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Como testar se um array possui valores repetidos em Java - Desafio de Programação Resolvido em Java

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que declara, constrói um vetor de 10 posições e pede ao usuário para informar os valores de seus elementos. Em seguida, varra o vetor e informe a existência ou não de valores repetidos.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor para o índice 0: 3
Informe o valor para o índice 1: 6
Informe o valor para o índice 2: 8
Informe o valor para o índice 3: 10
Informe o valor para o índice 4: 2
Informe o valor para o índice 5: 4
Informe o valor para o índice 6: 6
Informe o valor para o índice 7: 10
Informe o valor para o índice 8: 3
Informe o valor para o índice 9: 30
Há valores repetidos no vetor
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // vamos declarar e construir um vetor de 10 elementos
    int valores[] = new int[10];
    
    // vamos pedir que o usuário informe os valores
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor para o índice " + i + ": ");
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // agora vamos verificar se o vetor possui valores repetidos
    boolean repetidos = false;
    // percorremos todos os elementos do vetor
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      // para cada elemento em i nos verificamos os que estão nos indices seguintes
      for(int j = i + 1; j < valores.length; j++){
        // encontramos algum repetido?
        if(valores[j] == valores[i]){
          repetidos = true;
          break; // saímos do laço
        }
      }  
    }
    
    if(repetidos){
      System.out.println("Há valores repetidos no vetor");  
    }
    else{
      System.out.println("Nao há valores repetidos no vetor");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}


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Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Java Reflection - Como obter um objeto Class usando os métodos getClass() e forName() da classe Class da linguagem Java

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Uma das tarefas mais básicas que devemos fazer quando estamos usando reflexão em Java, é obter um objeto Class. Uma vez que tenhamos uma instância de Class, podemos obter várias informações sobre uma classe, até mesmo manipulá-la. Nesta dica veremos como usar o método getClass() para obter um objeto Class. Esta forma de obter um objeto Class é frequentemente útil em situações nas quais temos uma instância de uma classe, mas não sabemos a qual classe esta instância pertence (instanceOf).

Há várias formas de se obter um objeto Class. Se você tiver uma classe para a qual o nome de tipo é conhecido em tempo de compilação, há uma forma ainda mais fácil de se obter uma intância da classe. Só precisamos usar a palavra chave do compilador .class. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Class classe = JButton.class;

Se o nome da classe não foi conhecido em tempo de compilação, mas estiver disponível em tempo de execução (runtime), podemos usar o método forName() para obter um objeto Class. O código a seguir mostra como criar um objeto Class associado à classe javax.swing.JPanel:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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try{
  Class classe = Class.forName("javax.swing.JPanel");
}
catch(ClassNotFoundException e){
  // trate os erros aqui
}

Podemos usar também o método getSuperClass() em um objeto Class para obter o objeto Class representando a superclasse da classe que está sofrendo introspecção. O trecho de código a seguir mostra como o objeto classe1 reflete a classe JTextField, e classe2 reflete a classe JTextComponent, uma vez que esta classe é a superclasse de JTextField:

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JTextField txtNome = new JTextField();
Class classe1 = txtNome.getClass();
Class classe2 = classe1.getSuperclass();

Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8.


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular o determinante de uma matriz 3x3 usando a regra de Sarrus em Java - Java para Álgebra Linear

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Como calcular o determinante de uma matriz 3x3 usando a Regra de Sarrus em Java - Java para Álgebra Linear

Os estudos da Geometria Analítica e Álgebra Linear envolvem, em boa parte de seus cálculos, a magnitude de vetores, ou seja, o módulo, tamanho, comprimento ou intensidade dos vetores. E isso não é diferente em relação às matrizes.

Quando uma matriz é envolvida nos cálculos, com muita frequência precisamos obter o seu determinante, que nada mais é que um número real associado à todas as matrizes quadradas.

Nesta dica mostrarei como obter o determinante de uma matriz quadrada de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas, usando a regra de Sarrus (somente matrizes 3x3). Note que é possível obter o mesmo resultado com o Teorema de Laplace, que não está restrito às matrizes quadradas de ordem 3. Veja também que não considerei as propriedades do determinante, o que, em alguns casos, simplifica muito os cálculos.

Então, vamos supor a seguinte matriz 3x3:



O primeiro passo é copiarmos a primeira e a segunda colunas para o lado direito da matriz. Assim:



Agora dividimos a matriz em dois conjuntos: três linhas diagonais descendentes e três linhas diagonais ascendentes:



Agora é só efetuar cálculos. Multiplicamos e somamos os elementos de cada conjunto, subtraindo o segundo conjunto do primeiro. Veja:

(1 x 5 x 9 + 2 x 6 x 7 + 3 x 4 x 8) - (7 x 5 x 3 + 8 x 6 x 1 + 9 x 4 x 2) = 0

Como podemos ver, o determinante dessa matriz é 0.

E agora veja o código Java no qual declaramos e instanciamos uma matriz 3x3 de double e, em seguida, calculamos o seu determinante:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double m[][] = {{1, 2, 3}, {2, 5, 2}, {1, 3, 1}};
    
    // calcula o determinante usando a Regra de Sarrus
    double det = ((m[0][0] * m[1][1] * m[2][2]) + (m[0][1] 
      * m[1][2] * m[2][0]) + (m[0][2] * m[1][0] * m[2][1])) 
      - ((m[2][0] * m[1][1] * m[0][2]) + (m[2][1] 
      * m[1][2] * m[0][0]) + (m[2][2] * m[1][0] * m[0][1]));
    
    System.out.println("O determinante da matriz é: " + det);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O determinante da matriz é: 2.0


Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent

Java Swing - Como detectar as teclas Insert ou Delete usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do Java

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Em algumas situações nós precisamos detectar o pressionamento das teclas Insert ou Delete. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_INSERT (Ins) ou KeyEvent.VK_DELETE (Del).

Veja um trecho de código no qual testamos se alguma destas duas teclas foi pressionada:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.awt.Container;
import java.awt.FlowLayout;
import java.awt.event.KeyEvent;
import java.awt.event.KeyListener;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Janela extends JFrame implements KeyListener{
  public Janela(){
    super("Eventos do Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    // vamos adicionar o objeto listener 
    addKeyListener(this);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
    
  @Override
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    // a tecla Insert foi pressionada?
    if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_INSERT){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Insert foi pressionada");
    }
    // a tecla Enter Delete pressionada?
    else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_DELETE){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Delete foi pressionada");
    }
    else{
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "Outra tecla foi pressionada");  
    }
  }
    
  @Override
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }

  @Override
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }   
  
  public static void main(String args[]){
    Janela j = new Janela();
    j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

É importante observar que as teclas Insert e Delete podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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