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Como remover um nó no ínício de uma lista ligada simples em CQuantidade de visualizações: 1066 vezes |
Como remover um nó no ínicio de uma lista ligada simples em C Nesta dica mostraremos como é possível excluir o nó no início de uma lista ligada simples (linked list) em C. Veja a função: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // função que permite remover um nó no início // da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *remover_inicio(struct No *inicio){ struct No *n; // nó que será removido n = inicio; // aponta para o início da lista inicio = inicio->proximo; // o início aponta para o seu próximo // mostra o nó removido printf("\nNo removido: %d\n", n->valor); free(n); // libera o nó que antes era o início return inicio; } Note que a função recebe um ponteiro para o início da lista e retorna também um ponteiro para o nó que assume a nova posição. Tenho o cuidado de verificar se a lista não está vazia antes de tentar fazer a exclusão. No exemplo eu fiz isso na função main(). Veja a listagem completa abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // estrutura Nó struct No{ int valor; struct No *proximo; }; // fim da estrutura Nó // função que permite exibir os valores de // todos os nós da lista void exibir(struct No *n){ if(n != NULL){ do{ printf("%d\n", n->valor); n = n->proximo; }while(n != NULL); } else printf("A lista esta vazia\n\n"); } // função que permite remover um nó no início // da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *remover_inicio(struct No *inicio){ struct No *n; // nó que será removido n = inicio; // aponta para o início da lista inicio = inicio->proximo; // o início aponta para o seu próximo // mostra o nó removido printf("\nNo removido: %d\n", n->valor); free(n); // libera o nó que antes era o início return inicio; } // função que permite inserir nós no // final da lista. // veja que a função recebe o valor a ser // armazenado em cada nó e um ponteiro para o // início da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *inserir_final(struct No *n, int v){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // verifica se a lista está vazia if(n == NULL){ // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum novo->proximo = NULL; return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó while(temp->proximo != NULL){ temp = temp->proximo; } // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve // apontar para NULL novo->proximo = NULL; // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado temp->proximo = novo; return n; // vamos retornar o início da lista intacto } } int main(int argc, char *argv[]) { // declara a lista struct No *inicio = NULL; // vamos inserir quatro valores no final // da lista inicio = inserir_final(inicio, 45); inicio = inserir_final(inicio, 3); inicio = inserir_final(inicio, 98); inicio = inserir_final(inicio, 47); // vamos exibir o resultado printf("Valores presentes na lista ligada antes da remocao:\n"); exibir(inicio); // vamos remover o nó no início da lista if(inicio != NULL){ inicio = remover_inicio(inicio); } // vamos exibir o resultado printf("\nValores presentes na lista ligada apos a remocao:\n"); exibir(inicio); system("pause"); return 0; } Ao executar esse código você terá o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Valores presentes na lista ligada antes da remocao: 45 3 98 47 No removido: 45 Valores presentes na lista ligada apos a remocao: 3 98 47 Pressione qualquer tecla para continuar. . . |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de C - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 489 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema char caractere; int codigo; // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação printf("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado scanf("%c", &caractere); // agora vamos obter o código ASCII correspondente codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado printf("Você informou o caractere: %c", caractere); printf("\nO código ASCII correspondente é: %d", codigo); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetorQuantidade de visualizações: 14159 vezes |
Exercício Resolvido de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que declara um vetor (array) de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do vetor: Dica: Use a função scanf() para obter a entrada do usuário. Resposta/Solução: Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // vamos declarar um vetor de 10 inteiros int valores[10]; int i; // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para // os elementos do vetor. O mais recomendável neste caso é usar um // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos // um valor for(i = 0; i < 10; i++){ printf("Informe o valor %d: ", (i + 1)); scanf("%d", &valores[i]); } // para finalizar vamos exibir os valores informados pelo usuário e // presentes nos elementos do vetor printf("\nOs valores informados foram:\n"); for(i = 0; i < 10; i++){ printf("O valor %d foi: %d\n", (i + 1), valores[i]); } system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Tenha cuidado com os limites dos índices de um vetor ou matriz na linguagem CQuantidade de visualizações: 9734 vezes |
Um erro muito comum em programas C ocorre quando não atentamos para os limites dos índices de um vetor ou matriz. Como sabemos, os índices iniciam em 0 e vão até o tamanho do vetor menos 1. Porém, ao contrário de outras linguagens, o C (compiladores sendo usados em 2007 e 2008) não evita que este limite seja ultrapassado. O resultado disso é que o programa acaba lendo posições de memória inexistentes ou pertecentes a outros programas. Veja um trecho de código no qual acessamos uma posição inválida no vetor valores. Este código foi testado no MinGW 3.4.2 e compilou e executou sem qualquer mensagem de advertência. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // array com 5 inteiros int valores[] = {23, 6, 45, 9, 3}; // acessa um índice além dos limites do array // lembre-se de que os índices iniciam em 0 int valor = valores[5]; // exibe o resultado printf("%d\n\n", valor); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado (o seu vai ser diferente, é claro): -858993460 Minha recomendação é: se você quer mesmo programar na linguagem C, crie uma forma de impedir o acesso à índices inválidos. Se isso acontecer, os resultados exibidos pelos seus programas poderão ser realmente inesperados. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
MySQL - Como formatar campos DATE, TIME, DATETIME e TIMESTAMP usando a função DATE_FORMAT() do MySQL |
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