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Métodos - Exercícios Resolvidos 7 - Um método estático que recebe a nota de um aluno e a classifique como A, B, C, D ou E - Exercícios Resolvidos de Java

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java que recebe a nota de um aluno como um double e a classifique e retorne um char de acordo com as seguintes regras:

1) Maior ou igual a 9,00 - A
2) Maior ou igual a 8,0 e menor que 9,0 - B
3) Maior ou igual a 7,0 e menor que 8,0 - C
4) Maior ou igual a 6,0 e menor que 7,0 - D
5) Menor que 6,0 - E

Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static char classificarNota(double nota){
  // sua implementação aqui
}
Este método deverá, obrigatoriamente, estar na classe principal (aquela que contém o método main()). Peça ao usuário para fornecer uma nota, passe-a para o método e mostre seu retorno.

Sua saída deverá ser parecida com:

:

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar que o usuário informe a nota do aluno
    System.out.print("Informe a nota do aluno: ");
    double nota = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // a nota está dentro da faixa esperada?
    if((nota < 0) || (nota > 10)){
      System.out.println("A nota esta fora da faixa esperada.");  
    }
    else{
      System.out.println("A classificação desta nota é: " + classificarNota(nota));
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método estático que recebe uma nota como um double e retorna uma letra de
  // classificação
  public static char classificarNota(double nota){
    char letra = 'A';
    
    if(nota < 6.0){
      letra = 'E';  
    }
    else if((nota >= 6.0) && (nota < 7.0)){
      letra = 'D';  
    }
    else if((nota >= 7.0) && (nota < 8.0)){
      letra = 'C';  
    }
    else if((nota >= 8.0) && (nota < 9.0)){
      letra = 'B';  
    }
    else{
      letra = 'A';  
    }
    
    return letra;
  }
}


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Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares

Como usar expressões regulares em Java - Expressões regulares para iniciantes

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O suporte a expressões regulares ou regex tem sido parte da plataforma Java desde a versão 1.4. Contidas no pacote java.util.regex, as classes regex suportam a comparação de padrões de forma similar à linguagem Perl, mas, usando classes e a sintáxe da linguagem Java. Todo o pacote se limita a três classes: Pattern, Matcher e PatternSyntaxException. A versão 1.5 introduziu a interface MatchResult.

Use as duas classes Pattern e Matcher juntas. Defina e expressão regular com a classe Pattern. Então use a classe Matcher para verificar o padrão em relação à fonte de entrada. Uma exceção é lançada quando o padrão tem um erro de sintáxe na expressão.

Estas classes não possuem construtores. Em vez disso, compilamos uma expressão regular para obter um padrão, e então usamos o Pattern retornado para obter seu Matcher baseado na fonte de entrada:

Pattern pattern = Pattern.compile(<regular expression>); 
Matcher matcher = pattern.matcher(<input source>);


Uma vez que tenhamos um Matcher, tipicamente processamos a fonte de entrada a fim de encontrarmos as similaridades contidas. Usa-se o método find() para localizar similaridades do padrão na fonte de entrada. Cada chamada a find() continua a partir do ponto onde a última chamada parou, ou na posição 0 para a primeira chamada. As similaridades encontradas são retornadas pelo método group():

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while(matcher.find()){ 
  System.out.printf"Found: \"%s\" from %d to %d.%n", 
    matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); 
} 

O código a seguir mostra um programa básico de expressões regulares, que pede ao usuário que informe tanto a expressão regular quanto a string que será comparada:

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import java.util.regex.*; 
import java.io.*;

public class Regex{ 
  public static void main(String args[]){ 
    Console console = System.console(); 

    // Obtém a expressão regular 
    String regex = console.readLine("%nInforme a expressão: "); 
    Pattern pattern = Pattern.compile(regex); 

    // Obtém a entrada 
    String source = console.readLine("Informe a entrada: "); 
    Matcher matcher = pattern.matcher(source); 

    // Mostra as similaridades 
    while(matcher.find()){ 
      System.out.printf("Encontrado: \"%s\" de %d à %d.%n", 
      matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); 
    } 
  } 
} 

Mas, o que realmente é uma expressão regular? A classe Pattern fornece detalhes mais profundos, mas, basicamente uma expressão regular é uma sequência de caracteres que tenta encontrar semelhanças em outra sequencia de caracteres. Por exemplo, podemos procurar o padrão literal de "eles" duplos "ll" na string "Hello, World". O programa anterior encontraria o padrão "ll" começando na posição 2 e terminando na posição 4. A posição final é a posição do próximo caractere depois do fim do padrão de semelhança.

