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Computação gráfica usando HTML 5 - Como usar o método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar retas

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O método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 nos permite desenhar linhas retas entre um ponto x e um ponto y. Para isso, usamos o método moveTo() para mover a caneta (ou pena) de desenho para um coordenada x, y e a partir deste ponto nós especificamos as coordenadas x, y para a outra extremidade da linha.

O trecho de código a seguir desenha uma linha saindo das coordenadas x = 20, y = 20 e chegando até x = 300, y = 150. Veja:

contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y
contexto.lineTo(300, 150); // coordenadas x, y


E aqui estão os códigos HTML e JavaScript para o exemplo completo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  contexto.beginPath(); // inicia ou reseta o caminho anterior


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