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Como compilar, linkar e executar um programa C++ usando apenas o Bloco de Notas e o compilador g++Quantidade de visualizações: 1620 vezes |
É isso mesmo que vamos fazer nessa dica. Geralmente quando queremos escrever códigos C/C++, a primeira coisa que vem à nossa mente é a escolha da IDE para a realização dessa tarefa. Com isso não entendemos realmente como o processo funciona nos bastidores. O g++ é um compilador de linha de comando da família GNU. Ele é usado para pré-processar, compilar, fazer o assembler e linkar o código fonte para, finalmente, gerar um arquivo executável. No Windows, este compilador é fornecido como parte do MinGW, disponível em http://www.mingw.org. Se você ainda não tem o MinGW instalado em sua máquina, faça o download e tenha a certeza de que o diretório bin está no PATH do seu sistema. O MinGW também pode ser instalado como parte do Dev-C++. Então, verificada sua instalação, abra um janela de terminal e digite: g++ --version Pressione Enter e você terá um resultado parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- g++ (tdm64-1) 4.9.2 Copyright (C) 2014 Free Software Foundation, Inc. This is free software; see the source for copying conditions. There is NO warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. O g++ compila arquivos com as extensões .c e .cpp (mesmo se a extensão for .c o compilador o tratará como código C++). Assim, abra o Bloco de Notas (ou seu editor de código favorito) e digite a seguinte listagem: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Primeiro programa compilado com g++" << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Salve este código como "programa.cpp" e, via janela de terminal, vá até o diretório onde você salvou o arquivo e dispare o comando: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- C:\Users\samsung>cd c:\estudos_cpp c:\estudos_cpp>g++ programa.cpp Se tudo correu bem você verá um arquivo a.exe no mesmo diretório. Dê duplo clique sobre o arquivo e verá que ele realmente está funcionando. Para que o nome do executável seja diferente de a.exe, você pode disparar o seguinte comando na fase de compilação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- g++ -o programa.exe programa.cpp Agora se você olhar no seu diretório, verá um arquivo chamado programa.exe. |
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C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao último elemento de um vector C++ usando a função back()Quantidade de visualizações: 7018 vezes |
O último elemento de um contêiner STL vector pode ser acessado por meio da função back(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference back(); const_reference back() const; ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do último elemento do vector // Note que back() pode ser usada dos dois lados // de uma operação de atribuição int valor = valores.back(); cout << "Último elemento: " << valor << endl; // vamos alterar o valor do último elemento valores.back() = 102; // vamos testar o resultado cout << "Último elemento: " << valores.back() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Último elemento: 87 Último elemento: 102 Note que aqui nós usamos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- int valor = valores.back(); para guardar o valor do último elemento na variável valor. Poderíamos também usar: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- int& valor = valores.back(); valor = 102; Agora valor é uma referência direta ao último elemento do vector. Desta forma, qualquer alteração no valor da variável valor afetará também o último elemento do vector. Observe agora o seguinte trecho de código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- int valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Aqui nós acessamos o valor do último elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.back(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 87. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.back() afetasse também a variável valor. Assim: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Mas, como evitar alterações diretas na variável valor? Podemos declarar valor como uma referência constante, ou seja, usar a segunda versão da função back(), a saber const T&, que retorna uma referência constante. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- const int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; valor = 300; // esta linha não compila cout << "Último elemento: " << valor << endl; Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.back() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados long ou long int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 22397 vezes |
O tipo de dados long (também chamado de long int) da linguagem C++ é uma variação do tipo int e geralmente possui a mesma capacidade de armazenamento deste. Nós o usamos quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias, assim como int. É importante verificar se o seu compilador trata int e long da mesma forma. Veja um trecho de código demonstrando o uso deste tipo (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo long long quant = 590; cout << "Quantidade: " << quant << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Veja que a maioria dos compiladores C++ não faz distinção entre os tipos long e long int. A capacidade de armazenamento do tipo long depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos LONG_MIN e LONG_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << LONG_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << LONG_MAX << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Valor mínimo: -2147483648 Valor máximo: 2147483647 Veja que o tipo long aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ long soma = LONG_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Este programa exibirá o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Resultado: -2147483647 Note que este não é o resultado esperado, visto que LONG_MAX + 2 deveria retornar: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- 2147483647 + 2 = 2147483649 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um long é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo long ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo long: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um long: " << sizeof(long) << " bytes\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O resultado da execução deste código será algo como: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Tamanho de um long: 4 bytes |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C++ - Como criar e usar métodos estáticos em suas classes C++Quantidade de visualizações: 14664 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe C++ possui propriedades (variáveis) e métodos (funções). Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // definição da classe Produto class Produto{ public: void setNome(string); string getNome(); void setPreco(double); double getPreco(); private: string nome; double preco; }; Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis nome e preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma. Métodos estáticos em C++ podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <string> using namespace std; // classe Pessoa com duas variáveis privadas e // um método estático class Pessoa{ public: // um método estático que permite verificar a validade // de um número de CPF static bool isCPFValido(string); private: string nome; int idade; }; // implementação da classe Pessoa bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){ // alguns cálculos aqui return true; } int main(int argc, char *argv[]){ // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem // criar uma instância da classe Pessoa if(Pessoa::isCPFValido("12345")){ cout << "CPF Válido" << endl; } else{ cout << "CPF inVálido" << endl; } system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Aqui nós temos os códigos da definição e implementação da classe Pessoa em apenas um arquivo (main.cpp). Em uma aplicação real é interessante colocar estas partes em arquivos separados (.h e .cpp). Note que o método estático isCPFValido() foi declarado assim: static bool isCPFValido(string); Desta forma, podemos chamá-la a partir de código externo à classe sem a necessidade de criar uma nova instância da mesma. Veja: if(Pessoa::isCPFValido("12345")){} É importante notar que métodos estáticos não possuem acesso a variáveis e métodos não estáticos da classe, tampouco ao ponteiro this (que só existe quando criamos instâncias da classe). Assim, o trecho de código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){ // alguns cálculos aqui // vamos acessar a variável não estática nome nome = "Osmar J. Silva"; return true; } vai gerar o seguinte erro de compilação: invalid use of member `Pessoa::nome' in static member function. Se usarmos this->nome a mensagem de erro de compilação será: `this' is unavailable for static member functions. Métodos estáticos são úteis quando precisamos criar classes que atuarão como suporte, nas quais poderemos chamar funções (métodos) auxiliares sem a necessidade de criar novas instâncias a cada vez que estas funções forem necessárias. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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