Strings de padrão como "ll" não são muito interessantes, relatando somente onde elas estão literalmente na fonte de entrada. Padrões de expressões regulares podem incluir meta-caracteres especiais. Meta-caracteres fornecem habilidades poderosas de comparação. É possível usar os 15 caracteres "([{\^-$|]})?*+." como meta-caracteres em expressões regulares.

Alguns meta-caracteres indicam o agrupamento de caracteres. Por exemplo, os caracteres de colchetes [ e ] permitem especificar um grupo de caracteres nos quais uma similaridade ocorre se qualquer um dos caracteres entre colchetes for encontrado no texto. Por exemplo, o padrão "co[cl]a" retornará similaridade com "coca" e "cola". Ele não se igualará a "cocla", uma vez que [] é usado para igualar apenas um caractere. Veremos mais sobre quantificadores mais adiante, quando quisermos encontrar alguma coisa múltiplas vezes.

Além de tentar encontrar caracteres individuais, podemos usar os colchetes [ e ] para igualar uma faixa de caracteres, tais como as letras de j-z, definidas como [j-z]. Isso pode também ser combinado com um literal string, como em "foo[j-z]" que encontraria "fool", mas não encontraria "food", uma vez que l está na faixa de j à z e d não está. Podemos também usar o caractere ^ para representar negação, com um literal string ou uma faixa. O padrão "foo[^j-z]" encontrará palavras que começam como foo mas que não terminem com uma letra de j à z. Assim a string food agora seria encontrada. Faixas múltiplas podem ser combinadas como em [a-zA-Z] para informar as letras de a à z maiúsculas ou minúsculas.

Enquanto literais strings são ótimos como primeira lição sobre expressões regulares, as coisas mais típicas que a maioria das pessoas usam em expressões regulares são as classes de caracteres pré-definidos. É aqui que os meta-caracteres . e \ são importantes. O ponto . é usado para representar qualquer caractere. Assim, a expressão regular ".oney" encontraria money e honey, e qualquer outro conjunto de 5 caracteres que terminem em oney. O caractere \ por sua vez, é usado com outros caracteres para representar um conjunto completo de letras. Por exemplo, enquanto podemos usar [0-9] para representar um conjunto de dígitos, podemos também usar \d. Podemos ainda usar [^0-9] para representar um conjunto de caracteres que não sejam dígitos. Ou podemos usar o caractere \D. Todas estas strings de classes de caracteres são definidas na documentação da plataforma Java para a classe Pattern, uma vez que elas não são fáceis de serem lembradas. Eis aqui um sub-conjunto de algumas classes de caracteres pré-definidos especiais:

* \s -- whitespace (espaço em branco)
* \S -- non-whitespace (não seja espaço em branco)
* \w -- word character [a-zA-Z0-9] (caractere de palavra)
* \W -- non-word character (não caractere de palavra)
* \p{Punct} -- punctuation (pontuação)
* \p{Lower} -- lowercase [a-z] (minúsculas)
* \p{Upper} -- uppercase [A-Z] (maiúsculas)


Se você quiser usar uma destas strings no programa Regex mostrado acima, você as define como mostrado. \s se iguala ao espaço em branco. Se, contudo, você quiser definir a expressão regular via código, você precisa se lembrar que o caractere \ tem tratamento especial. Devemos escapar a string no código fonte:

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String regexString = "\\s"; 

Aqui, os caracteres \\ representam uma única barra invertida na string. Há outras strings especiais para representar literais strings:

* \t -- tab (tabulação)
* \n -- newline (nova linha)
* \r -- carriage return (retorno de carro)
* \xhh -- hex character 0xhh (caractere hexadecimal)
* \uhhhh -- hex character 0xhhhh (caractere hexadecimal)


Os quantificadores tornam as expressões regulares mais interessantes, pelo menos quando combinados com outras expresssões tais como classes de caracteres. Por exemplo, se quisermos encontrar uma string de três caracteres de a-z, poderíamos usar o padrão "[a-z][a-z][a-z]". Mas não precisamos fazer isso. Em vez de repetir a string, adicionamos um quantificador após o padrão. Para este exemplo específico, "[a-z][a-z][a-z]" pode ser representado como "[a-z]{3}". Para uma quantidade específica, o número vai dentro das chaves {}. Podemos também usar ?, * ou + para representar zero ou uma vez, zero ou mais vezes, ou uma ou mais vezes, respectivamente.

