver versões diferentes do wxWidgets no seu sistema. Abraços e vida longa ao C/C++. |
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