Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Métodos - Exercícios Resolvidos 7 - Um método estático que recebe a nota de um aluno e a classifique como A, B, C, D ou E - Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 4614 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java que recebe a nota de um aluno como um double e a classifique e retorne um char de acordo com as seguintes regras:

1) Maior ou igual a 9,00 - A
2) Maior ou igual a 8,0 e menor que 9,0 - B
3) Maior ou igual a 7,0 e menor que 8,0 - C
4) Maior ou igual a 6,0 e menor que 7,0 - D
5) Menor que 6,0 - E

Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static char classificarNota(double nota){
  // sua implementação aqui
}
Este método deverá, obrigatoriamente, estar na classe principal (aquela que contém o método main()). Peça ao usuário para fornecer uma nota, passe-a para o método e mostre seu retorno.

Sua saída deverá ser parecida com:

:

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar que o usuário informe a nota do aluno
    System.out.print("Informe a nota do aluno: ");
    double nota = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // a nota está dentro da faixa esperada?
    if((nota < 0) || (nota > 10)){
      System.out.println("A nota esta fora da faixa esperada.");  
    }
    else{
      System.out.println("A classificação desta nota é: " + classificarNota(nota));
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método estático que recebe uma nota como um double e retorna uma letra de
  // classificação
  public static char classificarNota(double nota){
    char letra = 'A';
    
    if(nota < 6.0){
      letra = 'E';  
    }
    else if((nota >= 6.0) && (nota < 7.0)){
      letra = 'D';  
    }
    else if((nota >= 7.0) && (nota < 8.0)){
      letra = 'C';  
    }
    else if((nota >= 8.0) && (nota < 9.0)){
      letra = 'B';  
    }
    else{
      letra = 'A';  
    }
    
    return letra;
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 41 usuários muito felizes estudando em nosso site.