O padrão [a-z]? encontra um caractere de a-z zero ou uma vez. O padrão [a-z]* encontra um caractere de a-z zero ou mais vezes. O padrão [a-z]+ encontra um caractere de a-z uma ou mais vezes.

Use quantificador com cuidado, prestando muita atenção aos quantificadores que permitem zero similaridades.

Quando usamos as chaves {} como quantificadores, devemos definir uma faixa. {3} significa exatamente 3 vezes, mas poderíamos dizer {3,}, que define no mínimo três vezes. O quantificador {3,5} encontra um padrão de 3 a 5 vezes.

Há mais sobre expressões regulares que o que mostramos aqui. A arte de usá-las envolve descobrir a expressão regular correta para a situação atual. Tente diferente expressões com o programa Regex e veja se ele encontra o que você está esperando. Certifique-se de tentar diferentes quantificadores para entender realmente suas diferenças. Observe que quantificadores geralmente tentam incluir o maior número de caracteres para uma similaridade possível.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados short da linguagem Java

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O tipo de dados short pode ser usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa -32,768 à 32,767. Veja um exemplo:

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public class Estudos{
  static short valor = 30000; 
  
  public static void main(String args[]){
    System.out.println("O valor da variável é: "
      + valor);
    System.exit(0);
  }
}

Porém, é preciso estar atento a um detalhe muito importante (testado na versão 6 do SDK). Veja o trecho de código seguinte:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    short a = 32;
    short b = 19;
    short soma = a + b;    

    System.out.println("O resultado é: " + soma);
    System.exit(0);
  }
}

À primeira vista este código está correto, visto que a soma das variáveis a e b não ultrapassam a faixa do tipo short. Porém, ao tentarmos compilar, temos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:5: possible loss of precision
found   : int
required: short
  short soma = a + b;
               ^
1 error
Isso acontece porque o tipo de dados resultante da aplicação do operador de adição (e demais operadores binários) a dois números, é no mínimo int. Podemos, é claro, fazer uma coerção de dados (cast). Veja:

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short a = 32;
short b = 19;
short soma = (short)(a + b);

O tipo de dados short pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos:

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short -> int -> long -> float -> double

Se precisarmos converter o tipo short para os tipos char e byte, teremos que lançar mão de uma coerção (cast). Veja:

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short a = 32;
short b = 19;
byte soma = (byte)(a + b);



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercício Resolvido de Java - Um método recursivo que calcula o número de Fibonacci para um dado índice

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Pergunta/Tarefa:

Observe a série de números Fibonacci abaixo:

Série:  0  1  1  2  3  5  8  13  21  34  55  89 
Índice: 0  1  2  3  4  5  6   7   8   9  10  11 
Cada número da série é a soma dos dois números anteriores. A linha de baixo reflete o índice do número. Assim, quando falamos "O quinto número de Fibonacci", nós estamos nos referindo ao índice 4, ou seja, o valor 3.

Este algorítmos consiste em, dado um determinado índice, retornar o número de Fibonacci correspondente. Recursivamente, o cálculo pode ser feito da seguinte forma:

fib(0) = 0;
fib(1) = 1;
fib(indice) = fib(indice - 2) + fib(indice - 1); sendo o indice >= 2

Os casos nos quais os índices são 0 ou 1 são os casos bases (aqueles que indicam que a recursividade deve parar). Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int fibonacci(int indice){
  // sua implementação aqui
}
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o índice: 6
O número de Fibonacci no índice informado é: 8
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar o índice do número de Fibonacci
    System.out.print("Informe o índice: ");
    // lê o índice
    int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // calcula o número de Fibonacci no índice informado
    System.out.print("O número de Fibonacci no índice informado é: " +
      fibonacci(indice));
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que o número de Fibonacci em um determinado índice
  public static int fibonacci(int indice){
    if(indice == 0){ // caso base; interrompe a recursividade
      return 0;
    }
    else if(indice == 1){ // caso base; interrompe a recursividade
      return 1;
    }
    else{ // efetua uma nova chamada recursiva
      return fibonacci(indice - 1) + fibonacci(indice - 2);
    }
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas

O projetista deve prezar pela compatibilização de projetos, de modo que os dispositivos elétricos e hidráulicos não se sobreponham aos elementos estruturais e arquitetônicos. Analise as afirmativas a seguir, referentes à compatibilização de projetos e à sua relação com as instalações elétricas.

I. As instalações elétricas aparentes devem, sempre, ser executadas com eletrodutos flexíveis, pois estes são mais adequados à geometria do substrato quando comparados aos eletrodutos rígidos.

II. A realização de cortes e rasgos em paredes de alvenaria, muito comum no cotidiano da engenharia, pode prejudicar o desempenho e a durabilidade do elemento de vedação e do ambiente interno da edificação.

III. As instalações elétricas podem ser executadas de forma aparente, sob a laje de concreto, sendo recobertas, em seguida, por forros suspensos de gesso, de modo a manter a instalação escondida.

IV. As instalações elétricas podem ser executadas no interior de paredes drywall; contudo, essa técnica resulta em elevado desperdício de material, em virtude dos cortes e rasgos nas placas de gesso acartonado.

Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmativa(s) correta(s).

A) Apenas a afirmativa I está correta.

B) Apenas a afirmativa III está correta.

C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

O projeto de instalação hidrossanitária

Os profissionais da área civil devem estar atentos às definições e às funções dos mais diversos sistemas e equipamentos, não apenas do projeto hidrossanitário, mas da obra em um todo.

Considere os elementos a seguir e os relacione com o conceito correto:

I. Caixa sifonada (CS)

II. Subcoletor (SC)

III. Ramal de descarga (RD)

IV. Ralo (RA)

( ) Tubulação que recebe efluentes dos ramais de esgoto e conduz a um tubo de queda e/ou destes ao coletor predial.

( ) Tubulação que recebe diretamente efluentes de aparelhos sanitários, com exceção dos autossifonados, como mictórios, vasos, etc.

( ) É pequeno e tem apenas uma saída para conduzir a água.

( ) Tem apenas uma saída, mas conta com mais entradas (de 3 a 7).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A) II - III - IV - I.

B) IV - II - III - I.

C) III - II - I - IV.

D) II - I - IV - III.

E) III - IV - I - II.
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Vamos testar seus conhecimentos em Java

Analise o seguinte código Java

double a = 3.0 / 0;
System.out.println(a);

Qual é o resultado de sua execução?

A) Infinity

B) NaN

C) Uma exceção java.lang.ArithmeticException: / by zero

D) 0
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

O projeto de instalação hidrossanitária

Os profissionais da área civil devem estar atentos às definições e às funções dos mais diversos sistemas e equipamentos, não apenas do projeto hidrossanitário, mas da obra em um todo.

Considere os elementos a seguir e os relacione com o conceito correto:

I. Caixa sifonada (CS)

II. Subcoletor (SC)

III. Ramal de descarga (RD)

IV. Ralo (RA)

( ) Tubulação que recebe efluentes dos ramais de esgoto e conduz a um tubo de queda e/ou destes ao coletor predial.

( ) Tubulação que recebe diretamente efluentes de aparelhos sanitários, com exceção dos autossifonados, como mictórios, vasos, etc.

( ) É pequeno e tem apenas uma saída para conduzir a água.

( ) Tem apenas uma saída, mas conta com mais entradas (de 3 a 7).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A) II - III - IV - I.

B) IV - II - III - I.

C) III - II - I - IV.

D) II - I - IV - III.

E) III - IV - I - II.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

COGO Points e Survey Points no AutoCAD Civil 3D

Quando selecionamos um COGO Point no AutoCAD Civil 3D e usamos suas alças (que permite mover e rotacionar), quantas formas de rotação existem para o marcador de ponto, o rótulo e a combinação ponto e rótulo?

A) Quatro

B) Um

C) Três

D) Cinco
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Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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